inicial > Conversa Histórica

Quem é o representante do pensador iluminista francês (As Dez Frases do Lendário Montesquieu)

Miao Daxun 2022-12-13 frequência

Resumo:Durante o período iluminista do pensamento francês, houve um estudioso enciclopédico que também foi um grande pensador. Juntamente com Voltaire e Rousseau, ele era conhecido como os "Três Espadac

Os dez aforismos de Montesquieu, pensador iluminista francês e geração lendária, são completos e contundentes, colete-os.

Durante o período do Iluminismo francês, houve um estudioso enciclopédico que também foi um grande pensador. Ele, Voltaire e Rousseau eram conhecidos como os "Três Espadachins do Iluminismo francês". Ele foi o grande Montesquieu.

Hoje vamos apreciar os dez aforismos escritos por Montesquieu, compreender a filosofia por trás das palavras e compreendê-las para iluminar a vida.

Quando se trata da origem familiar de Montesquieu, ele não se preocupava com comida e roupas. Ele nasceu em a Vindo de uma família aristocrática, as sólidas condições económicas apoiaram o seu pensamento e criação.

Felizmente, Montesquieu não era um playboy ocioso. Ele não perdeu tempo. Depois de mais de 20 anos, ele finalmente completou sua grande obra - "O Espírito das Leis" quando tinha 60 anos.

Este trabalho é esclarecedor e surpreendente, e não está completamente desatualizado até hoje.

Ele é um guerreiro de longa data, espirituoso e sábio, e ao mesmo tempo muito corajoso, criticando a corrupção com uma escrita contundente.

Ele também foi um estudioso ao longo da vida que explorou incansavelmente questões práticas em vários campos, como ciências naturais e ciências sociais, deixando para trás muitos documentos e ideias valiosos para as gerações futuras.

Em suas obras, ele expressa de forma abrangente e sistemática suas visões filosóficas, e também se destaca em economia, direito, história e outras perspectivas. Ele não só criticou a autocracia feudal e vários males de opressão e destruição, mas também refletiu os seus pensamentos extremamente ricos sobre os direitos humanos.

Na visão de Montesquieu, o direito à vida é o direito dos seres humanos de manter e defender a vida, mesmo que Até o cidadão mais humilde deva ser respeitado.

Portanto, as pessoas são iguais e não pode haver diferença de status. Ele se opôs ao sistema de escravidão, se opôs a toda opressão e discriminação e criticou ferozmente a racionalidade humana irracional e as ações imorais. .

O que merece reconhecimento são as opiniões de Montesquieu sobre a relação entre o direito à vida e a ciência. Ele afirmou a ciência e a tecnologia de ponta, que são fatores-chave que podem promover rapidamente o desenvolvimento humano e o desenvolvimento social.

No entanto, o rápido desenvolvimento da ciência avançada trouxe desastres fatais aos seres humanos e à sociedade. Neste ponto, ele mostrou um traço de preocupação. Portanto, a relação entre o direito à vida de Montesquieu e a ciência e a tecnologia é sutil e só pode ser compreendida através da dialética.

Montesquieu também tinha suas próprias opiniões sobre o direito à liberdade. Ele acredita que a liberdade é o direito humano mais importante, o objetivo final perseguido pelos seres humanos e o único padrão para os seres humanos defenderem a felicidade.

Em termos de pensamento e política, Montesquieu também defendeu a liberdade porque ele próprio era um estudioso e avaliou objetivamente a situação a partir de uma perspectiva acadêmica, então concluiu que sem liberdade não haveria busca. verdade.

É claro que ele tem uma definição de liberdade. A premissa é que o ser humano deve obedecer à lei e não ser cegamente livre. Deste ponto de vista, Montesquieu é muito objetivo e muito racional.

Os direitos de propriedade também são uma parte importante do pensamento de Montesquieu. Ele acreditava que o trabalho é a fonte de riqueza. Ele encorajou as pessoas a acumularem a sua própria riqueza através do trabalho e a oporem-se a todas as tentativas de se apropriarem dos frutos do trabalho de outras pessoas, por isso Montesquieu acreditava que a propriedade privada era sagrada e inviolável.

Em termos da relação entre interesses pessoais e interesses públicos, Montesquieu também deu uma resposta. Ele acredita que o interesse público deve cuidar dos interesses pessoais, e os interesses pessoais devem ceder ao interesse público.

Além disso, Montesquieu olhou para o fenómeno do luxo com um olhar atento. Ele acreditava que o luxo era prejudicial e enfatizou a necessidade de reduzir a desigualdade de riqueza, alcançar a justiça e manter o estatuto sagrado dos direitos de propriedade.

Montesquieu apoiou-se nos ombros de pensadores anteriores e explorou persistentemente muitos problemas práticos em vários campos. Em suas valiosas obras, ele deu soluções razoáveis ​​para a realidade.

As suas ideias de direitos humanos tiveram um enorme impacto na revolução burguesa em toda a Europa, e também tiveram um impacto indelével nos Estados Unidos e até na Rússia.

De acordo com os registros, Montesquieu morreu em 10 de fevereiro de 1755, aos 66 anos.

Vamos apreciar seus dez ditos sábios e entender o profundo significado filosófico por trás de suas palavras. Você certamente se beneficiará ao lê-los.

A injustiça para uma pessoa é uma ameaça para todos. ——Montesquieu

Além dos outros, trate os outros como humanos; abaixo dos outros, veja-se como um ser humano. ——Montesquieu

Nunca conheci nenhum problema que não justificasse uma hora de leitura despachada. ——Montesquieu

A moralidade deve ser nobre; a conduta deve ser franca; o comportamento deve ser educado. ——Montesquieu

A beleza deve ser limpa e pura, na imagem, ainda mais no coração. ——Montesquieu

Se você quer apenas a felicidade, não é nada difícil; é difícil; é somos nós que sempre esperamos ser mais felizes que os outros. ——Montesquieu

Geralmente é difícil para uma pessoa inteligente se dar bem com os outros. Sim, as pessoas ele escolhe são muito poucos. ——Montesquieu

Quando conversamos com outras pessoas, devemos prestar atenção especial, porque neste momento é quando as pessoas nos “avaliam”. ——Montesquieu

Como a natureza causa diferentes graus de força e fraqueza no mundo humano, também é comumente usado Uma luta desesperada torna os fracos tão bons quanto os fortes. ——Montesquieu

Pessoas que estão nos dois extremos da felicidade, ou seja, aquelas que são particularmente felizes e aqueles que são particularmente infelizes, ambos tendem a ser cruéis. As pessoas que estão no meio da felicidade terão um coração gentil e compassivo. ——Montesquieu

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde