inicial > Conversa Histórica

A formação criativa e a expressão emocional do Pescador no Rio (Apreciação do Pescador no Rio, de Fan Zhongyan)

Chu Zhanxiao 2023-02-12 frequência

Resumo:"Os Pescadores do Rio" foi criado no primeiro ano do reinado de Jingyou na Dinastia Song do Norte. Fan Zhongyan, na época com 46 anos, cuidava das enchentes em Suzhou. Ao mostrar as pessoas que tra

Apreciação do poema "O Pescador no Rio", de Fan Zhongyan, da Dinastia Song do Norte.

Fan Zhongyan (989-1052), nome de cortesia Xiwen, nacionalidade Han, foi um famoso político, pensador, estrategista militar e escritor da Dinastia Song do Norte. Ele era conhecido como "Fan Wenzhenggong" no mundo. Fan Zhongyan tem um alto nível de alfabetização literária e escreveu a famosa "Torre Yueyang".

Fan Zhongyan perdeu o pai quando era jovem. Quando tinha quatro anos, mudou-se para Changshan com o padrasto e estudou muito no Templo Liquan. Como sua família era pobre, ele usava dois litros de milho para cozinhar o mingau. Depois que o mingau solidificou durante a noite, ele o cortou em quatro pedaços com uma faca. Ele comeu dois pedaços de manhã e à noite e depois cortou alguns picles para acompanhar isto.

Quando adulto, Fan Zhongyan foi para a Academia Yingtian para estudar muito. No inverno, quando estava cansado e com sono dos estudos, ele lavava o rosto com água fria. Quando não tinha nada para comer, ele beberia mingau para sobreviver.

Fan Zhongyan nunca reclamou da vida difícil que as pessoas comuns não suportavam. Depois de estudar muito, Fan Zhongyan finalmente passou no exame imperial no oitavo ano de Dazhong Xiangfu (1015) e tornou-se oficial para participar de assuntos políticos.

Fan Zhongyan defendeu a lealdade no governo do país, trabalhou diligentemente e amou o povo, e foi profundamente amado pelo povo. Quando Fan Zhongyan guardava a fronteira noroeste, o povo de Pizhou, Qingzhou e muitas tribos Qiang penduraram seu retrato para adorá-lo antes de sua morte.

Depois que Fan Zhongyan morreu, todos que ouviram a notícia suspiraram de pesar. Centenas de líderes da tribo Qiang começaram a chorar como filhos de piedade filial e jejuaram por três dias antes de partir.

Fan Zhongyan escreveu muitos poemas e ensaios em sua vida que se preocupavam com o país e o povo, e “O Pescador no Rio” é um deles.

"O Pescador do Rio"

As pessoas vão e vêm no rio, mas adoram a beleza do robalo.

Olhe para o barco, que entra e sai da tempestade.

[Tradução] Vejam aqueles pescadores trabalhadores: eles dirigem pequenos barcos e lançam redes no rio. O vento estava forte e as ondas do rio eram altas, e o barco aparecia e desaparecia no vento e nas ondas, era realmente assustador para eles.

Apreciação:

Este poema popular "O Pescador no Rio" é representativo dos poemas de Fan Zhongyan. Fan Zhongyan é digno de ser um político e escritor famoso da Dinastia Song do Norte. Ele não concordou com a política de "defender o interior e deixar o exterior", e uma vez guardou pessoalmente a fronteira para defender Xixia. Ele era conhecido como "Xiao Fan Laozi tem dezenas de milhares de soldados no peito";

Ele defendeu a reforma e presidiu o "New Deal Qingli" de curto prazo; o que é louvável é que ele tem a ideia de colocar o povo em primeiro lugar e ser solidário com o sofrimento do povo.

Esta ideia foi plenamente revelada em suas obras. Seu famoso artigo "A História da Torre Yueyang" reflete-a direta e claramente na forma de prosa: "Preocupe-se primeiro com o mundo e depois preocupe-se com isso." "O mundo está feliz e feliz", e "Os Pescadores no Rio" incorpora isso eufemisticamente e implicitamente na forma de poesia.

"O Pescador no Rio" é curto no papel, mas longo em emoção, e é único na arte. Não há uma única palavra ou palavra incomum em todo o poema, que é tão popular e natural que um bebê pode cantá-la e uma velha pode decifrá-la. No entanto, não é tão insípido quanto a água fervida, mas tão intrigante quanto o vinho suave.

Ver a bondade na simplicidade e o profundo afeto na clareza, alcançando o reino de "aparentemente brando, mas na verdade bonito", como disse Su Shi, é uma característica artística importante deste poema.

Outra característica artística importante deste poema é que ele expressa emoções e aspirações enquanto as esconde. Lu Shiyong certa vez apresentou esse padrão de beleza poética em "A General Theory of Poetry Mirror": "Aqueles que são bons em expressar emoções podem expressar suas emoções de maneira superficial e profunda, e quando querem revelá-las, mas também escondê-las , eles sentem que não há limite para isso."

Todos expressam emoções. , Poemas que podem realmente "revelar, mas ocultar" em termos de tema de expressão são muitas vezes mastigáveis ​​e infinitamente memoráveis. “O Pescador do Rio” é exatamente um desses poemas. O poema pretende refletir as dificuldades e perigos enfrentados pelos pescadores que pescam no rio e solidarizar-se com o sofrimento do povo.

Obviamente, em termos de poesia, é baseado no poema "Compaixão pelos Agricultores" do poeta da Dinastia Tang Li Shen, "Quem sabe que cada refeição no prato é um trabalho árduo", ao contrário de Zhang Poema de Zhihe "O Pescador" O poema sobre o pescador é tão descontraído e elegante: "Chapéus de bambu verdes, capas de chuva de fibra de coco verdes, não há necessidade de retornar com o vento oblíquo e a garoa";

Mas em termos de expressão , não é tão franco quanto Li Shi. É como um pico de montanha envolto em fumaça. À primeira vista, esconde a cabeça e a cauda, ​​ou aparece ou desaparece, nebuloso. Através da fumaça, pode-se reconhecer sua "verdadeira face do Monte Lu"; também parece ser um Pessoa introvertida cujas emoções estão acumuladas na montanha.Pode-se dizer que o coração é invisível.

Neste poema, exceto pelo título, não há palavra “pescador” no poema, mas os pescadores são mencionados ao longo do poema. Os dois primeiros versos do poema parecem ser simples.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde