inicial > Conversa Histórica

Quais são as duas palavras que descrevem o cerne do pensamento de Confúcio (ritual e benevolência são o cerne do pensamento confucionista)

Shui Xilian 2022-12-17 frequência

Resumo:Etiqueta e benevolência são o cerne do confucionismo. Até hoje, as normas comportamentais seguidas pela nação chinesa na vida diária, como "ser gentil com os outros", "ser honesto e confiável"

Qual ​​é a essência do confucionismo?

O confucionismo é um produto espiritual inerente e tradicional da nação chinesa. É um excelente valor formado pela nação chinesa em sua prática histórica de longo prazo. Sua posição importante na história da China civilização é evidente.

Etiqueta e benevolência são o cerne do confucionismo.

Até hoje, as normas comportamentais seguidas pela nação chinesa na vida diária, como "ser gentil com os outros", "honestidade e confiabilidade", "defender a etiqueta", etc. todos intimamente relacionados ao confucionismo.relação de origem.

O confucionismo, também conhecido como confucionismo ou confucionismo, foi incorporado como uma filosofia universal desde o início. cosmovisão e perspectiva de vida.

Foi fundada por Confúcio e Mêncio e gradualmente se desenvolveu em um sistema ideológico com a benevolência como o núcleo em relação à hierarquia. É a escola mais influente na China e a consciência dominante na China antiga.

Muitos aforismos conceituais nos clássicos confucionistas têm significados muito incisivos e se tornaram o núcleo da cultura tradicional da nação chinesa durante milhares de anos, influenciando gerações de descendentes chineses. Hoje ainda tem o valor dos tempos.

Rituais e benevolência são as categorias básicas do confucionismo.

Confúcio elaborou sistematicamente a etiqueta e a benevolência e formou a pedra angular teórica da etiqueta. Mais tarde, Mencius desenvolveu sistematicamente sua teoria da benevolência.

Os discípulos confucionistas continuarão a discutir e desenvolver essas duas categorias.

Confúcio prestou especial atenção às palavras "benevolência" e "virtude". Diz a lenda que, quando estava viajando ao redor do mundo, certa vez ele caminhou até o sopé do Monte Tai e viu uma velha chorando amargamente em frente ao seu túmulo.

Quando questionada sobre o motivo, ela disse que seu sogro, marido e filho vieram para as montanhas para escapar do governo severo, mas foram todos comidos por tigres.

Depois de ouvir isso, Confúcio disse emocionado: “Um governo severo é mais feroz que um tigre!” Portanto, ele defendeu “governar com virtude”, “economizar dinheiro”, “beneficiar o povo”, “enriquecer o povo" e "fazer o povo com o tempo".

Uma sociedade ideal deve ser realizada através da implementação de um “governo benevolente” e de uma “governança moral”. "Ren" é o núcleo do pensamento de Confúcio e o fundamento teórico e a premissa básica de todo o seu sistema ideológico e teórico.

A palavra "Ren" aparece 109 vezes em "Os Analectos". Confúcio vê "Ren" " de vários ângulos. "Benevolência" é explicada, que pode ser resumida da seguinte forma:

Destacar a essência das pessoas, valor e dignidade, reconhecer a personalidade humana e tratar as pessoas como "seres humanos" são os significados mais básicos de benevolência.

O segundo significado de benevolência é " amar os outros" ".

Confúcio, que era bom em pensar, não apenas refletiu sobre a relação entre o homem e a natureza, o homem e os fantasmas e os deuses através da "benevolência" do pensamento humanístico, mas também também refletiu sobre a relação entre homem e homem, homem e sociedade. Do ponto de vista das relações nacionais, a conotação de benevolência é ainda mais revelada.

As pessoas são obrigadas a ter amor e compaixão pelos outros, a ter verdadeiro sentimentos de preocupação pelos outros e de se colocar no lugar dos outros e considerar os interesses dos outros.

"Focar nas pessoas" é outra camada de significado baseada em "amar as pessoas".< /p>

Confúcio herdou a ideia de valorizar as pessoas na Dinastia Zhou Ocidental e na Dinastia Zhou Ocidental. Período da Primavera e do Outono, e incluiu "pessoas" no âmbito dos "seres humanos", para que as pessoas comuns pudessem desfrutar da dignidade dos "seres humanos" e espalhar a "benevolência" entre as pessoas. O significado final de "benevolência" " é "cultivo", isto é, conformidade com os princípios morais.

Se uma pessoa pode conduzir constantemente a introspecção, a autodisciplina e muitas vezes se conter, se sua visão, audição, palavras e as ações atendem aos requisitos de "propriedade", então você alcançou a "benevolência". De acordo com os quatro significados de "benevolência" acima, para resumir, "benevolência" é o mais alto padrão e conduta de um rei e de um ser humano< /p>

O princípio mais elevado para gerenciar várias relações sociais não é apenas um ideal social, mas também uma espécie de qualidade moral interna de uma pessoa.

A "propriedade" defendida pelo confucionismo é uma norma política e moral. A violação dos "Três Princípios Cardeais e Cinco Regras Constantes" é tanto uma questão moral quanto uma questão política.

Com base no apelo a toda a sociedade para praticar a "benevolência", Confúcio também esperava que toda a sociedade pudesse funcionar de acordo com uma determinada ordem. Esta é a sua ideia e pensamento. de "ritual".

Confúcio também esperava que toda a sociedade pudesse operar em uma determinada ordem. Os "rituais" defendidos por Confúcio eram essencialmente diferentes dos ritos Zhou. Confúcio injetou novos conteúdos da época no Ritos de Zhou, tornando-os uma ferramenta poderosa para retificar a ordem social da época.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde