inicial > Conversa Histórica

Como avaliar a influência e o significado de Confúcio nas gerações posteriores (por que os pensamentos de Confúcio continuam até hoje)

Su Shige 2023-02-13 frequência

Resumo:A contribuição e a influência de Confúcio são extremamente grandes e têm influenciado as gerações futuras há milhares de anos. Hoje, podemos viver hoje por causa de Confúcio. Caso contrário

Confúcio é realmente importante? Sem Confúcio, a história chinesa teria parado.

Na história chinesa, houve muitas campanhas para derrubar a família de Confúcio. O corpo de Confúcio foi até desenterrado da sepultura e chicoteado.

Nada é absolutamente perfeito no mundo, e o mesmo se aplica ao confucionismo. O confucionismo também tem muitas deficiências, razão pela qual tem sido criticado por tantas pessoas.

Mas depois de cada movimento crítico, o confucionismo ainda era adotado pelos governantes como o bambu brotando após a chuva. Então o confucionismo é realmente tão importante?

Em outras palavras, Confúcio é realmente importante? Existem dezenas de milhões de pessoas na China, o que acontecerá se faltar um Confúcio? Os historiadores dizem que sem Confúcio a história chinesa teria parado.

1. Contribuição de Confúcio

A maior conquista de Confúcio é a criação do confucionismo , deixe os governantes terem as ferramentas ideológicas para governar o povo e deixe o país formar um todo. Além disso, Confúcio também compilou inúmeros clássicos da literatura antiga, como "Poesia" e "O Livro" e outros Quatro Livros e Cinco Clássicos.

Depois disso, foi lançada a educação civil, permitindo que crianças comuns aprendessem, o que era uma forma de as pessoas que estavam na base encontrarem uma escada para subir até o topo.

A contribuição e a influência de Confúcio foram grandes e têm influenciado as gerações futuras há milhares de anos. Hoje, podemos ter a vida que temos agora por causa de Confúcio. Caso contrário, não desfrutaríamos da educação que temos. agora, e a China o teria há milhares de anos. Se perecer, a história chinesa também desaparecerá no longo rio da história.

2. Outras idéias

Algumas pessoas podem dizer isso naquela época, exceto para Confúcio Além do confucionismo, havia outros pensamentos. Naquela época, além do confucionismo, havia quatro pensamentos principais: legalismo, taoísmo, moísmo e budismo.

Por que o confucionismo surgiu enquanto outras ideias se tornaram estranhas? Então, vamos pensar nisso no lugar de outra pessoa: se outras ideias pudessem se tornar as ferramentas de governo do governante, como seria a China antiga?

Legalismo, um simples resumo do Legalismo, ou seja, punição estrita e lei estrita, desde que algo é cometido, Eles serão severamente punidos. Embora tal punição também seja favorável à gestão e ao governo do país, é extremamente cruel para as pessoas no nível mais baixo.

Se o pensamento legalista governar há muito tempo, o povo ficará ressentido e certamente se revoltará contra as duras punições. Se o Legalismo governar o mundo, o seu resultado final será a destruição.

O pensamento taoísta, o resultado do domínio do pensamento taoísta, só pode tornar-se que o país não é como o país e a família não são como o lar.

O pensamento taoísta é muito bonito e trata de não fazer nada. Ele quer criar uma sociedade natural e harmoniosa e alcançar um estado de vida de não fechar a porta à noite, trabalhar ao nascer do sol e descansar às No entanto, tal sociedade é demasiado idealista e simplesmente não pode ser alcançada.

Se o mundo for governado de acordo com as ideias taoístas, todos acabarão por viver num sonho e não haverá resistência face à invasão estrangeira, porque todos vivem no seu ambiente mais ideal.

A ideia principal do Moísmo é amar a todos, mas não atacar.

Além disso, o moísmo tem outro pensamento, isto é, pessoas cavalheirescas. Todos os crentes do pensamento moísta têm um coração cavalheiresco e estão dispostos a enxar os fortes e ajudar os fracos, e estão dispostos a ajudar os outros. Moralidade é nobre, mas é realmente adequado para governar um país?

Quando os governantes governarem com ideias moístas, o país se tornará um paraíso para os cavaleiros, e isso também fará com que muitas pessoas usem o manto de cavaleiros, realizem atividades criminosas, e os cavaleiros usarão a força para perturbar o país. Se houver muitos cavaleiros, o país estará um caos.

Não há necessidade de dizer mais sobre o pensamento budista. Basta olhar para a Índia e você saberá que eles siga também isto O estabelecimento de um país baseado na religião tornou-se muito feudal e supersticioso.

Nos tempos antigos, se um país fosse fundado com base nas ideias budistas e todos seguissem as ideias budistas, então o país não seria um país, o pensamento seria feudal e a China não estaria longe da destruição.

Portanto, com exceção do confucionismo, as ideias dominantes da época não eram adequadas para fundar ou governar um país, e os monarcas não usariam ideias problemáticas como ferramentas de governo.

< p>< img src="https://img.gtmm.net:8988/fbk/uploadfile/images/63ea10c08d9501676284096.jpg">

3. Forte compatibilidade

A razão pela qual o confucionismo é tão poderoso é também porque o confucionismo tem uma forte compatibilidade, o original O confucionismo não é o mesmo que o confucionismo subsequente.

O confucionismo tem seu próprio desenvolvimento em cada período e em cada época. Ele absorve a essência de outros pensamentos e gradualmente enriquece e melhora seus próprios pensamentos, tornando o confucionismo mais adequado para o governo.

Do confucionismo posterior, pode-se ver claramente que o legalismo e outros pensamentos são uma combinação de muitos pensamentos e têm um forte poder de desenvolvimento.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde