inicial > Conversa Histórica

O ano em que o Festival do Barco-Dragão foi listado como patrimônio cultural imaterial mundial (disputa do Festival do Barco-Dragão entre a China e a Coreia do Sul)

Shui Xilian 2023-03-03 frequência

Resumo:Em 3 de junho de 2022, chegou o feriado do Festival do Barco-Dragão, vamos falar sobre o “Festival do Barco-Dragão”. A Coreia do Sul é a primeira a declarar o "Festival do Barco-Dragão" como

O "Festival do Barco-Dragão" foi declarado patrimônio cultural imaterial mundial pela Coreia do Sul. Quanto você sabe sobre o Festival do Barco-Dragão?

Em 3 de junho de 2022, o feriado do Festival do Barco-Dragão chegou. Vamos falar sobre o “Festival do Barco-Dragão”.

A Coreia do Sul assumiu a liderança ao declarar o "Festival do Barco-Dragão" como patrimônio cultural imaterial mundial. Qual é a disputa sobre o "Festival do Barco-Dragão" entre a China e a Coreia do Sul?

De quem é o Festival do Barco-Dragão que você está comemorando agora? Quais são algumas pequenas coisas que você não sabe sobre o Festival do Barco-Dragão?

1. A disputa sobre o Festival do Barco-Dragão entre a China e a Coreia do Sul

Em 1967, o Festival do Barco-Dragão de Gangneung foi designado como o 13º da Coreia Importante Património Cultural Imaterial e Importantes Relíquias Culturais Imateriais.Em 2005, foi designado Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Depois que a Coreia do Sul assumiu a liderança na solicitação do status de Patrimônio Mundial, ainda comemoramos o Festival do Barco-Dragão da nação chinesa, mas ficamos um pouco ofendidos. O Festival do Barco-Dragão é um dos quatro festivais tradicionais do meu país, também conhecido como “Festival de Duanyang”, mas a Coreia do Sul também tem um Festival do Barco-Dragão, que também acontece no quinto dia do quinto mês lunar.

O Festival do Barco-Dragão Gangneung da Coreia do Sul (강릉단오제) é famoso há muito tempo e é um representante típico das atividades do Festival do Barco-Dragão da Coreia do Sul. Durante o Festival Anual do Barco-Dragão, milhões de pessoas turistas da Coreia do Sul e de todo o mundo visitam tanto. As atividades do Festival do Barco-Dragão são ricas e coloridas.

Além dos rituais designados (fabricação de vinho sagrado - cerimônia de envio aos deuses), festivais de bruxaria, shows oficiais de máscaras de escravos, competições de música agrícola, competições de música agrícola infantil e baladas Heshan Odaodai.

Além disso, há muitas atividades folclóricas, como competição de redação de poesia chinesa, competição de canto folclórico local, competição nacional de canto folclórico, cabo de guerra, luta livre, swing, tiro com arco, lançamento de maconha, etc. ; atividades comemorativas, como jogos de fogos de artifício, iluminação de lanternas do Festival do Barco-Dragão, etc.; à noite, como apresentações de música tradicional chinesa, brincadeiras e cantos, etc.; as atividades artísticas são ricas e coloridas.

Isso causou alvoroço em nossa mídia. A China está ansiosa. A Coreia do Sul solicitou preventivamente seu próprio estilo cultural. Mas a responsabilidade é nossa, porque você disse isso o Festival do Barco-Dragão é seu. Sim, mas você nem tem o feriado do Festival do Barco-Dragão e não presta muita atenção a ele. A Coreia do Sul tem o feriado do Festival do Barco-Dragão e atribui grande importância a ele, e celebra-o de forma muito formal e grandiosa.

Para especialistas e estudiosos ocidentais, é claro que eles acreditam que o Festival do Barco-Dragão é um rótulo cultural da Coreia do Sul.

Assim, a China tomou medidas corretivas:

Em maio de 2006, o Conselho de Estado incluiu-o no primeiro lote de listas nacionais de património cultural imaterial; desde 2008, está listado como um património cultural imaterial nacional. Feriado obrigatório; em Setembro de 2009, a UNESCO aprovou oficialmente a sua inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial Humano, tornando o Festival do Barco-Dragão o primeiro festival chinês a ser seleccionado como património cultural imaterial mundial.

2. A diferença entre os Festivais do Barco-Dragão Chinês e Coreano

Na verdade, a diferença não é grande. Ela apenas se espalha ao longo do tempo e traz características regionais diferentes. Claro, o significado de sustento é um pouco diferente. A data dos dois festivais é a mesma, que é o quinto dia do quinto mês lunar. O objetivo é o mesmo, e ambos são para melhor afastar os maus espíritos e eliminar desastres.

É claro que existem algumas diferenças: em alguns lugares da China, o rei dragão é adorado, mas na maioria dos lugares, as pessoas são adoradas, como Qu Yuan. Mas na Coreia do Sul, eles adoram os deuses das montanhas e também realizam algumas atividades para adorar os deuses das montanhas, que são relativamente grandiosas e solenes.

Em 2009, o Festival do Barco-Dragão da China foi candidatado com sucesso ao estatuto de Património Mundial. Foi precisamente devido às pequenas diferenças causadas pelas diferentes culturas étnicas e regionais que a nossa candidatura foi bem sucedida.

Para ser honesto, os coreanos levam muito a sério os festivais tradicionais. Justamente quando inscreveram com sucesso o Festival do Barco-Dragão na Lista do Património Mundial, a nossa cultura tradicional chinesa foi gradualmente sendo negligenciada e muitos jovens nem sequer sabiam a origem do Festival do Barco-Dragão.

3. Pouco conhecimento sobre o Festival do Barco-Dragão Chinês

Nossos costumes do Festival do Barco-Dragão Chinês incluem: "comer bolinhos de arroz, correr em barcos-dragão, pendurar cálamo, artemísia, atractylodes defumados e angélica , Beba vinho realgar. Relacionado ao seguinte:

1. O Festival do Barco-Dragão Chinês tem o maior número de apelidos para festivais, como: Festival Duanyang, Festival Chongwu, Dia das Meninas, Festival do Barco-Dragão, Festival Calamus, Festival do Dia do Dragão, Tianzhong Festival, Festival Zongzi, Festival de Maio, Festival do Meio-dia, Festival das Orquídeas de Banho, Dia Qu Yuan, Dia do Poeta, etc. mais de 20! Mostra que os governantes não administraram bem e permitiram que o povo se defendesse sozinho.

2. Por que expulsamos os cinco venenos durante o Festival do Barco-Dragão? Antigamente, maio era considerado o “mês venenoso”. Nessa época, o clima está ficando mais quente e chuvoso, as pessoas têm tendência a adoecer e muitos insetos da natureza também estão por aí. As pessoas consideram o quinto dia de maio um dia para afastar os insetos nocivos.

Os "cinco venenos" são cobras, escorpiões, centopéias, lagartixas e sapos. Na verdade, chamar coletivamente esses cinco animais de “Cinco Venenos” foi um mal-entendido dos antigos, porque as lagartixas não são venenosas, mas são consideradas animais altamente venenosos. É para lembrar as pessoas de prestarem atenção à prevenção de doenças.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde