inicial > coleção de antiguidades

Qual ano foi o décimo segundo ano da República da China (o que aconteceu com a Cidade Proibida no décimo segundo ano da República da China)

Jiang Junyang 2022-05-26 frequência

Resumo:

O Jardim do Palácio Jianfu, localizado no lado oeste do Sexto Palácio do Cidade Proibida, foi construída no quinto ano do reinado de Qianlong (1740 DC), era um pátio longo e estreito de norte a sul.

Desde a construção do Portão Fumen, tem sido um pátio de quatro entradas, com mais de 110 metros de comprimento de norte a sul e cerca de 20 metros de largura de leste a oeste. Há Fuchen Hall, Palácio Jianfu , Pavilhão Huifeng, Jingyixuan, etc. Quatro edifícios históricos.

Naquela época, o Imperador Qianlong coletou aqui muitas relíquias culturais raras que ele não conseguia largar, e muitas vezes recitava poemas e poemas no jardim e admirava as relíquias antigas.

Ao contrário de seu pai artístico, depois que o Imperador Jiaqing subiu ao trono, ele ordenou que o Palácio Jianfu fosse fechado e se tornou um verdadeiro tesouro desabitado.

Mais tarde, era costume no palácio que no primeiro dia do décimo segundo mês lunar de cada ano, o imperador escrevesse a primeira palavra "福" no Palácio Jianfu para celebrar a chegada do ano novo. .

Durante o reinado do imperador Xianfeng, ele até jantou com sua mãe adotiva, a concubina imperial Borzigit, no Palácio Jianfu.

No Palácio Jianfu.

Em 14 de maio, décimo segundo ano da República da China (27 de junho de 1923 DC), um estranho incêndio irrompeu no Palácio Jianfu e os tesouros do palácio desapareceram durante a noite.

Puyi

Naquela época, Puyi foi O governo da República da China deu-lhes tratamento preferencial e permitiu-lhes viver na Cidade Proibida, com um grande número de eunucos e empregadas domésticas.

Depois de receber um relatório do eunuco, Puyi suspeitou que o eunuco havia cometido roubo e ateou fogo para destruir as provas.

Anteriormente, alguns dos milhares de eunucos no palácio eram responsáveis ​​​​pela guarda do Palácio Jianfu. Alguns eunucos poderosos aproveitaram-se de seu poder para roubar muitos tesouros preciosos e relíquias culturais, contrabandeá-los para fora do palácio e vendia-os a antiquários e lojas de quinquilharias fora da cidade.

Alguns eunucos são até os próprios chefes de lojas de antiguidades.

O Palácio Jianfu não é apenas o lugar onde os ancestrais de Puyi esconderam tesouros, mas ele próprio também armazenou uma grande quantidade de tesouros.

No ano anterior, Puyi casou-se com a Rainha Wanrong e a Princesa Wenxiu e recebeu uma grande quantia em dinheiro e presentes de senhores da guerra de vários lugares, ex-anciãos da Dinastia Qing e enviados estrangeiros, incluindo mais de 200 dólares de prata sozinhos. . Dez mil.

As graciosas joias de ouro e prata da rainha, a coroa de fênix cravejada de pérolas e pedras preciosas e roupas valiosas estão todas colocadas no Palácio Jianfu.

Um dia, Wanrong descobriu que as pérolas de sua coroa de fênix haviam sido trocadas e substituídas por falsificações, e um grande número de diamantes e joias também estavam faltando. Ela contou a Puyi horrorizada.

Wan Rong

Pu Yi, na verdade disse isso Ele já ouvia falar disso há muito tempo, mas alguns nobres, ministros e eunucos formaram uma aliança ofensiva e defensiva com oficiais protegendo-se mutuamente, deixando Pu Yi sem quaisquer contra-medidas.

Desta vez, o ladrão se atreveu a roubar as coisas da rainha. Qual delas é intolerável? Puyi emitiu um decreto para uma investigação completa.

Por volta das nove horas daquela noite, quando Pu Yi deu a ordem, um incêndio misterioso eclodiu no Palácio Jianfu.

Pu Yi relembrou no livro "A Primeira Metade da Minha Vida": "Finalmente, aceitei as sugestões dos meus mestres e decidi fazer um balanço do Palácio Jianfu. Provavelmente eram aqueles eunucos que estavam se protegendo e estávamos prestes a ser expostos. Tivemos que usar fogo para eliminar vestígios."

"Em primeiro lugar, houve mais roubos. A fechadura da porta do armazém do Palácio Yuqing foi quebrada e a janela traseira do Palácio Qianqing foi inaugurado., as coisas ficaram cada vez mais escandalosas, e o grande diamante que acabei de comprar desapareceu... Assim que o inventário do Palácio Jianfu começou, um incêndio irrompeu repentinamente na noite de 26 de junho. Tudo o que havia sido contado e ainda não contado foi queimado. Tudo se foi."

O primo de Pu Yi, Pu, relembrou: "Depois do incêndio no Palácio Jianfu, os bombeiros disseram que quando chegaram ao palácio para apagar o incêndio , eles sentiram um cheiro forte de querosene. Pu Yi ouviu. Ele até pensou que o guarda cometeu roubo e ateou fogo deliberadamente."

O professor de inglês de Pu Yi, Johnston, testemunhou a tragédia do incêndio. Ele gravou: " Assim que cheguei ao Portão de Shenwu, vi um incêndio na Cidade Proibida. Incêndios começaram por toda parte.

A lei marcial foi imposta em torno do Palácio Jianfu, que foi destruído por incêndios violentos. Algumas áreas próximas edifícios também estavam em chamas. Se os extintores de incêndio da Embaixada da Itália não tivessem chegado a tempo, o próprio palácio do imperador teria sido destruído. Os palácios do imperador e da rainha também podem ser reduzidos a cinzas.

Eu vi o imperador e a rainha de pé sobre uma pilha de madeira carbonizada, olhando para a cena trágica com consternação. Vários príncipes também estavam lá, governantas, funcionários do governo circulavam de um lado para outro, tentando o seu melhor para ajudar os bem treinados bombeiros italianos a apague o fogo."

Ruínas do Palácio Jianfu

Quantos tesouros existem no Palácio Jianfu?

"A primeira metade da minha vida" registra: "Alguns armazéns são todos de mercadorias Yi, alguns são todos de porcelana e alguns são pinturas famosas. O italiano Castiglione pintou muitos para Qianlong. Pinturas também estão incluídos... Uma caixa de tesouro contém tudo, desde caligrafia e pintura, ouro e pedra, jades, bronzes, porcelanas, esculturas em marfim, etc. É chamado de tesouro, mas na verdade existem centenas deles em uma pequena caixa. Existem mais de mil tipos..."

Depois do incêndio, um empresário pagou uma enorme quantia em dinheiro para comprar as cinzas do Palácio Jianfu, e dizem que foram extraídos dezessete mil taéis de ouro .

Havia tanto ouro nas cinzas que pode-se perceber que os danos causados ​​por este incêndio foram imensuráveis.

Pu Yi ficou tão zangado que ordenou que apenas dezenas de eunucos fossem mantidos, e os mais de 2.000 eunucos restantes e a maioria das empregadas seriam expulsos do palácio e nunca mais usados.

Este incêndio também acabou completamente com o sistema eunuco que existia há milhares de anos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde