inicial > Enciclopédia de curiosidades

Que tipo de fertilizante é melhor para a cana-de-açúcar (que tipo de fertilizante deve ser usado para a cana-de-açúcar produzir alto rendimento e crescer alta, grande e doce)

Sun Zijun 2023-02-06 frequência

Resumo:O fertilizante de base deve ser suficiente. O rendimento da cana-de-açúcar está relacionado à quantidade de fertilizante aplicado. Preste atenção à aplicação de fertilizante de base para esta

Qual ​​fertilizante é melhor para o cultivo da cana-de-açúcar? Domine a técnica dos “cinco fertilizantes” para deixar a cana mais crocante, doce e suculenta!

A cana-de-açúcar é uma cultura temperada e tropical, especialmente cultivada no sul do meu país. A cana-de-açúcar tem uma ampla gama de usos. Ela pode não apenas produzir sacarose, mas também refinar etanol.

A cana-de-açúcar é uma planta herbácea perene, alta e sólida. A cana-de-açúcar tem alto rendimento e requer muitos nutrientes durante o crescimento. Se você não prestar atenção à fertilização, é um dos motivos que afeta o aumento na produtividade da cana-de-açúcar.

De acordo com pesquisas relevantes, para cada 1.000 quilogramas de cana-de-açúcar produzidos, aproximadamente 1,8 quilogramas de nitrogênio, 1,4 quilogramas de fósforo e 2,4 quilogramas de potássio precisam ser obtidos do solo.

Portanto, quando se trata de fertilizar a cana-de-açúcar, dominar as habilidades de aplicação dos "cinco fertilizantes" ajudará a cana-de-açúcar a ficar mais crocante, doce, suculenta e a aumentar a produtividade.

1. O fertilizante base deve ser suficiente. O rendimento da cana-de-açúcar está relacionado à quantidade de fertilizante aplicado Para estabelecer uma base sólida para aumentar a produtividade da cana-de-açúcar, o fertilizante básico é principalmente esterco de fazenda totalmente decomposto, combinado com fertilizantes controlados com nitrogênio, fósforo e potássio, fertilizantes compostos e outros fertilizantes.

O esterco decomposto é rico em nutrientes, dos quais o teor de matéria orgânica é o mais alto. É mais propício para aumentar a permeabilidade do solo ao ar e promover um sistema radicular mais desenvolvido. Ao usar esterco de capoeira na cana-de-açúcar , os brotos da cana germinam mais cedo, crescem rapidamente, com muitos e fortes perfilhos.

De acordo com as características de que a cana-de-açúcar absorve fertilizantes fosfatados e potássicos principalmente nos estágios inicial e intermediário, mais da metade do fertilizante aplicado como fertilizante base deve ser aplicado como fertilizante base, e o restante deve ser usado como fertilizante base. cobertura.

2. Fertilizante para promover mudas. O manejo de mudas de cana-de-açúcar é principalmente para promover o crescimento de mudas de cana-de-açúcar e sistema radicular. As raízes crescerão em grandes quantidades, para que as plantas possam obter mais nutrientes e crescer mais folhas., expandir a área foliar e melhorar a capacidade de fotossíntese.

A quantidade de fertilizante utilizada na fase de muda da cana-de-açúcar é pequena, mas a quantidade de fertilizante é muito crítica. Na fase de muda, utiliza-se principalmente fertilizante de nitrogênio, complementado por fertilizante fosfatado e fertilizante potássico. Insuficiente a adubação nitrogenada na fase de muda da cana-de-açúcar afetará o crescimento e o desenvolvimento das plantas de cana-de-açúcar.

Para mudas de cana-de-açúcar, o fertilizante composto pode ser aplicado em covas. Mudas de cana-de-açúcar têm de 3 a 4 folhas. Cerca de 10 kg de fertilizante composto com alto teor de nitrogênio devem ser aplicados por acre. Preste atenção à umidade do solo e evite a seca. O solo seco requer água adequada após a fertilização para facilitar a absorção e utilização dos fertilizantes.

3. Fertilizante de perfilhamento. A função do fertilizante de perfilhamento é promover o perfilhamento e ramificar em ramos mais fortes. Principalmente a cana com mudas fracas precisa ser adubada de forma mais intensa, pois a cana tem cerca de 7 a 8 folhas, por isso utiliza-se menos fertilizante para cultivar as mudas.

Pode ser combinado com cobertura de fertilizante composto com alto teor de nitrogênio, cerca de 8 a 10 kg por mu de terra, para promover o crescimento de mudas de cana-de-açúcar. A cobertura pode ser repetida uma vez durante o período de pico de perfilhamento. Quando as mudas de cana-de-açúcar crescem para 7 a 8 folhas. Preste atenção para manter a umidade do solo em cerca de 70% da capacidade máxima de retenção de água do campo.

4. O caule é alargado e fertilizado. O período de crescimento máximo da cana-de-açúcar em sua vida é durante o período de alongamento do caule. Nesse período, a cana-de-açúcar cresce mais e requer grande quantidade de nutrientes suficientes. Se os nutrientes forem insuficientes durante o período de alongamento e coordenação afetarão o rendimento e a qualidade da cana-de-açúcar, exigindo aplicação pesada de fertilizantes no caule.

As perdas causadas pela fertilização insuficiente neste período não podem ser repostas, mesmo que a quantidade de fertilizante seja aumentada no período posterior. Os fertilizantes fosfatados e os fertilizantes potássicos são geralmente usados ​​como fertilizantes de base para mais da metade, portanto, mais da metade serão usados ​​fertilizantes compostos contendo fertilizantes nitrogenados.

Geralmente, cerca de 45 kg de fertilizante por acre são aplicados. O fertilizante é aplicado imediatamente antes e depois do período solar Xiaoshu. O fertilizante é aplicado em um buraco a cerca de 10 a 15 cm de distância das raízes, e o solo é coberto e cultivado.

5. Aplique levemente o fertilizante da cauda. A fertilização da cana-de-açúcar deve se concentrar na frente e atrás. A fertilização geral O princípio é: O fertilizante de base é suficiente, aplique fertilizante de mudas cedo, fertilizante de rebento de forma constante, fertilizante para aumento de caule fortemente e fertilizante de cauda levemente.

O fertilizante para fortalecimento da cauda da cana-de-açúcar é geralmente aplicado cerca de dois meses antes da colheita madura. Cerca de 7 kg de fertilizante composto de nitrogênio, fósforo e potássio são usados ​​por acre, combinado com a pulverização de fertilizante foliar com 0,2% de dihidrogenofosfato de potássio aquoso solução + solução aquosa de uréia 0,5% + Tianda 2116 pode prevenir a perda de gordura e o envelhecimento prematuro da cana-de-açúcar, além de ter certo efeito na melhoria da doçura da cana-de-açúcar e torná-la mais crocante, doce e suculenta.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde