inicial > Conversa Histórica

Qual é o ritual popular de despedida do Deus do Fogão (como despedir o Senhor do Fogão no dia 23 do décimo segundo mês lunar)

Shen Rong Yu 2022-10-14 frequência

Resumo:No dia 23 do décimo segundo mês lunar, o Deus da Cozinha subirá ao céu para relatar as boas ou más ações da família ao Imperador de Jade no céu. A cerimônia de despedida do Deus da Cozinha

O Deus da Cozinha está em casa desde a última véspera de Ano Novo para proteger e supervisionar a família;

No dia 23 do décimo segundo mês lunar, o Deus da Cozinha ascenderá ao céu , Para relatar as boas ou más ações da família ao Imperador de Jade no céu, a cerimônia de despedida do Deus da Cozinha é chamada de "Envio do Fogão" ou "Renúncia ao Fogão".

De acordo com o relato do Deus da Cozinha, o Imperador de Jade entregará a boa e a má sorte que a família deverá receber no ano novo nas mãos do Deus da Cozinha.

Portanto, para a família, o relato do Deus da Cozinha é realmente de grande interesse.

Também existe um costume entre o povo Han de que "os homens não adoram a lua e as mulheres não adoram o fogão", portanto apenas os homens podem adorar o fogão.

Diz-se que o vigésimo dia do décimo segundo mês lunar Quarto, o Rei da Cozinha olha para o céu e quer dizer algo. Nuvens, carruagens, vento e cavalos permanecem por um tempo, e há xícaras e pratos em casa para comemorar a ocasião. A cabeça do porco está cozida demais, o peixe é fresco e a pasta de feijão e o pó de nardo são redondos.

Um homem oferece vinho para sua filha para escapar, e ele bebe vinho e queima dinheiro para agradar ao Senhor. Não dê ouvidos à briga entre suas criadas. Não fique com raiva quando cães e gatos tocam na sujeira. Eu mando você bêbado e cheio para o portão do céu. Não volte para as nuvens com uma colher longa e uma colher curta , implorando por lucro e retorno de pontos.

Convide o Deus da Cozinha para comer e beber, suborne o Deus da Cozinha, deixe-o ficar bêbado e ir para o céu, não fale sobre as deficiências do mundo, o melhor é trazer algum dinheiro para compartilhar quando você volta, oferecer sacrifícios ao Fogão não é apenas para evitar desastres, mas, mais importante ainda, para orar por bênçãos.

O horário para oferecer sacrifícios ao fogão varia de lugar para lugar No norte, é o vigésimo dia do décimo segundo mês lunar. 3. No sul, é o 24º dia do décimo segundo mês lunar. Há também um ditado popular chinês que diz "funcionários no dia 3, pessoas no dia 4 e famílias no dia 5", ou seja, o governo realiza sacrifícios no dia 23 do décimo segundo mês lunar, as pessoas comuns realizam sacrifícios no dia 24 , e as pessoas na água realizam sacrifícios no dia 25.

A maioria das estátuas do Deus da Cozinha também traz impresso um calendário daquele ano, com palavras como "Mestre do Chef do Leste", "Supervisor do Mundo", "Chefe da Família". " e outras palavras para indicar o status do Deus da Cozinha. Os dísticos “Deus diz coisas boas e os reinos inferiores mantêm você seguro” são colados em ambos os lados para abençoar toda a família.

A cerimônia de sacrifício do fogão é realizada principalmente à noite. Ao oferecer sacrifícios ao Fogão, a pessoa que oferece sacrifícios ao Fogão se ajoelha diante da estátua do Senhor do Fogão e segura o galo nos braços. Algumas pessoas também permitem que as crianças segurem uma galinha e se ajoelhem atrás dos adultos.

Diz-se que a galinha é o cavalo no qual Lord Zao subiu ao céu, então a galinha não é chamada de galinha, mas de cavalo. Se for um galo vermelho, é comumente conhecido como “cavalo vermelho”, e se for um galo branco, é comumente conhecido como “cavalo branco”.

Depois de queimar a mesa de incenso, a sala ficou cheia de fumaça de cigarro e cheia de mistério. O anfitrião serviu vinho, fez uma reverência e murmurou alguma coisa.

Depois de recitar, a pessoa que oferecia sacrifícios ao fogão gritava "Conduza"! Em seguida, despeje o vinho sobre a cabeça do frango. Se a cabeça da galinha tremer, significa que o Deus da Cozinha apreciou isso. Se a cabeça do frango não se mover, será necessário regá-la novamente.

Após a cerimônia de sacrifício no fogão, as pessoas começaram a comer açúcar no fogão e fogo Em alguns lugares, bolos de açúcar, bolos de óleo e sopa de tofu também são consumidos como alimento para oferecer sacrifícios ao fogão.

O envio de fogões geralmente é realizado ao anoitecer e durante a noite. A família vai primeiro à cozinha, põe a mesa, oferece incenso e oferece sacrifícios ao Deus da Cozinha no santuário na parede da cozinha.

Existem bolas vermelhas, bolas brancas, bolas de gergelim, frutas oleaginosas, açúcar dourado em polegadas, açúcar ósseo de pé, Jiaojiao branco, Jiaojiao preto, etc., ou 8 cores, ou 12 cores, você pode comê-los na sua boca Tudo doce e pegajoso.

Depois de oferecer sacrifícios, a estátua do "Nove Céus East Chef Ming Zao Lord" que está afixada há um ano é queimada junto com o cavalo amarrado com papel, rezando para que ele realize mais boas ações na frente do Imperador de Jade e abençoe a segurança da família. "Senhor Zao" Se o trono for selado, não haverá desastre ou tristeza em todas as estações.

Os membros da família, principalmente as crianças, comem a Fruta do Sacrifício no Fogão. "Comer a Fruta do Sacrifício no Fogão manterá os ossos dos pés fortes." Na véspera de Ano Novo, é hora de levar o Kitchen Lord para casa novamente e colocar a estátua recém-comprada do Kitchen Lord no fogão.

Como o Senhor da Cozinha deve primeiro contar os nomes das pessoas antes de descer para o reino inferior, os membros da família têm que ir para casa para celebrar o Ano Novo e orar para que o Deus da Cozinha traga boa sorte para eles. toda a família.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde