inicial > Conversa Histórica

A época e os sinais do fim da Dinastia Ming na história (por que a Dinastia Ming morreu em 1644)

Chu Zhanxiao 2022-06-18 frequência

Resumo:A Dinastia Ming foi o penúltimo regime feudal unificado da história chinesa, começou em 1368 e terminou em 1644, com o reinado de Zuo 276, e um total de 12 imperadores e 16 gerações. É geralmen

A Dinastia Ming foi o penúltimo regime feudal unificado da história chinesa. Começou em 1368 e terminou em 1644, com um reinado de 276 anos e um total de 12 imperadores e 16 gerações.

Após a queda de Pequim em 1644 e a morte do imperador Chongzhen, embora o norte estivesse ocupado pelo regime Dashun de Li Zicheng, metade do país no sul ainda estava sob o controle da Dinastia Ming.

Essas forças leais à Dinastia Ming apoiaram os reis dos clãs da Dinastia Ming como imperadores e estabeleceram o regime de Nanming. Somente em 1683, quando Taiwan foi recuperada pela Dinastia Qing e as forças Ming e Zheng foram destruídas, é que a Dinastia Nanming foi completamente destruída e continuou por 39 anos.

Com referência à Dinastia Jin sendo dividida em Dinastia Jin Ocidental e Dinastia Jin Oriental, e a Dinastia Song sendo dividida em Dinastia Song do Norte e Dinastia Song do Sul, muitas pessoas acreditam que o fim da Dinastia Ming não deveria terminar em 1644, mas em 1683.

Portanto, quer a Dinastia Ming tenha caído em 1644 ou 1683, vamos falar sobre isso em detalhes hoje.

Em primeiro lugar, é geralmente aceite que a Dinastia Ming caiu em 1644.

Por que algumas pessoas ainda pensam que 1683 deveria ser a data final? Na verdade, há uma certa base histórica. Mas se olharmos com atenção, na verdade, a Dinastia Ming definitivamente não pode terminar em 1683. Tempo.

Com base na duração da existência, Nan Ming foi muito insatisfatório.

Olhando para o regime local ou pacífico que continuou após o fim da dinastia, a Dinastia Jin Oriental tinha 103 anos, a Dinastia Song do Sul tinha 152 anos e a Dinastia Ming do Sul tinha apenas 39 anos.

E o mais embaraçoso é que, embora Nan Ming tem quatro O imperador foi o primeiro a supervisionar o país, mas sua existência tem uma longa história. Para ser mais preciso, a julgar pelo fato de o imperador Yongli Zhu Youlang ter fugido do oeste de Yunnan para o norte de Mianmar em 1659, isso significava que o regime de Nanming havia completamente retirado da China continental. Na verdade, foi Isso marcou o desaparecimento de Nanming apenas no nome, o que significa que Nanming existe apenas há 15 anos.

Olhando para a história da Dinastia Ming do Sul, o território era instável, a capital era instável e a transferência da linha imperial não era tão suave. Eles até frequentemente se matavam, como o regime de Longwu e o regime de supervisão de Lu King. O regime de Shaowu e o regime de Yongli mataram-se mutuamente, pelo que eram obviamente regimes no exílio.

A julgar pelo tempo de existência de Nanming e do território instável, é óbvio que não pode ser incluído na história da Dinastia Ming.

Olhando para a oposição entre norte e sul, Nanming falhou ainda mais.

Depois que a Dinastia Jin Oriental permaneceu pacífica por um tempo, durou 103 anos e foi finalmente substituída pelo poderoso ministro interno Liu Yu e estabeleceu a Dinastia Song.

A Dinastia Song do Sul permaneceu em paz por 152 anos e finalmente morreu sob a Dinastia Yuan.

No que diz respeito a estes dois regimes, pelo menos conseguiram um confronto de longo prazo entre o norte e o sul, e foram também as dinastias ortodoxas nas circunstâncias do Norte-Sul. confronto naquele momento.

Por exemplo, após o estabelecimento da Dinastia Jin Oriental, os Cinco Hu e os Dezesseis Reinos estavam um caos no norte, e a Dinastia Jin Oriental era a ortodoxia bem merecida. Após o estabelecimento da Dinastia Song do Sul, o Reino Jin ficava no norte. Durante a Dinastia Yuan, as Dinastias Liao, Jin e Song eram todas dinastias ortodoxas. Na Dinastia Qing, o Imperador Qianlong chegou a considerar a Dinastia Song do Sul como sendo a dinastia mais ortodoxa durante o Grande Cisma.

Vejamos Nanming novamente. Originalmente, Nanming morreu no Dinastia Ming Mais tarde, foi a força mais estabelecida entre as quatro principais forças do mundo naquela época. Dashun de Li Zicheng e Daxi de Zhang Xianzhong foram estabelecidos pelo exército da revolta camponesa. A Dinastia Qing fora do Passo foi o regime estabelecido pelo governo local. General da minoria étnica Nurhaci que se rebelou contra a Dinastia Ming. Comparado com Nanming é o mais ortodoxo.

No entanto, Nanming não pode sustentar o muro com lama. Ele só existiu por 15 anos. O regime de Hongguang fez isso dividindo o rio e governando-o. No entanto, com o colapso do regime de Hongguang em 1645, os outros três regimes perderam até a barreira natural do rio Yangtze, então como podemos falar do confronto entre o norte e o sul?

A Dinastia Qing foi muito poderosa. Depois de entrar na alfândega, primeiro destruiu o regime Dashun de Li Zicheng, depois destruiu o regime Daxi de Zhang Xianzhong e depois eliminou o regime mais poderoso de Hongguang. na Dinastia Ming do Sul de uma só vez. Em 1659, leve o regime de Yongli para a Birmânia.

A Dinastia Qing unificou aproximadamente a China em mais de dez anos e estabeleceu sua posição como uma dinastia unificada. O regime de Nanming não percebeu a oposição entre o norte e o sul, e sua existência era tão em suma, naturalmente não pode ser chamado de tal. Como uma dinastia ortodoxa, não pode ser incluída no tempo de existência da Dinastia Ming.

Então, em resumo, 1644 foi o fim do regime nacional da Dinastia Ming, e a continuação do regime de Nanming foi insatisfatória, existiu por um curto período de tempo e não foi uma dinastia ortodoxa, então naturalmente não pode ser contado como parte da dinastia Ming, então o fim da dinastia Ming só pode ser calculado como 1644.

Claro, diz-se que houve 17 imperadores na Dinastia Ming, e Hongguang da Dinastia Ming do Sul foi adicionado a eles. Na verdade, o regime de Hongguang da Dinastia Ming do Sul pode também será considerada a Dinastia Ming em todos os aspectos, mas o regime de Hongguang foi em 1645. Será destruído em apenas um ano, que é apenas um ano. Não faz sentido discutir sobre este ano.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde