inicial > Enciclopédia de curiosidades

Quais são os tipos climáticos do Sul da Ásia (introdução às principais características climáticas do Sul da Ásia)

Fã Yankai 2022-12-06 frequência

Resumo:A maior parte do Sul da Ásia pertence à zona climática tropical de monções. De acordo com o avanço e recuo das monções, o ano inteiro pode ser dividido em três estações: fria, quente e chuv

Enciclopédia Geográfica do Sul da Ásia

Sul da Ásia refere-se à região sul da Ásia localizada ao sul do Himalaia e na fronteira com o Oceano Índico.

Inclui sete países: Nepal, Butão, Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka e Maldivas, com uma área total de aproximadamente 4,3 milhões de quilômetros e uma população total de aproximadamente 1,57 bilhão de pessoas.

Devido à compressão da Placa do Oceano Índico e da Placa Eurasiática, muitas montanhas altas, incluindo o Himalaia, foram formadas no norte do Sul da Ásia.

Os Himalaias não são apenas a linha divisória entre o continente do Leste Asiático e o continente do Sul da Ásia, mas também as fronteiras nacionais da China, Índia, Paquistão, Nepal, Butão e outros países.

Devido às montanhas do Himalaia no norte e sendo cercada por mares a leste, oeste e sul, a parte continental do Sul da Ásia forma uma unidade relativamente independente geograficamente, que é chamada de "Subcontinente do Sul da Ásia" .

O terreno do Sul da Ásia é dominado pelo estreito e imponente Himalaia no norte; no meio é a vasta e plana Planície do Ganges e o Rio Indo. Planície; ao sul e ao oeste estão o ondulante Planalto de Deccan.

Devido ao controle da alta pressão subtropical no inverno, há pouca precipitação; as monções do sudoeste não conseguem alcançá-la no verão; a exploração excessiva da bacia do rio Indo levou à formação do mundo menor deserto de Thar no noroeste do Sul da Ásia.

A maior parte do Sul da Ásia pertence à zona climática tropical de monções. De acordo com o avanço e recuo das monções , o ano inteiro pode ser dividido em Existem três estações: fria, quente e chuvosa.A estação quente vai de março a maio, a estação chuvosa vai de junho a outubro e a estação fria vai de novembro a fevereiro.

Por estar localizado em áreas tropicais e subtropicais, apresenta altas temperaturas durante todo o ano e a precipitação varia muito entre as regiões.

A encosta sudoeste das monções a barlavento tem precipitação extremamente abundante, tornando-a uma das regiões com a precipitação mais abundante do mundo. Cherrapunji, na Índia, quebrou o recorde mundial de precipitação, com uma precipitação anual atingindo 20.447 mililitros, tornando-o conhecido como o lugar mais chuvoso do mundo.

O maior rio do Sul da Ásia é o Rio Indo, que se origina nas montanhas Gangdise, na China, e flui principalmente pelo Paquistão.

O rio Ganges também se origina nas montanhas Gangdise, na China, e flui principalmente pela Índia. É o rio-mãe dos indianos e o rio sagrado do hinduísmo.

A Bacia do Rio Ganges deu origem à mundialmente famosa Civilização Ganges. Os indianos nadam no Ganges pelo menos uma vez na vida, acreditando que sua água pode lavar todos os seus pecados.

O Sul da Ásia é a origem da manga, da mamona, da berinjela, da banana, da cana-de-açúcar e da raiz de lótus.

Devido às suas baixas latitudes, altas temperaturas e chuvas, luz solar suficiente, terreno plano e extensas terras cultivadas, o Sul da Ásia é rico em culturas e culturas comerciais, como arroz, trigo, cana-de-açúcar, juta, colza. , algodão e chá.

Em particular, a produção de juta e chá representa cerca de metade da produção total mundial.

O trigo é a principal cultura alimentar na Planície do Indo, o arroz é a principal cultura alimentar na Planície do Gange e o Planalto do Deccan tem calor suficiente para cultivar algodão devido à sua elevada altitude.

O Sul da Ásia é uma das regiões de crescimento mais rápido e mais densamente povoadas do mundo, sendo também uma das regiões mais pobres do mundo, depois de África. O Sul da Ásia é um dos berços das quatro principais civilizações do mundo e o berço de religiões como o budismo e o hinduísmo.

Índia, Paquistão, Bengala e Birmânia eram conhecidos coletivamente como Índia Britânica. De acordo com o Plano Mountbatten britânico, a Índia e o Paquistão foram divididos em 15 de agosto de 1947.

Em 26 de janeiro de 1950, a região hindu estabeleceu a República da Índia e, em 23 de março de 1956, a região islâmica estabeleceu a República Federal Islâmica do Paquistão.

Em 25 de março de 1971, com o apoio da Índia, o Paquistão Oriental separou-se do Paquistão e estabeleceu Bangladesh. Em abril de 1975, a Índia ocupou Sikkim e Sikkim tornou-se um estado da Índia.

Devido ao domínio colonial britânico de longo prazo no Sul da Ásia e à política britânica de "dividir para governar ", juntamente com As complexas questões étnicas e religiosas no Sul da Ásia.

Os países do sul da Ásia tiveram muitas questões geopolíticas complexas desde a sua independência, como a questão da Caxemira, questões étnicas e religiosas, a questão do Baluchistão, a questão da fronteira sino-indiana, etc.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde