inicial > Conversa Histórica

Onde está o antigo Baiyue agora (por que Guangxi era chamado de Baiyue nos tempos antigos)

Feng Qianda 2022-07-18 frequência

Resumo:Nos tempos antigos, as minorias étnicas do sul distribuídas nas atuais Zhejiang, Fujian, Guangdong, Guangxi e outros lugares eram chamadas de "Yue", porque havia muitas tribos, elas eram chamadas de

A Região Autônoma de Guangxi Zhuang tem uma longa história e é um dos importantes berços da esplêndida cultura da nação chinesa.

A história de Guangxi remonta à antiga era do cultivo de corte e queima. De acordo com descobertas arqueológicas, os humanos primitivos prosperaram na área de Baiyue já há 800 mil anos.

No longo desenvolvimento das sociedades matrilineares e patrilineares, Guangxi desenvolveu a agricultura primitiva, a pecuária e a indústria da cerâmica, e começou a ingressar numa sociedade civilizada há cerca de 3.000 anos.

No período pré-Qin, Guangxi fazia parte de Baiyue. Nos tempos antigos, as minorias étnicas do sul distribuídas nas atuais Zhejiang, Fujian, Guangdong, Guangxi e outros lugares eram chamadas de "Yue", porque havia muitas tribos, elas eram chamadas de "Baiyue".

Guangxi durante este período estava principalmente sob a jurisdição do Reino Luoyue. Era habitada pelos "Luoyue", "Xiou", "Cangwu" e outras tribos entre o povo Baiyue. Eles são o povo Zhuang hoje.

Eles criaram a esplêndida cultura do arroz, a cultura do bronze, a cultura do tambor de bronze e a cultura Huashan, e foram os primeiros a inventar a tecnologia de cultivo artificial de arroz em meu país.

Pode-se dizer que a antiga civilização pré-Qin de Guangxi é uma pérola brilhante na longa história da China e fez grandes contribuições para a formação e desenvolvimento da civilização chinesa de hoje.

Pouco depois de Qin unificar os seis reinos, Qin Shihuang enviou suas tropas para o sul para conquistar Lingnan e cavou o Canal Ling para a guerra, que conectava os dois principais sistemas de água do Rio das Pérolas e do Rio Yangtze, e promoveu enormemente a conexão entre Baiyue e a região das Planícies Centrais.

Em 214 aC, Qin Shihuang unificou Baiyue, incorporou oficialmente a área de Lingnan ao território da Dinastia Central e estabeleceu três condados em Lingnan: condado de Guilin, condado de Nanhai e condado de Xiang. A Guangxi de hoje é aproximadamente igual ao condado de Guilin, que também é a origem da abreviatura de Guangxi como "Gui".

No final da Dinastia Qin e início do Dinastia Han, a área da atual Guangxi pertencia ao atual Nanhaiwei Zhao Tuo ocupou o sul de Lingnan e estabeleceu o Reino Nanyue. No sexto ano de Yuanding da Dinastia Han (111 aC), o Imperador Wu da Dinastia Han pacificou o Reino Nanyue e estabeleceu os três condados de Cangwu, Yulin e Hepu na atual Guangxi.

No final da Dinastia Han Oriental, a maior parte de Guangxi estava sob a jurisdição de Jiaozhou. Durante os Três Reinos, Jin, Dinastias do Sul e do Norte, houve agitação social e frequentes mudanças de regime.A Guangxi de hoje pertenceu primeiro ao Estado Wu, depois ao Estado Jin e depois aos regimes Song, Qi, Liang e Chen em vez.

No primeiro ano de Zhenguan (627) do Imperador Taizong da Dinastia Tang, o país foi dividido em 10 estradas, e a maior parte de Guangxi pertencia à Estrada Lingnan.

No terceiro ano de Xiantong (862), o imperador Yizong da Dinastia Tang dividiu a Lingnan Road em Lingnan West Road e Lingnan East Road. A maior parte de Guangxi pertencia a Lingnan West Road e Yongzhou (agora Nanning) foi a sede administrativa.Este foi também o início de Nanning se tornar a capital de Guangxi.

A economia e a cultura de Guangxi experimentaram um grande desenvolvimento durante as dinastias Sui e Tang. Naquela época, muitos lugares em Guangxi tinham têxteis com características próprias.

Entre eles, "Gui Bu" é o mais famoso. Já foi tão popular que até o famoso poeta Bai Juyi escreveu um poema elogiando-o: "Gui Bu é branco como a neve, e Wu brocado é macio como nuvens. O tecido é pesado e grosso. Há mais calor em Qiu."

Durante este período, Guangxi também teve laços mais estreitos com as Planícies Centrais em termos de cultura e educação. Durante o reinado do imperador Zhaozong da dinastia Tang, apareceu o primeiro estudioso número um na história de Guangxi, Zhao Guanwen.

As belas paisagens de Guangxi também começaram a se espalhar durante as dinastias Sui e Tang. A famosa frase elogiando as paisagens de Guilin, "O rio é como um cinturão verde, e as montanhas são como grampos de jade", foi escrita por Han Yu, um grande escritor da Dinastia Tang.

Além disso, as indústrias de fundição de ferro e porcelana de Guangxi durante o Sui e Dinastias Tang A indústria de construção para conservação de água também está bastante desenvolvida. Após o desenvolvimento contínuo da Dinastia Tang, a região de Lingnan, em Guangxi, tornou-se mais intimamente ligada à região das Planícies Centrais e tornou-se uma parte inseparável da civilização chinesa.

A maior parte de Guangxi na Dinastia Song pertencia à Estrada Guangnan. No terceiro ano de Zhidao na Dinastia Song (997), a Estrada Guangnan foi dividida em Estrada Guangnan Leste e Estrada Oeste Guangnan. A maior parte da atual Guangxi A Região Autônoma de Zhuang pertence a Guangnan West Road, "Guangxi "O nome veio daí.

No 23º ano da Dinastia Yuan (1363), foi estabelecida a província de Guangxi Zhongshu, que também foi o início do estabelecimento da província de Guangxi.

No nono ano de Hongwu (1376), Taizu da Dinastia Ming, o Departamento de Enviados Provinciais de Guangxi foi estabelecido em Guangxi, e o nome "Guangxi" foi fixado a partir de então. No final da Dinastia Ming, Guangxi tinha 13 prefeituras, 4 prefeituras, 44 condados, 34 prefeituras, 6 prefeituras e 5 condados de distrito longo.

Muitas revoltas camponesas eclodiram em Guangxi durante a Dinastia Ming, como a Revolta de Dadengxia Yao e a Revolta de Gutian. Na Dinastia Qing, os conflitos étnicos e políticos eram agudos.Após o regime Yongli da Dinastia Ming do Sul e a "Rebelião dos Três Feudatórios", houve constantes desastres militares.

Na Guangxi moderna, movimentos anti-imperialistas e anti-feudais de grande escala com consequências de longo alcance, como o Movimento do Reino Celestial de Taiping e o Movimento Anti-Qing de Tiandihui, eclodiram sucessivamente, tornando-se um importante posição anti-imperialista e anti-feudal da época.

Após o estabelecimento da República da China, Guangxi ainda seguiu Se o sistema Qing se autodenominar província, o âmbito geográfico é aproximadamente o mesmo da Dinastia Qing.

Durante a República da China, Guangxi foi sucessivamente governado pelos senhores da guerra da "velha camarilha de Guangxi" representados por Lu Rongting e pelos senhores da guerra da "nova camarilha de Guangxi" representados por Li Zongren e Bai Chongxi. Houve algum desenvolvimento na carreira e outros aspectos.

O Partido Comunista da China também estabeleceu o Sétimo Exército Vermelho, o Oitavo Exército Vermelho e as áreas de base de Zuo e Youjiang em Guangxi, e liderou o lançamento de levantes armados como Baise e Longzhou. Guangxi também se tornou um importante área de base revolucionária vermelha no país.

Após a fundação da Nova China, Guangxi foi estabelecida em dezembro 11 de 1949 O Japão libertou todo o território, estabeleceu a província de Guangxi e estabeleceu a capital da província em Nanning. Em 5 de março de 1958, com a convocação da primeira reunião do Primeiro Congresso Popular da Região Autônoma de Guangxi Zhuang, foi proclamada a Região Autônoma de Guangxi Zhuang.

As rodas da história passam com pressa. Olhando para trás, não podemos deixar de suspirar pelas vicissitudes do tempo. A terra de "Bagui" desenvolveu-se desde Baiyue há milhares de anos até Guangxi hoje. Cada pegada histórica incorpora os esforços incessantes de gerações nesta terra.

Essas memórias dão a Guangxi uma forte herança histórica. Acredito que as pessoas que caminharem por esta terra também verão uma Guangxi diferente por causa dessa herança.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde