inicial > Conversa Histórica

Quem foi o primeiro prefeito de Pequim na Nova China (o primeiro prefeito de Pequim após a libertação pacífica de Pequim)

Feng Wanpu 2022-07-06 frequência

Resumo:Nie Rongzhen é o primeiro prefeito de Pequim e diretor da Comissão de Controle Militar de Pequim. No segundo dia depois de assumir o cargo de primeiro prefeito de Pequim, ele aprovou uma resoluçã

Os primeiros governadores provinciais da fundação da República Popular da China eram verdadeiros funcionários feudais. Eles haviam passado por dificuldades na guerra e agora assumiam a responsabilidade de uma província. Seus talentos e perseverança eram incomparáveis.

Após a fundação da República Popular da China em 1949, os principais líderes de cada província, cidade e região autônoma assumiram a pesada responsabilidade de eliminar o banditismo, proteger o país e o povo e restaurar a economia . Agora, Pequim, um dos quatro principais municípios diretamente subordinados ao Governo Central, também deu as boas-vindas a Nie Rongzhen, o primeiro prefeito da fundação da República Popular da China.

Ele foi um comandante militar implacável que lutou tanto no sul quanto no norte, mas possuía uma elegância incomum. Ele comandou o desfile militar fundador e obteve conquistas notáveis, sendo premiado com o posto de marechal.

De oficial político do Exército Vermelho, ele gradualmente se tornou comandante do exército de campanha

< /p>

Nie Rongzhen nasceu em uma família de pequenos empresários em áreas rurais. Seu pai, Nie Shi, foi primeiro professor de escola particular e mais tarde abriu uma pequena tinturaria para fazer um Ele viveu uma vida rica desde que era criança. Ele frequentou uma escola particular aos 8 anos, ingressou em uma escola primária de novo estilo aos 12 anos e foi admitido na Escola Secundária do Condado de Jiangjin aos 18 anos. como "extraordinário em talento, mas em última análise, não apenas algo disponível".

Ele ingressou no Partido Comunista da China em 1923. No ano seguinte, estudou na Universidade Comunista dos Trabalhadores do Leste, em Moscou, e mais tarde foi transferido para a Classe da China da Escola do Exército Vermelho Soviético para estudar assuntos militares. Ele retornou à China em 1925 e serviu como secretário do departamento político e instrutor político na Academia Militar de Whampoa.

Entrou no Departamento Militar Central (o antecessor do Departamento Militar Central Comissão) em 1927 Trabalho, foi o primeiro geral fundador a ingressar nesta instituição.

Durante a Guerra Revolucionária Agrária, o Partido Comunista liderou três famosas revoltas armadas, participou da Revolta de Nanchang e liderou a Revolta de Guangzhou, com méritos e realizações notáveis.

Desde então, ele tem servido como chefe político da força principal do Exército Vermelho e alcançou sucessivamente uma série de vitórias na Quarta Campanha Anti-"Cerco e Repressão" na Central Área Soviética e a Longa Marcha do Exército Vermelho Central. Mais tarde, ele lutou sob o comando do presidente e ficou exposto a isso por 6 anos, e seu nível estratégico e tático foi aprimorado ainda mais.

Após a eclosão da Guerra Antijaponesa, Nie Rongzhen finalmente conseguiu assumir o comando do Comitê Central. Ele foi nomeado para abrir áreas de base anti-japonesas atrás das linhas inimigas, e as famosas áreas de base anti-japonesas de Shanxi-Chahar-Hebei desenvolveram-se a todo vapor.

Durante este período, a batalha de emboscada no cume Huangtu foi uma de suas obras-primas. Esta batalha chocou o mundo ao matar o tenente-general comandante japonês Abe Norihide.

No período final da Guerra de Libertação, ele serviu como comandante do Exército de Campanha da Região Militar do Norte da China, liderando suas tropas para libertar Suiyuan, Norte de Hebei e outras vastas terras, e cooperou efetivamente com a Campanha Liaoshen.

Testemunhou a libertação de Pequim e serviu como o primeiro prefeito de Pequim (Pequim) após a fundação da República Popular da China

No final de 1948, Nie Rongzhen liderou vários funcionários membros e chegaram do condado de Pingshan, Hebei, sem escalas.Mengjialou reuniu-se com o Quartel-General do Exército de Campo do Nordeste. Então Lin, Luo e Nie formaram o Comitê da Frente Geral para a Campanha Pingjin, liderança unificada e comando de Dongye e Huaye para lutar lado a lado, e venceram a Batalha de Pingjin.

Enfrentando as posições defensivas da força principal de Fu Zuoyi de 4 corpos, 12 corpos, 52 divisões e cerca de 600.000 soldados, os três Comitês da Frente Geral não tiveram medo. Sua maior preocupação não era como vencer. , mas como proteger Peiping, uma famosa cidade histórica e cultural, de ser destruída pela guerra.

Para pressionar Fu Zuoyi, o Campo Nordeste O exército passou apenas um dia. Em pouco tempo, a cidade fortemente fortificada de Tianjin foi libertada e a fantasia de Fu Zuoyi de manter Pingjin se transformou em nada.

Finalmente, com a ajuda da filha mais velha de Fu Zuoyi, Fu Dongju, Lin, Luo e Liu chegaram a Peiping em 1º de fevereiro de 1949, e Peiping foi libertada pacificamente.

De 21 a 30 de setembro de 1949, o Comitê Central do Partido Comunista da China decidiu mudar Pequim para Pequim e torná-la capital. Posteriormente, o governo central nomeou Nie Shuai como o primeiro prefeito de Pequim e diretor da Comissão de Controle Militar de Pequim.

Comandou a parada militar de fundação e recebeu o posto de marechal

Já em junho de 1949, a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês decidiu realizar a cerimônia de fundação na Praça Tiananmen, em Pequim, em outubro. 1 do mesmo ano. Ao mesmo tempo, um grande desfile militar e marchas em massa foram organizados para celebrar a tão duramente conquistada Nova China.

Mas quanto à seleção do "Comandante-em-Chefe do Desfile Militar", o governo central começa a ter dificuldades novamente. O Exército de Libertação Popular tem muitos soldados e generais, e há muitas pessoas capazes Há muitas pessoas que podem assumir esta importante tarefa.

Ao solicitar a opinião de todos, todos recomendaram unanimemente Nie Rongzhen para comandar a parada militar fundadora, o que mostra seu status no coração de todos.

Embora a honra de comandante-chefe da fundação o desfile caiu sobre ele, mas ele não relaxa, porque a segurança da cerimônia de fundação é a principal prioridade.

Nesse momento, muitos líderes centrais abordarão o Portão de Tiananmen e centenas de milhares de pessoas sairão às ruas. Não seria muito perigoso se agentes do Kuomintang estivessem entre eles?

Durante este período, ele viveu o momento mais movimentado de sua vida: sob seu acordo, a cerimônia de fundação da República Popular da China foi realizada de maneira ordenada.

Depois que tudo foi feito e chegou a hora de assistir ao desfile popular, o comandante-chefe do desfile militar estava tão cansado que foi silenciosamente para a residência do Príncipe Qing para descansar.

Do fim da Guerra de Libertação até os primeiros dias da a fundação da República Popular da China, o Exército Popular libertou uma cidade. Basta assumir o controle de uma cidade e fazer o seu melhor para governá-la.

No segundo dia após assumir o cargo de primeiro prefeito de Pequim, aprovou uma resolução sobre o fechamento de bordéis. Desde então, essa sujeira milenar foi completamente eliminada e os cidadãos de Peiping aplaudiu.

Posteriormente, ele implementou várias medidas eficazes para estabilizar a vida das pessoas e melhorar os seus níveis de rendimento.

Em 28 de fevereiro de 1951, Nie Rongzhen renunciou ao cargo de prefeito de Pequim devido à pesada carga de trabalho, e Peng Zhen o sucedeu como prefeito de Pequim.

Em 1955, Nie Rongzhen recebeu o posto de marechal.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde