inicial > Conversa Histórica

Uma introdução à história dos Trinta e Seis Estratagemas da Cidade Vazia (O esboço das Trinta e Duas Estratégias da Cidade Vazia)

Peng Liang Yu 2022-07-18 frequência

Resumo:A Estratégia da Cidade Vazia foi retirada de "O Romance dos Três Reinos". Segundo a lenda, durante o período dos Três Reinos, Zhuge Liang, o primeiro-ministro de Shu, se apropriou indevidamente de

A Estratégia da Cidade Vazia foi retirada de "O Romance dos Três Reinos". Segundo a lenda, durante o período dos Três Reinos, Zhuge Liang, o primeiro-ministro de Shu, se apropriou indevidamente de talentos. Depois de perder o pavilhão de rua, apenas alguns os defensores permaneceram no condado de Xicheng.

Logo depois, Sima Yi liderou um exército de 150.000 soldados, preparando-se para cercar e atacar o condado de Xicheng. Naquela época, não havia nenhum comandante militar ou ministro ao lado de Zhuge Liang na cidade, e havia apenas alguns oficiais civis sem experiência em combate. Quando os defensores da cidade souberam que o exército de Sima Yi estava prestes a atacar a cidade, todos entraram em pânico e já estavam em pânico.

Para estabilizar o moral do exército, Zhuge Liang mostrou Com um rosto calmo, ele subiu na torre e observou cuidadosamente os movimentos do exército de Sima Yi avançando em direção à cidade oeste em várias direções. Zhuge Liang sabia que Sima Yi era desconfiado por natureza, então ele tinha um plano para tirar vantagem de sua suspeita.

Então, os defensores receberam ordens de esconder todas as bandeiras da cidade, abrir bem o portão da cidade e permitir que uma dúzia de soldados fingissem ser pessoas comuns para varrer o chão do portão da cidade. Pessoas na cidade foram proibidos de entrar e sair à vontade, e as pessoas na cidade foram proibidas de gritar bem alto. Quem desobedecer à ordem será decapitado diretamente.

Depois que Zhuge Liang apaziguou os soldados e seguiu suas instruções, ele pediu às pessoas que preparassem a harpa, queimassem incenso e tocassem a harpa na torre, esperando a chegada do exército de Sima Yi.

Depois que o exército de Sima Yi se aproximou do portão da cidade, eles descobriram que havia apenas uma dúzia de pessoas que pareciam pessoas comuns limpando o portão da cidade, mas a cidade estava silenciosa. Na torre da cidade, Zhuge Liang tocava tranquilamente e contente. O som do piano era elegante e pacífico, sem qualquer pressa.

Quando Sima Yi viu isso, ele imediatamente ficou vigilante, pensando que esse era um truque de Zhuge Liang, pensando que deveria haver uma grande emboscada na cidade, esperando que ele chegasse. Depois de pensar por um momento, ele imediatamente ordenou a retirada das tropas.

O filho de Sima Yi, Sima Zhao, rapidamente dissuadiu seu pai, dizendo que Zhuge Liang estava fingindo ser misterioso e poderia atacar a cidade, mas ele não entendeu por que recuou.

Sima Yi respondeu que Zhuge Liang geralmente era muito cauteloso e não correria tais riscos, mas hoje a porta estava aberta e não havia soldados na porta. Isso era muito incomum e ele suspeitava de uma emboscada. Depois de dizer isso, ele também ordenou a retirada.

Depois que Zhuge Liang viu o inimigo recuando, ele riu no cidade, levante-se. O atendente ao lado dele perguntou por que Sima Yi estava com tanto medo de retirar suas tropas imediatamente após ver o primeiro-ministro.

Zhuge Liang não pôde deixar de rir e disse: Sima Yi é desconfiado por natureza e sabe que geralmente sou cauteloso e não farei nada precipitado.

Mas hoje, se você abrir bem o portão da cidade e tocar piano calmamente na torre, você definitivamente suspeitará que a cidade está fortemente vigiada e não ousará atacar. Todos admiraram a sabedoria e a coragem do primeiro-ministro Zhuge Liang e ficaram maravilhados.

Significado: Refere-se a encobrimento em situações críticas As próprias deficiências vazias para enganar a estratégia da outra parte.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde