inicial > Conversa Histórica

Que festival é o Festival do Barco-Dragão para comemorar Qu Yuan (uma introdução à origem do Festival do Barco-Dragão)

Ge Yecheng 2023-01-13 frequência

Resumo:Você sabe como surgiu o Festival do Barco-Dragão? Presumivelmente, a resposta de muitas pessoas é comemorar Qu Yuan. Na verdade, esta afirmação não é precisa. Qu Yuan, cujo nome de batismo er

O Festival do Barco-Dragão é para comemorar Qu Yuan? Não permito que você não saiba sua origem!

"O quinto dia do quinto mês lunar é o Festival do Barco-Dragão. Há bastões de moxa na porta e o salão está cheio de fragrâncias; comemos bolinhos de arroz, borrifamos açúcar sobre eles , e os barcos-dragão são lançados na água com grande alegria..."

Em um piscar de olhos De olho, o Festival Anual do Barco-Dragão está aqui novamente. Todos não apenas podem aproveitar os momentos agradáveis ​​​​proporcionados pelo feriado prolongado, mas também podem comer uma variedade de deliciosos bolinhos de arroz. Para os amigos do sul, o Festival do Barco-Dragão será mais gratificante , como assistir corridas de barcos-dragão, adorar deuses e ancestrais, etc.

O Festival do Barco-Dragão, o Festival da Primavera, o Festival de Qingming e o Festival do Meio Outono também são conhecidos como os quatro festivais tradicionais da China.

Até agora, o Festival do Barco-Dragão tem uma história de mais de 2.000 anos em nosso país. O Festival do Barco-Dragão do nosso país foi amplamente afetado no mundo. No dia do Festival do Barco-Dragão, muitos eventos diferentes os países celebram-no de maneiras diferentes.

Em maio de 2006, o Conselho de Estado incluiu o Festival do Barco-Dragão do meu país no primeiro lote de listas nacionais de patrimônio cultural imaterial;

Desde 2008, foi listado como feriado nacional obrigatório. ;

Em Setembro de 2009, a UNESCO aprovou oficialmente a sua inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial Humano, tornando o Festival do Barco-Dragão o primeiro festival chinês a ser seleccionado como património cultural imaterial mundial.

Você sabe como surgiu o Festival do Barco-Dragão? Presumivelmente, a resposta de muitas pessoas é comemorar Qu Yuan. Na verdade, esta afirmação não é precisa.

Qu Yuan, chamado Ping, nome de cortesia Yuan, mas na verdade seu sobrenome é "Mi", não " "Porra". Segundo a lenda, Qu Yuan defendeu o enriquecimento do país e o fortalecimento dos militares, e promoveu a promoção de talentos e talentos. No entanto, ele foi fortemente combatido pelos nobres Zi Lan e outros. Qu Yuan foi caluniado e renunciou, expulso da capital e exilado nos rios Yuan e Xiang.

Em 278 a.C., o exército Qin capturou Kyoto, o estado de Chu. Qu Yuan viu sua terra natal sendo invadida e sentiu como se uma faca estivesse perfurando seu coração. No entanto, ele ainda não suportava abandonar sua terra natal. No dia 5 de maio ele escreveu: Após seu trabalho final "Huaisha", ele caiu no rio Miluo e suicidou-se, compondo um magnífico movimento patriótico com sua própria vida.

Depois que Qu Yuan cometeu suicídio, as pessoas ouviram a notícia e correram para barcos a remo para resgatá-lo, mas não adiantou e nenhum vestígio de Qu Yuan foi visto. Portanto, para expressar sua dor, as pessoas remavam em barcos nos rios no quinto dia de maio de cada ano. Mais tarde, isso gradualmente se desenvolveu na atual corrida de barcos-dragão.

Com medo de que os peixes e camarões do rio comessem seu corpo, ele jogou bolinhos de arroz glutinoso no rio. Mais tarde, isso evoluiu para o costume de comer bolinhos de arroz durante o Festival do Barco-Dragão, no quinto dia. de maio.

No folclore, além da teoria de que o Festival do Barco-Dragão se originou em Qu Yuan, também existem comemorações de Wu Zixu e da filha filial Cao E., Jie Zitui, Chen Lin, o oficial honesto, Gou Jian, o rei de Yue, etc.

No entanto, após investigação real, o nascimento dessas histórias e lendas foi muito posterior ao nascimento do festival. Essas histórias sobre o Festival do Barco-Dragão no quinto dia de maio para comemorar os ancestrais foram todas construídas pelas gerações posteriores.

Por vários motivos, é impossível realizar pesquisas, e os feitos desses ancestrais estão relacionados ao Festival do Barco-Dragão. É compreensível que as gerações posteriores tenham a ideia de "comemorar os ancestrais". "

De acordo com a pesquisa, o Festival do Barco-Dragão, na verdade, remonta à adoração totêmica do dragão em Wuyue, no sul, nos tempos antigos, então o Festival do Barco-Dragão é considerado um festival do dragão.

Segundo a lenda, nos tempos antigos, o povo Wuyue que vivia no curso médio e inferior do rio Yangtze, ou seja, o povo Baiyue que reunia minorias étnicas, mantinha totens tribais com corridas de barcos-dragão todos os anos no quinto dia do quinto mês lunar.Cerimônia de sacrifício.

Pessoas comuns remavam em barcos no rio para receber o Deus Dragão de volta do mar, na esperança de trazer uma vida feliz. Esta é outra maneira de rastrear a origem das corridas de barcos-dragão no Festival do Barco-Dragão.

Na verdade, em geral, o Festival do Barco-Dragão não é para homenagear ninguém, mas sim uma antiga tradição chinesa festival.

Ele se origina da adoração de fenômenos astronômicos naturais e crenças mitológicas, porque 5 de maio é no meio do verão, e Canglong Qisu voa para o céu médio no sul, que está na posição mais "intermediária" do ano. Quando as pessoas vêem isso, como poderia um fenômeno celestial tão auspicioso ser sem sacrifícios?

É claro que, na era pré-Qin, o quinto mês do calendário lunar era chamado de mês do mal, e o quinto dia do quinto mês lunar era chamado de "dia do veneno". O quinto dia do quinto mês lunar também era um dia para eliminar venenos e exorcizar espíritos malignos.

Mais tarde, devido a diferenças regionais, várias regiões tiveram costumes diferentes. Como comer bolinhos de arroz (doce e salgado), correr em barcos-dragão, pendurar folhas de artemísia, beber vinho realgar, etc.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde