inicial > Enciclopédia de curiosidades

O que significa que as árvores crescem em dez anos e as pessoas crescem em cem anos? (De onde vem esta frase)

Zhao Ang Jing 2022-05-26 frequência

Resumo:“Leva dez anos para cultivar árvores e cem anos para cultivar pessoas” é um ditado famoso de “Guan Zi Quan Xiu No. 3”. Esta frase é uma metáfora de que leva muito tempo para transformar u

Guan Zhong foi um político no período da primavera e do outono. Ele serviu como primeiro-ministro de Qi por mais de 40 anos. Ele ajudou o duque Huan de Qi a realizar reformas na política, economia e outros aspectos. Ele era muito bom na utilização de talentos, então seu conceito de talentos era: "Para um plano de um ano, não há plano melhor do que um vale de árvores; um plano de dez anos é melhor do que árvores; um plano para toda a vida é melhor do que plantar pessoas."

< p>

"Leva dez anos para cultivar árvores e cem anos para cultivar pessoas" é um ditado famoso de "Guan Zi Quan Xiu No. 3". Esta frase é uma metáfora de que leva muito tempo para transformar uma pequena árvore em madeira e leva mais tempo para cultivar um talento. É uma solução de longo prazo e não é fácil. Esta frase significa que somente cultivando pessoas boas um país, uma nação e uma família podem sobreviver

Definição

Árvore: cultivar, cultivar. É uma metáfora que cultivar talentos é uma solução de longo prazo. Ele também disse que não é fácil cultivar talentos. Metáfora: Cultivar e educar um talento depende do esforço dos próprios alunos. Somente através da participação das gerações velhas, médias e jovens uma pessoa pode ser treinada com sucesso. Esta é uma metáfora para o processo de cultivo de talentos. Significa também que cultivar talentos é a solução a longo prazo. Ele também disse que não é fácil cultivar talentos.

Todo mundo sabe que “são necessários dez anos para cultivar árvores e cem anos para cultivar pessoas”. Devemos fazer um bom trabalho no cultivo de talentos. São necessários dez anos para cultivar árvores (alunos que estudaram muito durante dez anos) e são necessários cem anos para cultivar pessoas (para se tornar um grande mestre)

Origem da palavra

"Guanzi·Quan Xiudi" Três": "Um plano para um ano é melhor do que plantar um vale; um plano para dez anos é melhor que árvores; um plano para uma vida inteira é melhor que plantar pessoas. Uma árvore que pode produzir uma colheita é um grão; uma árvore que pode obter dez colheitas é uma árvore; uma árvore pode produzir cem colheitas. O vencedor é um ser humano. Vou semeá-lo e usá-lo como um deus. Eu agirei como um deus. Este é o portão do rei."

O nome original do Sr. Lu Xun era Zhou Shuren, que também foi tirado deste significado, carregando o respeito dos mais velhos pelos mais jovens • Grandes esperanças e sustento.

Introdução à associação

Guan Zhong, um estadista durante o Período da Primavera e do Outono, serviu como primeiro-ministro de Qi por mais de 40 anos. Ele ajudou o Duque Huan de Qi a realizar reformas nos aspectos econômicos, políticos, militares e outros, tornando Qi, o primeiro dos “Cinco Hegemons do Período Primavera e Outono”. Sua visão sobre talentos é: "Um plano para um ano é melhor que plantar vales; um plano para dez anos é melhor que árvores; um plano para uma vida inteira é melhor que cultivar pessoas."

Guan Zhong ( cerca de 723 aC ou 716 aC - 645 aC), sobrenome Ji, sobrenome Guan, nome próprio Yiwu, título póstumo "Jingzhong", nacionalidade Han, natural de Yingshang (agora Yingshang, Anhui), Estado de Qi durante o período de primavera e outono de China, conhecida como Guanzi na história. Um famoso político e estrategista militar em Qi durante o período da primavera e do outono.

Descendente do rei Mu de Zhou, que perdeu o pai quando era jovem e cuja mãe ainda estava viva, vivia na pobreza e assumiu cedo o fardo da família para sobreviver. Ele firmou uma parceria comercial. com Bao Shuya e depois se juntou ao exército. Depois de muitas reviravoltas, ele foi recomendado por Bao Shuya para se juntar ao Estado Qi. O Estado Shangqing (ou seja, o Primeiro Ministro) é conhecido como o "Primeiro Primeiro Ministro do Período da Primavera e Outono ".

Ajudou o duque Huan de Qi a se tornar o suserano número um no período da primavera e do outono. É por isso que existe um ditado que diz "Guardar estrangeiros e confiar funcionários a funcionários". As observações de Guan Zhong podem ser encontradas em "Guoyu·Qiyu", e outro livro "Guanzi" foi transmitido ao mundo.

Um plano de um ano é melhor do que plantar um vale; um plano de dez anos é melhor do que árvores; um plano para a vida toda é melhor do que plantar pessoas. Uma árvore que colhe uma colheita é um grão; uma árvore que colhe dez colheitas é uma árvore; uma árvore que colhe cem colheitas é um ser humano.

Tradução: (para fazer) um plano de um ano, nada é melhor do que plantar culturas; (para fazer) um plano de dez anos, nada é melhor do que plantar árvores; (para fazer) um plano para toda a vida , não há nada comparável a cultivar e selecionar talentos. O que pode ser cultivado e colhido duas vezes é uma colheita; o que é cultivado e colhido dez vezes é uma árvore; o que é cultivado e colhido cem vezes (verde é melhor que azul e azul) é talento.

São necessários dez anos para cultivar árvores e cem anos para cultivar pessoas

1. Árvore: cultivo.

2. Uma colheita: o dobro da colheita.

3. Uma árvore: uma vez cultivada. Isso é depois do cultivo.

Significados diferentes nos tempos antigos e modernos

A "árvore" em "Dez anos de árvores" é uma estrutura verbo-objeto, que significa cultivar árvores No chinês moderno, árvores são o nome geral das plantas lenhosas.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde