inicial > Enciclopédia de curiosidades

Por que as folhas têm vários formatos (conhecimento da verdade aqui)

Zhou Wei'an 2022-12-22 frequência

Resumo:O que a ciência parece mais incerta é: por que as folhas têm a aparência que têm? Por que as folhas da figueira são tão diferentes das folhas da samambaia? É claro que a natureza projetou es

Dicas que você não conhece! Por que as folhas têm formatos variados? A verdade está aqui.

Uma coisa com a qual a comunidade científica há muito concorda é que apenas deixa a capacidade de crescer conforme grande quanto a umidade disponível permitir, mas não tão grande que a planta inteira superaqueça.

As folhas precisam de água para crescer. E o significado do sol? As folhas coletam essa luz e a convertem em alimento através da fotossíntese; e se houver muita luz solar direta, os motores fotossintéticos ficarão muito quentes e correrão o risco de queimá-los.

Portanto, quando se trata do tamanho das folhas, as plantas têm um critério simples - crescer na água, inibir a luz solar . E algures no meio, uma folha tem um bom equilíbrio; cresce até ao tamanho certo no seu ambiente único.

Mas recentemente, depois de estudar 7.000 espécies de plantas em todo o mundo, cientistas australianos descobriram uma nova variável na matemática da natureza - não é apenas o risco de superaquecimento que mantém o crescimento das folhas sob controle; o frio à noite , Este também é um motivo importante.

Na verdade, as plantas podem estar mais preocupadas com o frio do que com muita luz.

Mas todas as folhas não estão fazendo a mesma coisa?

O que a ciência parece mais incerta é: por que as folhas têm a aparência que têm? Por que as folhas da figueira são tão diferentes das folhas da samambaia?

É claro que a natureza projetou essas cores e padrões coloridos para manter os humanos admirados e maravilhados, não é?

Acontece que não é o sol, o ar frio da noite e certamente não os humanos estupefatos que dizem às plantas como se vestir: o formato das folhas é uma resposta à longa história ecológica e evolutiva das espécies de árvores .

Em outras palavras, uma espécie desenvolve um tipo de folha – seja uma simples folha de bananeira aberta ou uma agulha de pinheiro resistente e fusiforme.

A planta certa, no local certo, produz as folhas certas

2003 Um estudo realizado por  demonstrou que o estilo de uma folha também é sua função – garantir que a folha certa seja desenvolvida para um ambiente específico. Afinal, para as plantas é uma questão de vida ou morte.

Por exemplo, o ângulo das folhas pode desempenhar um papel na interceptação da luz solar. O ângulo agudo reduz a quantidade de luz interceptada pelas folhas sob o sol quente do meio-dia. Em contraste, as folhas mais arredondadas permitem maior interceptação da luz solar e potencialmente maior captura de carbono.

É claro que existem alguns padrões básicos que podem impedir que as plantas se desviem de seus limites naturais.

Uma folha deve ser projetada para ser aberta o suficiente para capturar a luz solar para a fotossíntese vital. Ao mesmo tempo, também é necessário garantir que o formato das folhas permite que os estômatos absorvam dióxido de carbono suficiente para alimentar esse processo.

É aqui que o tamanho desempenha um papel fundamental. Tal como os painéis solares, as folhas grandes absorvem o máximo de luz solar possível; as folhas mais pequenas evitam demasiada luz solar, concentrando-se no combate ao frio durante o tempo frio.

Cada planta projeta suas folhas de uma maneira diferente para se adaptar perfeitamente ao seu ambiente - qualquer coisa menos do que isso significa o fim da vida.

Tome como exemplo um relatório sobre a pesquisa de figos: os pesquisadores descobriram que as figueiras compradas caíam. ; quando novas folhas voltam a crescer, elas são diferentes em tamanho, forma e espessura.

Isso provavelmente ocorre porque as plantas redesenharam suas folhas para se adequarem perfeitamente ao seu ambiente específico - mesmo que seja apenas uma mudança da sala de estar para o quarto.

Em última análise, o que é crucial para a sobrevivência de uma planta pode não ser tão perfeito como se poderia pensar – afinal, a “beleza” é apenas um subproduto da função.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde