inicial > Conversa Histórica

Qual é o outro nome de Wuhan (a origem e história de Wuhan também conhecida como Jiangcheng)

Zhu Shuangqian 2022-06-28 frequência

Resumo:O apelido de Wuhan é "Jiangcheng" e sua origem está relacionada a Li Bai. No antigo poema "Ouvindo a flauta tocando na torre do guindaste amarelo com o médico", Li Bai usou "Jiangcheng" para se re

Muitas cidades na China têm seus próprios apelidos. Por exemplo, Guangzhou é chamada de "Yangcheng", Xangai é chamada de "Shencheng", Kunming é chamada de "Cidade da Primavera", Chengdu é chamada de "Rongcheng", Shenzhen é chamada de "Pengcheng" e Harbin é chamada de "Cidade do Gelo" ".. .O apelido de Wuhan é "Jiangcheng".

Por que Wuhan é chamada de "Cidade do Rio"? Isto está relacionado com Li Bai, o grande poeta da Dinastia Tang.

Li Bai, nome de cortesia Taibai, apelido Qinglian Jushi, nascido em 701, era natural de Qinglian Township, Changlong, Mianzhou, Jiannan Road (agora Qinglian Town, Jiangyou City, província de Sichuan). Qual é a relação entre Li Bai e Wuhan?

No inverno de 726, Li Bai, de 26 anos, veio para Anlu (hoje condado de Anlu, província de Hubei), conheceu o famoso poeta paisagista Meng Haoran e tornou-se um bom amigo dele. Sob a apresentação de Meng Haoran, Li Bai casou-se com Xu, neta de Xu Yushi, o ex-primeiro-ministro da Dinastia Tang, e se estabeleceu em Anlu.

"A família de Xu Xianggong viu a mudança e sua esposa era sua neta" ("História de Pei Chang da província de Shang'an"). Depois disso, Xu deu à luz um filho e uma filha para Li Bai, e Li Bai também morou em Anlu por mais de dez anos.

Anlu é um dos berços da cultura Chu, então Li Bai He afirmava em seus poemas que "Eu sou um louco". Anlu não fica longe de Wuhan, apenas algumas dezenas de quilômetros de distância. Quando Li Bai morava em Anlu, ele ia frequentemente a Wuhan para se encontrar com amigos literários e poetas e visitava lugares como a Torre do Guindaste Amarelo.

A Torre do Guindaste Amarelo, localizada na margem do rio Yangtze, é um edifício famoso com mil anos de idade. É conhecida como uma das três torres famosas em Jiangnan junto com o Pavilhão Tengwang em Nanchang, Torre Jiangxi e Yueyang em Yueyang, Hunan. É onde muitos poetas e poetas recitaram poemas e pintaram.

Antes de Li Bai chegar à Torre do Guindaste Amarelo, outro poeta Cui Hao já havia escrito a eterna famosa frase "Onde fica a cidade natal ao anoitecer? O rio Yanbo deixa as pessoas tristes."

Li Bai não se convenceu e escreveu um poema sobre a Torre do Guindaste Amarelo, que era "Torre do Guindaste Amarelo Adeus a Meng Haoran em Guangling", escrito quando ele estava se despedindo de Meng Haoran. A frase "Eu posso ver apenas o rio Yangtze fluindo pelo céu" é transmitido até hoje e é muito popular.

Além da Yellow Crane Tower, Li Bai também estava em outros lugares em Wuhan Viajando e fazendo amigos, ele deixou muitos poemas como "Viagem a Jiangxia", "Enviar um adeus a um velho amigo de Badong no rio", "Enviar um adeus a Zhang Cheng de Jiangxia", "Adeus à Dinastia Song em Jiangxia", "Enviar um amigo de Jiangxia", "Enviar um adeus a Jiangdong por duas temporadas", "Um adeus à virgem reformada de Zhang Gongzhou" e muitos outros poemas. Jiangxia nos poemas de Li Bai é hoje o distrito de Jiangxia, no sul da cidade de Wuhan.

É claro que Li Bai não queria ficar em Anlu, na província de Hubei, pelo resto da vida e passar a vida inteira com sua esposa e filhos na cama quente. Ele tinha suas próprias ambições. Assim, no verão de 730, Li Bai, de 30 anos, deixou Anlu e foi para Chang'an.

Depois disso, Li Bai viajou para Chang'an, Luoyang e outros lugares, presenteou duas vezes o Imperador Xuanzong da Dinastia Tang e fez amizade com oficiais de alto escalão, na esperança de obter uma posição oficial em O tribunal. Em 742, por recomendação de He Zhizhang e da princesa Yuzhen, irmã imperial do imperador Xuanzong, o imperador Xuanzong convocou Li Bai ao palácio e pediu-lhe que servisse na Academia Imperial e o acompanhasse para escrever poemas e se divertir.

Naquela época, foi o momento mais glorioso em Li A vida de Bai. No entanto, em 755, a "Rebelião Anshi" eclodiu e Li Bai teve que fugir com sua esposa. Em 757, Li Bai foi forçado a refugiar-se no xogunato Yongwang Li Lin devido à situação atual.

Li Linguang acumulou dinheiro e comida e manteve soldados poderosos, por isso não pôde deixar de ter pensamentos irracionais sobre o poder imperial. Após a derrota de Li Lin, Li Bai foi implicado e exilado em Yelang (região sudoeste). Durante este período, quando passou por Jiangxia, seu velho amigo Shi Langzhong o conheceu e o acompanhou para visitar a Torre do Garça Amarela.

Li Bai revisitou sua antiga casa, mas não sentiu alegria e se sentiu extremamente pesado. Ao ouvir o som melodioso da flauta vindo da Torre do Guindaste Amarelo, ele escreveu o poema “Ouvindo a Flauta Tocando na Torre do Guindaste Amarelo com Shi Lang Zhongqin”: “Fui para Changsha para me mudar para Changsha e olhei para o oeste para Chang'an sem ver minha casa. Torre do Guindaste Amarelo Tocando a flauta de jade, flores de ameixa caem em maio em Jiangcheng."

Aqui, Li Bai usou "Jiangcheng" para se referir a Wuhan, que foi a razão original pela qual Wuhan foi chamada de "Jiangcheng". À medida que este poema se espalhou amplamente, as pessoas gradualmente se acostumaram a chamar Wuhan de "Cidade do Rio".

Felizmente, quando Li Bai chegou à cidade de Baidi (hoje Fengjie, Chongqing), a corte imperial emitiu uma anistia geral devido a uma seca em Guanzhong. A punição de Li Bai também foi perdoada. Li Bai ficou tão surpreso que imediatamente pegou um barco para o leste, para Jiangling, e escreveu o poema “Partida antecipada da cidade de Baidi”: “A despedida do imperador branco está entre as nuvens coloridas, e os milhares de quilômetros até Jiangling serão devolvidos em um dia. Os macacos de ambos os lados da margem não param de chorar, e o barco passou pelas Dez Mil Montanhas."

Claro, Wuhan pode ser chamada de "Cidade Fluvial" por causa de seu grande e pequenos rios e lagos. O rio Yangtze, o mais longo da China, flui poderosamente através de Wuhan. O rio Han, o maior afluente do rio Yangtze, também flui pelas províncias de Shaanxi e Hubei antes de se juntar ao rio Yangtze no Templo do Rei Dragão em Hankou, cidade de Wuhan.

Além disso, Wuhan também possui muitos lagos, num total de 166, e é conhecida como a "Cidade dos Cem Lagos". O Lago Tangxun, o maior lago urbano de Wuhan, cobre uma área de 47,6 quilômetros quadrados, que é cerca de 8 vezes o tamanho do Lago Oeste em Hangzhou (a superfície do Lago Oeste é de 6,38 quilômetros quadrados).

Dados mostram que a área total de água de Wuhan atinge 2.217,6 metros quadrados quilômetros , respondendo por 26,1% da área territorial da cidade, ocupando o primeiro lugar entre as grandes cidades do país. Os recursos hídricos per capita de Wuhan são aproximadamente 40 vezes superiores à média nacional.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde