inicial > Conversa Histórica

O significado do poema "Han Ju" de Zheng Sixiao (uma apreciação do poema completo "Han Ju")

Qi Leiyan 2023-01-02 frequência

Resumo:É precisamente por causa desse tipo de integridade e caráter que Zheng Sixiao foi capaz de escrever um poema tão correto e chocante como “Han Ju”. O poema completo "Han Ju": As flores não es

Um dos poemas mais clássicos de Zheng Sixiao pode não ser memorizado, mas você deve lê-lo.

Zheng Sixiao, um respeitável poeta patriótico.

Ele nasceu no final da Dinastia Song do Sul e seu nome original era Zheng Zhiyin. Após a queda da Dinastia Song do Sul, porque "Xiao" fazia parte do sobrenome "Zhao" do imperador da Dinastia Song, ele mudou seu nome para Zheng Sixiao e adotou o nome de cortesia Yiweng para mostrar que não se esquecia de sua terra natal. Além disso, ele geralmente senta ou deita com o corpo voltado para o sul, o que é chamado de “Suonan”.

Registros dos "Registros dos Sobreviventes da Dinastia Song": Após a queda da Dinastia Song do Sul, Zheng Sixiao aprendeu com o espírito de Boyi e Shuqi de não comer grãos Zhousu, recusou-se a se submeter ao governo do Dinastia Yuan da Mongólia e autodenominava-se "o ministro solitário da Dinastia Song". Ele inscreveu a capa de sua coleção de poemas "História do Coração" com as palavras "Zheng Sixiao, o ministro solitário da Dinastia Song, recebeu cem homenagens".

Ele intitulou seu quarto de "A Família de Benxue". Há também uma nostalgia da pátria.Veja: se o caractere "十" em "本" for movido para o meio do caractere "Xun", significa "Família Aristocrática da Dinastia Song". Sua lealdade à Dinastia Song foi revelada em todos os momentos, em tudo e em todos os lugares.

Diz-se que Zheng Sixiao originalmente tinha um relacionamento pessoal próximo com Zhao Mengfu, um famoso pintor do Clã da Dinastia Song. Mais tarde, Zhao Mengfu rendeu-se à Dinastia Yuan e tornou-se oficial. Zheng Sixiao terminou imediatamente com ele e nunca mais teve contato com ele.

Zheng Sixiao não é apenas um grande poeta, mas também um excelente pintor. Ele era bom em pintar orquídeas, mas desde a queda da Dinastia Song do Sul, as orquídeas que ele pintou não tinham solo nem raízes. Alguém perguntou por que e ele disse: A terra foi tirada, você não sabe?

Para recitar seus poemas e ler seus livros, você deve primeiro conhecer a pessoa. É precisamente por causa desse tipo de integridade e caráter que Zheng Sixiao foi capaz de escrever um poema tão correto e chocante como “Han Ju”.

"Crisântemo Frio"/"Crisântemo Pintado"

Dinastia Song·Zheng Sixiao

As flores não estão em um cacho de flores, mas são independentes e esparsas. Não são pobres. Prefiro morrer segurando a fragrância nos galhos do que soprá-la com o vento norte.

Este poema foi escrito após a queda da Dinastia Song do Sul. Todo o poema usa Hanju para mostrar que ele é leal à sua pátria e prefere morrer com integridade do que se render à Dinastia Yuan.

O poema é intitulado "Cold Chrysanthemum". Os crisântemos florescem no outono, que é uma estação fria, mas foram elogiados pelo poeta.Como título, a palavra “frio” não é mais apenas o clima sazonal em que os crisântemos florescem, mas refere-se à solidão e à frieza do coração do poeta após a queda do país. Os crisântemos florescem orgulhosamente no tempo frio, então por que não o poeta?

Então, como um típico poema sobre as coisas, no título do poema o poeta integrou-se ao crisântemo no frio. Os poemas abaixo foram escritos sobre Han Ju e também sobre eles mesmos.

Os crisântemos florescem no outono, não com outras flores, mas independentemente de cercas esparsas, com diversão sem fim. Ela preferiria murchar e morrer em um galho do que ser transformada em pó e lama pelo vento norte.

“As flores não desabrocham junto com centenas de flores, mas a diversão de estar sozinho não é infinita.” Todas as flores escolhem florescer na primavera quente, mas os crisântemos escolhem florescer sozinhos no outono frio, não competindo com outras flores. Comparado com as flores barulhentas, o caráter nobre do crisântemo foi visto.

Além disso, o poeta também deu ao crisântemo o caráter de uma pessoa, dizendo que não só O crisântemo não compete com outras flores. Em vez disso, ele é como um mestre recluso, sozinho perto da cerca, desfrutando do interesse infinito da natureza no vento frio.

Esse tipo de “independência” não é solitária, pelo contrário, a comparação entre as duas torna as flores mais kitsch e o crisântemo mais nobre.

Não podemos deixar de pensar na frase de "Sobre o Amor ao Lótus" de Zhou Dunyi - "O crisântemo é o eremita das flores".

Alguém pode perguntar: de onde vem o interesse? O poeta disse que interessante é interessante. Quanto a onde reside o interesse, por exemplo, no poema de Tao Yuanming: "Há um significado verdadeiro nisso, mas esqueci de dizê-lo, mesmo que queira distingui-lo."

"Eu preferiria morrer segurando a fragrância nos galhos do que soprá-la no vento norte." ." Pode ser chamado de golpe de gênio e é um ditado famoso ao longo dos tempos. É uma adaptação do poema "Crisântemo" de Zhu Shuzhen: "Prefiro segurar os ramos perfumados até envelhecerem do que seguir as folhas amarelas dançando ao vento do outono."

"Os galhos aderem à fragrância e morrem" significa que os crisântemos não caem no chão depois de murchar, mas murcham e morrem nos galhos. Esta é a forma de vida normal dos crisântemos. Mas com a palavra "prefiro" adicionada, surge uma espécie de justiça inspiradora de "prefiro morrer a me render" e "prefiro viver em pedaços do que viver em ruínas", o que torna as pessoas inspiradoras.

O "vento norte" em "Você já soprou o vento norte" refere-se ao norte frio vento na realidade.Feng também se refere ao grupo governante da Dinastia Yuan do norte.

Todo o poema também usa Han Ju para se descrever, mostrando que ela prefere morrer com integridade do que se render à nobre integridade nacional da Dinastia Yuan. Assim como “Desde os tempos antigos, ninguém morreu, de Wen Tianxiang, deixando um coração leal para iluminar a história”. Sonoro, poderoso e marcante.

Todo o poema, desde a descrição da forma do crisântemo até o encanto do crisântemo, é realista. Especialmente como um poema que expressa as ambições de alguém, utiliza Han Ju para se descrever e expressa vividamente a sua integridade nacional de lealdade e patriotismo até à morte, bem como a sua triste e indignada resistência aos governantes da Dinastia Yuan.

Mas fechar os olhos e imaginar aquela imagem em sua mente dá às pessoas uma beleza infinita. Esta é também a beleza artística única de Zheng Sixiao, poeta e pintor.

Um poema que simultaneamente proporciona às pessoas infinita tristeza, choque, respeito e beleza é realmente um clássico raro. Lembremo-nos deste poeta, lembremo-nos deste poema, lembremo-nos de “Han Ju” e lembremo-nos de Zheng Sixiao.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde