inicial > Conversa Histórica

Quais são as diferenças entre Confucionismo, Taoísmo e Budismo (quais são as características de cada um entre Confucionismo, Budismo e Taoísmo)

Zheng Lingcong 2022-07-14 frequência

Resumo:O confucionismo é a escola confucionista fundada por Confúcio. Tao é a escola taoísta fundada por Laozi. O Budismo é a escola budista. Por ter sido fundada por Sakyamuni, também é chamada de

O confucionismo é a escola confucionista fundada por Confúcio. Tao é a escola taoísta fundada por Laozi. O Budismo é a escola budista. Por ter sido fundada por Sakyamuni, também é chamada de escola budista.

Na nossa cultura tradicional chinesa, as três escolas do confucionismo, do budismo e do taoísmo têm, sem dúvida, uma posição extremamente importante. E para todos os chineses, o impacto está profundamente enraizado.

Quão profundamente enraizado está? Basicamente, já não fazemos distinção entre estas três empresas. Independentemente um do outro, existe eu em você e você em mim. Isso é chamado de três famílias em uma.

No entanto, devido a razões históricas, estamos na verdade reaprendendo a cultura tradicional agora. Portanto, precisamos primeiro entender o que as três escolas do Confucionismo, do Budismo e do Taoísmo estão realmente falando. Quais são as diferenças?

O confucionismo tem a ver com pessoas e sociedade

< p >A época em que Confúcio viveu foi do meio ao final do período da primavera e outono. Naquela época, o prestígio do Imperador de Zhou existia há muito tempo apenas no nome, e os vários estados vassalos eram como macacos sem tigres nas montanhas, lutando para frente e para trás o dia todo. Lentamente, as forças aristocráticas dentro de cada estado vassalo também competiram entre si.

Você diz que “quando os deuses lutam, os mortais sofrem”, e as pessoas que mais sofrem são as pessoas comuns.

Diante de uma situação social tão caótica, Confúcio começou a pensar: Como uma pessoa deve se estabelecer e viver sua vida? Como podemos cuidar do mundo e beneficiar as pessoas enquanto nos estabelecemos por nós mesmos?

Assim, com a premissa de defender o sistema ritual e musical da Dinastia Zhou, Confúcio apresentou o pensamento confucionista de "benevolência, retidão e propriedade" como o núcleo e, finalmente, formou as "Cinco Éticas". , Cinco Constantes, Quatro Dimensões e Oito Virtudes" Sistema ideológico confucionista.

Portanto, a essência do confucionismo é resolver a relação entre as pessoas e a sociedade. Especificamente, significa “cultivar o carácter moral, gerir a família, governar o país e trazer a paz ao mundo”, para que todos possam viver e trabalhar em paz e contentamento, e a sociedade possa assim alcançar a harmonia.

O budismo fala sobre as pessoas e o coração < /h2>

O Budismo acredita que todas as coisas neste mundo nada mais são do que "natureza vazia de origem dependente" e são produzidas pela reunião de várias oportunidades. Em termos de natureza, está vazio quando chega e está vazio quando vai, e o tempo entre ir e vir é na verdade apenas uma ilusão.

Isso é "todos os dharmas surgem devido a causas e condições, e todos os dharmas cessam devido a causas e condições", que é o que costumamos dizer "vazio é a cor, e a cor é vazia". Já que tudo é vazio e a existência é uma ilusão, o que devemos fazer?

Isso exige que eliminemos as sete emoções e os seis desejos, reconheçamos os cinco agregados e os oito sofrimentos e escapemos dos três desastres e das oito dificuldades, de modo a alcançar um estado de clareza. mente e natureza. Portanto, o que os budistas falam continuamente é, na verdade, como as pessoas deveriam regular seus corações.

Isso é como o que é dito em um poema Zen:

Não procure muito pelo Buda na montanha espiritual,

A montanha espiritual é apenas em seu coração.

Todo mundo tem um Pagode Lingshan,

para que possa praticar sob o Pagode Lingshan.

O taoísmo fala sobre o homem e a natureza

< p >Os taoístas acreditam que "um nasce de dois, dois geram três e três geram todas as coisas".À medida que a grande estrada "circula sem fim", o céu e a terra são criados, e os dois qi do yin e do yang são criados. O Qi Yin sobe e o Qi Yang desce. Quando os dois se encontrarem, com harmonia, todas as coisas aparecerão, inclusive nós, humanos.

Pode-se ver que nós, humanos, somos o resultado da operação do Grande Dao.

Então, como funciona a avenida? O homem segue a terra, a terra segue o céu, o céu segue o Tao e o Tao segue a natureza.

Portanto, em última análise, nós, humanos, fazemos parte da natureza. A essência do Taoísmo é dizer-nos como nos comportarmos com os outros e vivermos em harmonia com todas as coisas, ao mesmo tempo que seguimos as leis da natureza. Em outras palavras, o que o taoísmo resolve é a relação entre o homem e a natureza.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde