inicial > Conversa Histórica

Qual foi o último poema de Su Shi (qual poema foi o poema de Su Shi para seu filho antes de sua morte em seus últimos anos)

Peng Liang Yu 2022-06-21 frequência

Resumo:O título do último poema de Su Shi é "Misty Rain in Mount Lu", também chamado de "Observing the Tide".Embora pareça ser apenas uma quadra comum de sete caracteres, o poema é assim: Misty Rain in

Ao mencionar Su Shi, também conhecido como Sr. Su Dongpo, talvez o que me venha à mente sejam seus vários poemas famosos ao longo dos tempos. Por exemplo, a famosa "Ode do Penhasco Vermelho" deixou uma profunda impressão em mim.

Diante da "tristeza pelo breve momento da minha vida e inveja do interminável rio Yangtze" do barqueiro, ele apenas riu e se contentou em ter o luar nas montanhas, bons vinhos e comida deliciosa .

Além disso, há também: "Espero que as pessoas vivam para sempre e que compartilhemos a beleza da lua a milhares de quilômetros de distância", "Dez anos de vida e morte não têm limites , e nunca esquecerei sem pensar nisso" etc. , muitos poemas clássicos.

Sr. Dongpo não apenas Os poemas são brilhantes e cobrem uma ampla gama de temas.Não são superficiais, mas desempenham um papel decisivo em todos os campos. Em termos de comida, ele criou o original "Dongpo Pork", que ainda é elogiado;

Em termos de caligrafia, ele tem um conhecimento abrangente da mesma, e sua caneta é mais do que uma cobra, e há áreas onde a força de Wang Youjun é insuficiente; na pintura Acima, a pintura “Círculo de Árvores Mortas e Rochas Estranhas” incorpora seu próprio estado de espírito pacífico. Na medicina, ele fundou uma clínica para tratar ativamente pacientes...

p >

Não sei quanta experiência mundana foi necessária para criar tal Su Shi.

Claro, quanto mais conhecemos Su Shi, mais descobrimos que Su Shi não teve uma vida tranquila. Ele também passou por muitas dificuldades. Depois de experimentar o grande desastre da vida, "Wutai" "Poetry Case" e quase foi morto. Embora Su Shi tenha escapado por sorte, ele foi rebaixado um após o outro e experimentou os altos e baixos do mundo.

Antes de Su Shi morrer, ele estava muito preocupado com seu filho, então escreveu especialmente um poema manuscrito para lembrá-lo. Este também pode ser considerado o último poema de Su Shi antes de sua morte.

O título deste poema é "Misty Rain in Lushan Mountain", também chamado de "Guan Tide", embora pareça ser apenas uma quadra comum de sete caracteres, o poema é assim:

A chuva nebulosa em A montanha Lushan e a maré de Zhejiang ainda não chegaram e não posso deixar de odiar isso.

Tudo bem voltar, a chuva forte na montanha Lushan e a maré em Zhejiang.

Podemos descobrir que a primeira e a quarta frases deste poema são exatamente iguais. É claro que isso não significa que Su Shi seja preguiçoso, e o significado pode pode ser considerado o fim do caminho.Sabendo que a vida é impermanente, a maioria das pessoas só consegue entender as três primeiras frases, e aqueles que conseguem entender quatro frases são considerados especialistas.

O significado deste poema pode ser entendido assim:< /p >

"Lushan Misty Rain" e "Zhejiang Chao" são montanhas e água respectivamente. Antes de ir para lá, as pessoas eram atraídas pelas montanhas e rios apenas para apreciar a bela paisagem natural. Nessa época, o montanhas são apenas montanhas e água. É apenas água, este é o primeiro reino.

“Você não pode parar de me odiar antes de alcançá-lo”, Quando você não viu, você não pode parar de me odiar Este é o segundo reino,

“Quando você consegue "Não há mais nada a fazer" significa que quando as pessoas vêm para as montanhas e rios, elas podem ficar satisfeitas com o que alcançaram, ou podem ficar desapontadas com diferentes fenômenos e imaginações.Todos os tipos de pensamentos fazem as pessoas perderem sua intenção original de apreciar as montanhas e os rios. Este é o terceiro reino.

A última dimensão é retornar à natureza.

Depois de experimentar todos os tipos de coisas na vida, olhar a paisagem com a mais primitiva inocência, não há mais pensamentos perturbadores em meu coração, e a paisagem voltou ao seu estado original. verdadeira aparência. O que vemos não é mais a névoa e a chuva no Monte Lu, a maré em Zhejiang, mas Buda, Zen e uma iluminação repentina.Para este quarto reino, muito poucas pessoas o entendem.

Todo mundo tem dois corações, mundo.

O Sr. Dongpo é um otimista, mas as dificuldades que ele encontra na vida também o deixam emocionado. Mas assim como a última frase deste poema retorna à natureza, não importa quão difícil seja a vida e quão difícil seja. a situação é acidentada, SSu Shi ainda é Su Shi.

Recentemente, há um ditado popular na Internet: Já ouvi muitas verdades, mas ainda não consigo viver bem esta vida.

Su Shi obviamente escreveu a resposta mais perfeita para esta pergunta.

O Sr. Lin Yutang escreveu no prefácio de "A Biografia de Su Dongpo":

Su Dongpo era um otimista cuja natureza era difícil de mudar, um moralista compassivo e um bom amigo das pessoas comuns. Ele é um escritor de prosa, um novo pintor, um grande calígrafo, um experimentador na fabricação de vinho, um engenheiro, um oponente do falso taoísmo, um praticante de yoga, um funcionário acadêmico, o secretário do imperador e um bêbado. Uma pessoa é um juiz de bom coração, um defensor da política, um caminhante sob a lua, um poeta e uma pessoa que é espirituosa e adora brincar.

Esse comentário, Cada frase e cada palavra são precisas. Su Dongpo é um mestre que só acontece uma vez na vida. Seu caráter, talento, habilidade e atitude são todos dignos de nossa admiração e aprendizado.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde