inicial > Conversa Histórica

Qual dos seguintes componentes o Dougong possui (a história de desenvolvimento e os principais componentes do Dougong na arquitetura tradicional)

Han Jianxiao 2022-08-12 frequência

Resumo:1. Arco: componente em forma de arco paralelo à superfície do edifício. 2. Urdidura: um componente arqueado perpendicular à superfície do edifício ou em um ângulo de 45 ou 60 graus. 3. Ang: N

Como espinhos com asas, como flechas com espinhos

Como pássaros com couro, como Huisi voando

—— "O Livro das Canções·Xiaoya·Sigan"

Esta é uma canção do "Livro das Canções" para parabenizar a conclusão do nobre palácio. O significado geral é: o beirais são como um grande pássaro abrindo as asas e como o faisão dourado em vôo.

Na arquitetura chinesa antiga, cornijas enormes são sempre marcantes. Para conseguir uma cobertura tão majestosa, é preciso mencionar a estrutura mais importante da arquitetura em madeira - a consola.

O que é Dougong?

Dougong significa literalmente "balde" e "arco". Embora sejam componentes de construção diferentes, juntos formam a parte mais distinta da arquitetura chinesa antiga.

Eles estão conectados à coluna abaixo e aos beirais acima. A estrutura de alavanca exclusiva suporta o grande formato do telhado, exclusivo dos antigos edifícios chineses - estendendo os beirais suavemente e para fora, como as asas abertas de um pássaro.

O Desenvolvimento de Dougong

Durante o Período dos Reinos Combatentes, há mais de dois mil anos, a sombra do antigo Dougong pode ser vista. Por exemplo, existem padrões arquitetônicos em potes de caça de amoreiras, bem como tumbas e murais da Dinastia Han, etc.

Como um verdadeiro componente arquitetônico, só amadureceu na deslumbrante Dinastia Tang. Foi também durante esse período que o papel dos colchetes foi enfatizado além da medida, e quase se tornou a chave para a tradição chinesa. arquitetura de estrutura de madeira. símbolo.

Na Dinastia Tang, Dougong desenvolveu-se de forma cada vez mais madura e evoluiu para um sistema de suporte de força complexo e estável. Conectada à coluna abaixo e ao telhado acima, é como uma enorme flor desabrochando sob o beiral, tornando-se uma combinação de força e beleza.

Os principais componentes do Dougong

1. Arco: Um componente em forma de arco paralelo à superfície do edifício.

2. Qiao:Com A superfície do edifício é um membro arqueado vertical ou em um ângulo de 45 ou 60 graus. Sua forma é igual à de um arco, mas sua direção de colocação é diferente.

3. Ang: Ang Nas dinastias Tang e Song, era um componente oblíquo nos colchetes, que funcionava como uma alavanca. Isso é realmente impressionante. Nas dinastias Ming e Qing, o papel estrutural do ang diminuiu e muitas vezes desempenhou apenas um papel decorativo. A forma é alongar a extremidade empenada para fora e fazê-la pendurar na diagonal. (Ou selecione-o na diagonal para cima)

4 .Dou:Aquele localizado em ambas as extremidades do Qiao ou Aang, entre o Qiao Aung superior e inferior, ou entre os arcos horizontais, é chamado de "Dou".

5. L: Localizado As duas extremidades do arco são delimitadas pelos arcos superior e inferior ou entre o arco e o arco, sendo chamado de "Sheng" na Dinastia Qing. Dou e Sheng são cubos em forma de balde.

O papel de Dougong< / p>

1. O arco da caçamba está localizado entre os pilares e as vigas. A carga transmitida do telhado e da estrutura superior é transmitida às colunas através do arco da caçamba e depois transmitida do pilar para a fundação. Portanto, desempenha o papel de conectar as partes superior e inferior e transmitir a carga.

2. Ele se projeta para fora e pode remover a camada mais externa. As longarinas de madeira são projetadas a uma certa distância, tornando os beirais do edifício mais profundos, graciosos e espetaculares.

Durante muito tempo depois de formado, foi utilizado como tamanho básico dos componentes (sistema "módulo"). Posteriormente, os suportes foram gradualmente tornando-se decorativos (posteriormente foram adotadas paredes de tijolos e os beirais torna-se muito mais próximo, a função é reduzida), é também um símbolo de diferenciação de níveis de construção. Quanto mais nobre for o edifício, mais complexos e prósperos serão os suportes.

3. Possui estrutura requintada e formato bonito, como um bonsai Parece uma cesta de flores e é um ótimo componente decorativo.

4. A estrutura de encaixe e espiga é a chave para a resistência a terremotos. Esta estrutura é muito semelhante às estruturas modernas de vigas e pilares. Os nós da moldura não estão rigidamente conectados, o que garante a coordenação da rigidez do edifício.

No caso de um forte terremoto, a estrutura espacial que usa juntas de encaixe e espiga ficará "solta", mas não "desmoronará". Isso consumirá a energia transmitida pelo terremoto e reduzirá bastante o impacto sísmico carga de toda a casa, que desempenha um papel importante.Efeito anti-sísmico.

Os beirais dos telhados dos antigos edifícios chineses em forma de suportes têm uma resistência sísmica muito mais forte sob a mesma intensidade de terremoto do que aqueles sem suportes.

5. Dougong é um componente padrão que é combinado com encaixe e tenon., é o intermediário da transmissão de força. No passado, as pessoas sempre pensaram que os suportes eram decorações arquitetônicas, mas pesquisas comprovaram que os suportes suportam o peso dos beirais de maneira uniforme e desempenham um papel de equilíbrio e estabilização.

Na Expo Mundial de Xangai de 2010, o Pavilhão Nacional Chinês fez uma aparição impressionante em vermelho chinês, e este Pavilhão da China, que recebeu elogios de inúmeras pessoas, usa exatamente a estrutura de suporte.

No momento crítico, ainda temos que confiar no que nossos ancestrais deixaram para trás Os tesouros surpreendem o mundo.

O componente enigmático do Dougong dá à arquitetura chinesa antiga uma sensação de "condensação de grande sabedoria", o que faz com que a maioria das pessoas, especialmente os ocidentais "Não sei como sério é"criando assim mais expectativas e anseio pela cultura chinesa.

É precisamente por causa da estrutura requintada e da estrutura dos colchetes que eles representam o espírito e o significado da arquitetura chinesa antiga, tanto do ponto de vista técnico quanto artístico.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde