inicial > Conversa Histórica

Quem escreveu o Shui Jing Zhu (autor de Shui Jing Zhu, Li Daoyuan e sua introdução ao conteúdo)

Chen Hang Wei 2022-11-18 frequência

Resumo:O autor de "Shui Jing Zhu" foi Li Daoyuan no final da Dinastia Wei do Norte. Li Daoyuan, nome de cortesia Shanchang, nasceu em Zhuozhou, Fanyang. Filho do General Li Fan de Pingdong, foi oficial e g

"Nas setecentas milhas das Três Gargantas, há montanhas em ambos os lados do rio, sem nenhuma lacuna, e pedras pesadas e montanhas, escondendo o céu e bloqueando o sol... "

Presumivelmente todos devem ter recitado esta canção "Três Gargantas" quando estavam na escola. Em apenas 200 palavras, ela descreve vividamente o esplendor e a majestade das Três Gargantas.

"Três Gargantas" é um trecho da obra de geografia "Shui Jing Zhu". O autor Li Daoyuan foi um geógrafo famoso durante a Dinastia Wei do Norte. Do século 4 ao século 6 dC, a China experimentou uma "revolução geográfica" em grande escala. comunicar".

Durante este período, Li Daoyuan pegou sua caneta e tinta, usando "Shui Jing" como esboço, e criou "Shui Jing Zhu", o trabalho geográfico mais abrangente e sistemático da China antiga. .

"Shui Jing Zhu" Baseado no território da Dinastia Han Ocidental, registra 1.252 rios grandes e pequenos, mais de 500 lagos e pântanos, 300 fontes de água subterrâneas, relíquias históricas, mitos e lendas, costumes, etc.

Além disso, "Shui Jing Zhu" também registra muitas condições geográficas fora do território da Dinastia Han Ocidental, tornando-se uma enciclopédia geográfica completa.

Os antigos costumavam usar a frase "Conhecer astronomia em cima e geografia em baixo" para descrever uma pessoa que tem conhecimento, mas "conhecer geografia" não é simples.

Nos tempos antigos, o transporte era inconveniente e não era fácil viajar milhares de quilômetros. Além disso, Li Daoyuan viveu durante a Grande Divisão na China. Alguns lugares não eram o que você queria ir, mas você poderia ir se quisesse." No prefácio de "Nunca tive o prazer de procurar montanhas e rios", ele também se descreveu desta forma: "O jovem Mestre Yu não tem interesse em procurar montanhas e rios."

" "Diversão", como uma pessoa caseira que não gosta de viajar. Nesse caso, como Li Daoyuan pode entender as montanhas, rios, terras, humanidades e costumes?

Visita de campo

“Você raramente tem o interesse de procurar montanhas, mas nunca tem a inclinação de se preocupar com elas.” Estas são principalmente as palavras humildes deste grande geógrafo. Na verdade, ele viajou muito.

Quando Li Daoyuan era jovem, seu pai, Li Fan, serviu como governador de Qingzhou. Li Daoyuan também seguiu seu pai para viver em Shandong como eunuco, onde pôde observar as montanhas. , rios e cursos de água ao redor de Qingzhou. Após a morte de seu pai, Li Daoyuan herdou o título e foi rebaixado a "Tio Yongning".

Doyuan tem um caráter longo. Ele primeiro ascendeu ao título de Marquês de Yongning e foi rebaixado ao posto de Bo "História do Norte, Volume 27, Biografia No. 15"

Li Daoyuan teve uma carreira oficial acidentada. Certa vez, ele acompanhou o Imperador Xiaowen em seu norte. viajou como Shang Shulang e, em seguida, serviu sucessivamente como funcionários em Pingcheng, Luoyang, Jizhou, condado de Yingchuan, condado de Lushan e outros lugares.

Visitei os atuais Shandong, Hebei, Shanxi, Henan, Shaanxi, Jiangsu, Anhui, Hubei, Mongólia Interior e outros lugares. A sorte oficial desfavorável não permitiu que Li Daoyuan fizesse pleno uso de seu poder político talentos, mas permitiu-lhe brilhar geograficamente.

"Shui Jing" é uma narrativa Li Daoyuan encontrou muitos erros nos registros de "Shui Jing", um trabalho geográfico sobre o sistema de água, então decidiu fazer "anotações" nele para restaurar a verdadeira geografia e relevo.

Se você deseja que suas "notas" sejam rigorosas e persuasivas, além de ler os livros deixados pelos antecessores, você não pode deixar de realizar investigações no local. Quando você vê que os antecessores têm opiniões diferentes sobre o local de nascimento de "Ruhe".

Li Daoyuan, que servia como prefeito do condado de Lushan naquela época, decidiu investigar pessoalmente e finalmente encontrou a nascente do rio Ru em um vale inacessível.

Ele também inspecionou pessoalmente o Rio Amarelo e o Rio Jushui, corrigiu erros em livros antigos e verificou os registros em livros antigos.

Durante a inspeção ao longo do caminho, Li Daoyuan também visitará pessoas comuns em vários lugares e ouvirá suas histórias sobre mitos e provérbios antigos.

Quando soube que Jiang Ziya havia pescado em "Fengxi", um afluente do rio Weishui, Li Daoyuan foi imediatamente a Fengxi para explorar a casa de pedra de Jiang Taigong.

Quando ouviu das pessoas que havia zumbis em Zombie Gorge, Li Daoyuan não teve medo. Ele ainda foi ao local para verificar e descobriu que os chamados zumbis eram apenas cadáveres de pessoas antigas .

Ao fazer "notas" para "Shui Jing", essas histórias passaram a fazer parte das "notas". "Há água imprensada entre as rochas no noroeste da cidade. É muito rápida e rápida. As pessoas também a chamam de Fenxi. Dizem que Taigong uma vez tentou pescar aqui." "Shui Jing Zhu·Qingshui"

< p>Li Daoyuan vadeou por montanhas e rios assim. Ele mediu as montanhas e rios com os pés. As montanhas que viu, os rios que cruzou e os locais históricos que explorou foram todos registrados no "Shui Jing Zhu".

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde