inicial > Conversa Histórica

A alusão e origem do nome Buddha Jumps Over the Wall (a origem e folclore do prato Buddha Jumps Over the Wall)

Wang Jianci 2022-07-05 frequência

Resumo:Diz-se que o prato do Buda Pulando o Muro se originou durante o período Daoguang da Dinastia Qing e tem uma história de mais de 200 anos. Este prato é uma fusão de dezoito ingredientes principais

Diz-se que o prato do Buda Pulando o Muro se originou durante o Daoguang período da Dinastia Qing. Mais de 100 anos de história. Este prato é uma fusão de dezoito ingredientes principais e mais de dez tipos de ingredientes auxiliares.

As matérias-primas incluem galinhas e patos, tripas de porco, pontas de cascos, tendões, presunto, moelas de frango e pato; barbatanas de tubarão, pepinos-do-mar, abalone (comida de abalone), vieiras, tripas de peixe; e ovos de pombo. , cogumelos shiitake (comida de cogumelo), pontas de brotos de bambu, lingueirão, etc., um total de mais de 30 tipos de matérias-primas e materiais auxiliares são processados ​​​​e preparados separadamente.

Existem muitas opiniões sobre a origem deste prato. Segundo Fei Xiaotong, diz-se que o inventor deste prato foi um grupo de mendigos. Esses mendigos carregam potes de barro quebrados e vão a todos os lugares implorando por comida todos os dias, recolhendo todas as sobras dos restaurantes.

Diz-se que um dia o dono de um restaurante saiu e acidentalmente sentiu um cheiro estranho vindo da rua. Ele escapou da fragrância e encontrou restos de vinho e vários restos em uma jarra de barro quebrada.

O chefe se iluminou e voltou à loja para misturar várias matérias-primas em uma cuba e misturá-las com vinho para criar Buddha Jumping Over the Wall. Em segundo lugar, existe uma regra no costume de Fujian chamada “cozimento de teste”.

De acordo com esta regra, a nora recém-casada chega à porta no primeiro dia, no segundo dia ela volta para casa, e no terceiro dia ela tem que ir até a casa do marido para experimentar a culinária diante de um grande público. Este é um teste do novo capacidade da nora para administrar a casa. Segundo a lenda, existia uma mulher que era mimada desde a infância e não sabia cozinhar.

Antes de me casar, eu estava preocupado com o próximo teste na cozinha por causa disso. A mãe deu o melhor de si pela filha e finalmente vasculhou todas as iguarias da coleção de sua família, preparou-as uma por uma, embalou-as em pequenos pacotes com folhas de lótus e disse repetidamente à filha como cozinhar os vários ingredientes.

Inesperadamente, a noiva esqueceu todos os métodos de cozimento em pânico um dia antes do teste de cozinha. Ela foi à cozinha à noite, desempacotou os vários ingredientes que sua mãe havia embalado e empilhou todos sobre a mesa sem saber o que fazer. Quando ela estava perdendo o juízo, ouviu seus sogros quererem entre na cozinha.

A nova nora estava com medo de que seus sogros fossem exigentes. Quando viu uma jarra de vinho ao lado da mesa, colocou apressadamente todos os ingredientes que havia trazido na jarra. A jarra de vinho foi colocada no fogão, que estava prestes a apagar o fogo.

Pensando no teste de cozinha de amanhã, a nova nora ficou com medo de não conseguir lidar com isso, então voltou silenciosamente para a casa dos pais. No dia seguinte, todos os convidados chegaram, mas a nova esposa estava desaparecida.

Meus sogros foram até a cozinha e encontraram uma jarra de vinho no fogão, que ainda estava quente. Assim que a tampa foi aberta, uma forte fragrância encheu o ar e todos os convidados aplaudiram ao sentir o cheiro da fragrância. Foi como se um Buda pulasse o muro.

Outra teoria vem das notas. Segundo as notas, este prato foi criado no ano Bingzi de Guangxu. Naquela época, um funcionário em Fuzhou ofereceu um banquete para Zhou Lian, o então enviado-chefe.

A esposa deste oficial é uma mestre na culinária. Ela cozinha frango, pato e carne de porco em uma jarra de vinho Shaoxing, e o aroma é perfumado depois de servir. Zhou Lian elogiou muito depois de prová-lo e ordenou que seu chef Zheng Chunfa o imitasse.

Zheng Chunfa procurou conselhos de parentes de autoridades e voltou para modificar as matérias-primas, usando mais frutos do mar e menos carne, e batizou-o de "Tan Shao Ba Bao".

Diz-se que o Buda mudou antes e depois que ele pulou o muro e passou três nomes de pratos. No início foi chamado de "Queimando Oito Tesouros no Altar", depois foi chamado de "Fushouquan", e mais tarde foi chamado de "Buda Salta sobre o Muro". Quanto à mudança de “Fushouquan” para “Buda pula o muro”, há duas opiniões.

Diz-se que depois que este prato se tornou uma iguaria no Jardim Juchun, passou a ser frequentemente visitado por literatos e poetas. Depois que esses literatos o provaram, ficaram tão impressionados que inevitavelmente escreveram poemas para animá-los. Um dia, um grupo de estudiosos se revezava na composição de poemas durante um banquete.

Um deles escreveu um poema: "Quando o altar é aberto, a fragrância da carne flutua, e quando o Buda ouve isso, ele abandona o Zen e pula o muro." Isso significa que a fragrância deste prato é tão tentador que até mesmo o Buda ativará sua mente comum.

Outra teoria é que depois que o prato foi aberto, o aroma transbordou e aconteceu de haver um templo do outro lado da parede. O aroma fez os monges na parede salivarem, então ele ignorou todas as regras e regulamentos , atravessou o muro e pediu para se sentar.

Este prato tem uma variedade de alimentos, macios, glutinosos, crocantes e macios, a sopa é espessa e deliciosa, o sabor é doce, o sabor é infinito, rico em nutrientes, podendo melhorar a visão e a beleza , ativa a circulação sanguínea e relaxa os músculos, nutre o yin e o corpo e aumenta o apetite.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde