inicial > Conversa Histórica

Avaliação do Movimento de Ocidentalização (discuta sua compreensão e opiniões corretas sobre o Movimento de Ocidentalização)

Sun Zijun 2022-04-12 frequência

Resumo:O Movimento de Ocidentalização foi um movimento de auto-ajuda liderado pela classe dominante feudal dos grandes latifundiários, que estimulou objectivamente o desenvolvimento do capitalismo chinês

Em meados do século XIX, o domínio feudal que o último governo Qing manteve desesperadamente era tão incompatível com a tendência de reforma da época. A ascensão do capitalismo é imparável e a sociedade feudal sem direitos humanos enfrenta o colapso.

Sob tal ambiente, o Movimento de Ocidentalização surgiu. Sendo um dos primeiros movimentos de modernização na história do nosso país, o Movimento de Ocidentalização fez grandes progressos graças aos esforços dos burocratas académicos. Certa vez, inspirou a confiança do governo Qing na auto-ajuda. Então, que impacto o Movimento de Ocidentalização teve na sociedade? naquela hora?

A eficácia do movimento de ocidentalização< /p>

Em meio a problemas internos e humilhações externas, o decadente governo Qing decidiu aprender com o Ocidente para manter seu domínio. Isso deu início ao Movimento de Ocidentalização. O objectivo é reformar e fortalecer, pelo que a direcção da reforma está concentrada principalmente na indústria militar, civil e outros campos.

Os ministros da ocidentalização abriram muitas empresas e intensificaram as reformas em termos de formação de talentos e estabelecimento de novos sistemas. Esta medida realmente contribuiu muito para a reforma de modernização do nosso país.

Todo mundo conhece há muito tempo os quatro ministros do final da Dinastia Qing. Li, Zuo, Zhang e Zeng seguiram as ideias de "aprender com os estrangeiros a controlar os estrangeiros" e "cultura chinesa e aplicação ocidental", e tornaram-se os primeiros pioneiros a aprender a ciência e a tecnologia ocidentais.

Do Instituto de Artilharia em Anqing à Marinha de Beiyang, todos eles têm suas conquistas. As alfândegas há muito fechadas da China estão se abrindo gradualmente e a ciência e a tecnologia avançam dia a dia.

O estabelecimento de um grande número de novas escolas forneceu muito sangue novo para a China naquela época; a Administração de Manufatura de Jiangnan representou o início da indústria militar da China; o estabelecimento da Marinha de Beiyang deu à China o poder intimidar o mar.

Embora tenha sido derrotada na Guerra Sino-Japonesa, a Marinha de Beiyang não pode ser responsabilizada por crimes não relacionados à guerra. No geral, o Movimento de Ocidentalização deu à China uma aparência completamente nova naquela época. No silêncio e na escuridão, esta súbita chama de auto-aperfeiçoamento deu à nação chinesa grande esperança.

As razões do fracasso do Movimento de Ocidentalização

O Movimento de Ocidentalização foi lançado com a aprovação tácita de Cixi. O objectivo de Cixi era naturalmente salvaguardar os interesses fundamentais do governo Qing. Portanto, o movimento de ocidentalização foi restringido em todos os lugares.

A Rebelião Taiping perturbou metade do país no sul, e as potências ocidentais pressionaram cada vez mais.Pode-se dizer que o Movimento de Ocidentalização foi um método forçado de autoajuda. Para Cixi, a Dinastia Qing era como uma casa velha que estava em mau estado há muito tempo: com reparos e reparos, sempre poderia ser habitável.

Como ela poderia saber que a nação chinesa naquela época não precisava mais do domínio feudal, mas precisava construir um novo sistema político a partir das ruínas, sem opressão? Portanto, embora a Reforma da Ocidentalização tenha sido muito eficaz no início, acabou por não dar em nada.

Comparado com o processo de reforma de outros países< /p> strong>

A modernização começou no Ocidente e se espalhou pela Ásia e pela Europa. Além da China, países como a Rússia e o Japão estão todos a realizar reformas de modernização. Comparáveis ​​ao Movimento de Ocidentalização são as reformas de Pedro, o Grande, na Rússia e a Restauração Meiji, no Japão.

A fim de fortalecer o governo centralizado, Pedro I optou por transplantar totalmente as conquistas tecnológicas ocidentais, e o seu efeito de reforma foi mais completo do que o do Movimento de Ocidentalização. Embora não tenha mudado o domínio feudal da Rússia, fez com que a força da Rússia se desenvolvesse significativamente.

A Rússia está geograficamente mais próxima do Ocidente. O Cristianismo Ortodoxo e o Catolicismo pertencem ao mesmo sistema religioso, e a sua aceitação é definitivamente mais forte do que a da Dinastia Qing.

A Restauração Meiji do Japão também foi forçada a ser realizada sob a coerção de potências estrangeiras. Em comparação com o Movimento de Ocidentalização, uma revolução capitalista em grande escala eclodiu no Japão. O governo do xogunato terminou e o imperador retornou ao poder Esta é a base dos tempos modernos do Japão. As reformas culturais são mais radicais.

Resumo

Embora o Movimento de Ocidentalização tenha limitações da época. Ele teve reformas incompletas, foi limitado pelas forças feudais, conservadores, facção Qing e outras facções, e seu objetivo fundamental era manter o domínio feudal.

No entanto, as conquistas dos estudiosos da ocidentalização liderados por quatro importantes ministros do final da Dinastia Qing na sua exploração da salvação da nação chinesa não podem ser ignoradas. O Movimento de Ocidentalização foi um passo sólido que a China deu no caminho da modernização.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde