inicial > Conversa Histórica

Qual província na China agora é a antiga região ocidental (a que se referem as regiões ocidentais hoje)

Zhang Fengli 2022-07-01 frequência

Resumo:"Regiões Ocidentais" tem conteúdos diferentes em épocas diferentes. No sentido estrito, Xicheng refere-se ao oeste de Yumen Pass e Yangguan, ao sul da montanha Tianshan, ao norte da montanha Kunlu

Como conceito geográfico, a palavra "Regiões Ocidentais" tem conteúdos diferentes em épocas diferentes. Na Dinastia Han, Xicheng foi dividido em sentidos amplo e restrito.

Xicheng, em um sentido amplo, refere-se ao oeste de Yumen Pass, Yangguan e até mesmo a parte da Ásia Central e da Ásia Ocidental, bem como a locais individuais na Europa Oriental e no Norte da África. O nome geral de .

Xicheng no sentido estrito refere-se ao oeste de Yumen Pass e Yangguan, ao sul da montanha Tianshan, ao norte da montanha Kunlun e ao leste de Congling (agora Pamir) , que é hoje a área no sul de Xinjiang.

O povo da Dinastia Han gradualmente passou a conhecer e compreender o conceito geográfico das regiões ocidentais. No início da Dinastia Han, as pessoas incluíram a área do Corredor Hexi no âmbito das Regiões Ocidentais. (Registros Históricos, Biografia de Hussardos) diz: "O General Huo Qubing dos Hussardos liderou um exército para atacar Hunxie, o rei das regiões ocidentais de Xiongnu. O rei e suas tropas avançaram uns contra os outros."

< p> O rei Hunxie dos Xiongnu estava estacionado em Zhangye naquela época. , Área de Wuwei. Pode-se ver que esta área também era chamada de Regiões Ocidentais. "Livro de Han: Biografia de Wang Mang" citou o relatório de Wang Mang dizendo : "Hoje a terra de Liangyuan e outros nas regiões ocidentais é minha concubina... Por favor, aceite Liangyuan e outros. A terra foi dedicada ao condado de Xihai."

Liangyuan era o líder do povo Qiang Ocidental. , nômade ao redor do Lago Qinghai. O condado de Xihai estabelecido por Wang Mang ficava no atual condado de Haiyan, província de Qinghai. Pode-se observar que no final da Dinastia Han Ocidental, Qinghai O oeste também está incluído no âmbito das regiões ocidentais.

Portanto, dizemos que na Dinastia Han Ocidental, as "regiões ocidentais" referiam-se amplamente às áreas a oeste das prefeituras e condados da Dinastia Han e que seu poder poderia alcançar. definição. Foi só quando Ban Gu da Dinastia Han Oriental escreveu "Hanshu" que as Regiões Ocidentais começaram a ser fixadas como um conceito geográfico.

"Hanshu. Biografia das Regiões Ocidentais" disse: As Regiões Ocidentais As regiões "conectam o Han no leste, Ayi Yumen, Yang Pass, e o oeste é limitado a Congling." Esta é a região oeste no sentido estrito que mencionamos anteriormente.

Na Dinastia Tang, as Regiões Ocidentais como conceito geográfico também tiveram duas interpretações, amplas e estreitas. As áreas a oeste de Dunhuang, ao norte e ao sul das Montanhas Tianshan, Ásia Central e Ásia Ocidental podem ser chamadas de Regiões Ocidentais em sentido amplo; As Regiões Ocidentais em sentido estrito incluem o sul de Xinjiang e a parte de Ásia Central, desde o oeste de Congling até à Pérsia (actual Irão) Durante o período Qianlong da Dinastia Qing (1735-1795), com o aumento do conhecimento geográfico das pessoas, o âmbito das Regiões Ocidentais foi mais compreendido do que antes. (Registros Ilustrados das Regiões Ocidentais) explica o escopo das Regiões Ocidentais: "Está fora da passagem de Jiayuguan em Suzhou, conectado a Suzhou no sudeste, Khalkha (Mongólia) no nordeste, Huling no oeste, Rússia no norte , e Fan no sul. Tibete (Qinghai, Tibete), cobrindo uma área de mais de 20.000 milhas."

Refere-se à vasta área a leste e ao sul do Lago Balkhash, na atual Xinjiang. . É quando usamos o termo "regiões ocidentais" agora, incluindo o escopo geográfico.

< p>No Zhoutu da Bacia do Tarim e no Vale Tianshan na Dinastia Han, havia muitos países pequenos, com uma grande população de mais de 80.000 pessoas e uma pequena população de apenas uma ou duas mil pessoas. A maioria delas estava envolvida na agricultura e algumas viviam do pastoreio nômade. Porque esses pequenos países Existem mais de 30 países, então (Livro de Han) os chama de "Trinta e seis Reinos da Cidade Ocidental".

E como a maioria deles está centrada na muralha da cidade, eles também são chamados de "países da muralha da cidade". No início da Dinastia Han, os Três Reinos das Regiões Ocidentais A distribuição geral dos dezesseis países é: ao longo da borda sul da Bacia do Tarim, há Loulan (também conhecido como Shanshan, no atual condado de Ruoqiang), Qiemo, Jingjue (hoje condado de Minfeng), Shanmi (hoje condado de Cele) e Khotan (hoje condado de Hotan), Pishan, Yarkand, etc. são conhecidos como os "Reinos do Dao do Sul".

No extremo norte da Bacia do Tarim, estão Cheshi (dividido em duas partes, dianteira e traseira, na atual Turpan), Yuli, Yanqi, Qiuci (agora Kuqa), Wulei (agora Luntai), Gumo (agora Aksu), Shule (hoje Kashgar), etc., são conhecidos como "Reinos do Norte".

Além disso, existem Dong e Xi Pu Lei, Dong e Xi Qie Mi, etc. no sopé norte das montanhas Tianshan; no sopé norte das montanhas Karakoram e Kunlun, há Xiye e Zihe ( tanto no atual condado de Yecheng dentro do território), etc.; na parte norte do planalto Pamir, há circulação de repouso, doação de medicamentos, etc.

177 AC, o Xiongnu ocupou a região ocidental, conquistou trinta e seis países e escravizou e explorou esses pequenos países. Em 60 aC, depois que a Dinastia Han estabeleceu o Protetorado das Regiões Ocidentais, os trinta e seis reinos ficaram sob a jurisdição do Protetorado das Regiões Ocidentais, e as Regiões Ocidentais tornaram-se parte integrante do território da Dinastia Han.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde