inicial > Conversa Histórica

O texto original e a tradução do antigo poema "Mountain Village Yonghuai" (Apreciação do significado do poema "Mountain Village Yonghuai")

Lang Xianlian 2023-03-11 frequência

Resumo:Esta música "Mountain Village Odyssey" foi escrita por Shao Yong quando ele viajou para Henan em seus primeiros anos. Com um eufemismo, ele retrata uma beleza simples, natural e nebulosa da paisagem

O poema de Shao Yong tem apenas algumas frases, mas faz com que as pessoas que adoram o dinheiro se sintam envergonhadas.

A três ou três milhas de distância, há quatro ou cinco casas em Yancun.

São seis ou sete pavilhões com oitenta ou noventa flores.

Apreciação da "Odisséia na Aldeia da Montanha" de Shao Yong

Shao Yong, um verdadeiro eremita da Dinastia Song, viveu na cidade de Luoyang e tinha conhecimento em todo o mundo. Ele "se esconde um pouco na selva e se esconde muito tempo na cidade". Ele é bastante talentoso, mas nunca iniciou uma carreira oficial em sua vida.

Song Renzong e Song Shenzong o chamaram ao tribunal duas vezes, mas Shao Yong recusou ambos por causa de doença.

Ele, junto com Zhou Dunyi, Zhang Zai, Cheng Hao e Cheng Yi, é conhecido como os "Cinco Filhos da Dinastia Song do Norte". Ele é um dos fundadores do Novo Confucionismo. Ele é um famoso filósofo, pensador e matemático. Ele é profundamente favorecido pelo ex-primeiro-ministro. Fu Bi e Sima Guang o elogiaram.

Esta música "Mountain Village Odyssey" foi escrita por Shao Yong quando ele viajou para Henan em seus primeiros anos. Com um eufemismo, ele retrata uma pintura de paisagem rural que é simples, natural e de beleza nebulosa.

Todos deveriam estar familiarizados com a palavra "conforto" e usá-la frequentemente na vida diária. Sua origem vem de Shao Yong.

Quando era menino, Shao Yong morava com seu pai na montanha Sumen, em Gongcheng “Adivinhação” é porque ele e seu pai estudaram Yi e Taoísmo, então Shao Yong leu muitos livros.

Então, de repente, um dia, Shao Yong percebeu que "é melhor não ter livros do que acreditar em livros", ou seja, "as pessoas no passado ainda eram amigas no passado, mas eu não alcançou as quatro direções sozinho ", então ele decidiu fugir, cruzando o Rio Amarelo, visitei o Rio Fenhe, o Rio Jianghuai e as Planícies de Hanjiang, e inspecionei Song, Zheng, Qi, Lu e outros estados feudais de Zhou Ocidental. Eu Passei muitos anos aumentando meu conhecimento.

Em 1049 dC, o primeiro ano do reinado do Imperador Renzong na Dinastia Song, Shao Yong veio para Luoyang. De repente, ele teve uma epifania e suspirou: "O Tao está aqui." Então ele parou e construiu um casa de palha nos arredores de Luoyang. Ele trabalhou diligentemente na agricultura e na queima Coma arroz, corte lenha e sirva seus pais.

Naquela época, ele vivia uma vida muito difícil, mas ainda vivia feliz todos os dias. Isso fez com que muitas pessoas se perguntassem por que esse homem era tão "pobre e feliz" - embora não tivesse nada , Sempre parecendo feliz e contente.

Até que um dia, Shao Yong escreveu um poema intitulado "Qingye Yin" 》:< /p>

Quando a lua atinge o centro do céu e o vento sopra sobre a água.

Geralmente tem um significado claro, mas poucas pessoas sabem disso.

Assim, as pessoas gradualmente começaram a perceber que este era um "estudioso" incrível, e essas palavras logo se espalharam de boca em boca e chegaram aos ouvidos de Sima Guang, Fu Bi e Wang Gongchen, você devem conhecer esses poucos, mas os grandes gigantes literários que eram famosos em todo o mundo naquela época.Quando souberam que esse “homem-deus” estava em Luoyang, naturalmente quiseram descobrir.

Depois de apenas algumas conversas, vários "gigantes literários" ficaram impressionados com as ideias de Shao Yong e financiaram conjuntamente uma casa para Shao Yong e sua família no sul da Ponte Tianjin, a oeste do Templo Luoyang Tiangong. A partir daí, Shao Yong começou a se concentrar nos estudos e saía para dar aulas de vez em quando.

Ele chamou esta casa de "Angle" e se autodenominou "Sr. Anle".

Em breve, as pessoas na cidade de Luoyang, sejam elas velhas, jovens, mulheres e crianças ou estudiosos., todos sabiam o nome de Shao Yong. Quando Shao Yong anda na rua, alguém sempre o chama de "Senhor" afetuosamente ou diz familiarmente: "Meu marido está aqui."

Muitas pessoas até começaram a imitar Shao Yong e a decorar suas casas. Foi construído como Shao Yong e denominado "Xingwo".

Mais tarde, alguns estudantes e autoridades de outros lugares vieram para Luoyang. Em vez de visitar o prefeito, eles foram à "casa confortável" de Shao Yong para obter conselhos. Shao Yong sempre convenceu as pessoas com sua virtude. Quando as pessoas educam seus filhos, costumam dizer: Se você não estudar muito, temo que o Sr. Sima e o Sr. Shao saibam disso.

Pode-se dizer que a reputação de Sima Guang entre o povo é incomparável nos tempos antigos e modernos. Quando ele faleceu, milhares de pessoas choraram nas ruas, mas Shao Yong não tinha uma posição oficial, mas ele era tão famoso quanto Sima Guang, e sua influência pode ser imaginada e conhecida.

O mais importante é que Shao Yong se concentre no aprendizado, viva uma vida frugal, e não é mundano. Em seus últimos anos, ele escreveu um poema que faria com que aqueles que são gananciosos por dinheiro e se preocupam com ele o lessem e se sentissem culpados. Este poema é intitulado "Uma Canção de Vida":

Há centenas de milhões de anos antes e há bilhões de vidas depois.

Nos cem anos que se passaram, muitas coisas foram realizadas.

Quanto à expectativa de vida das pessoas, quantas pessoas podem viver até os cem anos?

Não importa o quanto você não goste, você ficará abatido ao se forçar.

Este poema não é profundo, é mais simples e fácil de entender do que sua famosa "Poesia em Flor de Ameixeira", mas pode iluminar as pessoas. Olhando para a galáxia da história, centenas de anos de vida se passaram rapidamente, a glória é o orvalho entre as flores e a geada está na grama da riqueza. Por que alguém deveria se preocupar? Se as pessoas querem lutar, devem lutar contra o destino e o tempo, não contra o dinheiro.

A felicidade humana não reside em ter mais, mas em importar-se menos. Mais é um fardo, outro tipo de perda; menos não é uma falta, mas outro tipo de posse mais ampla.

Do grande caminho para a simplicidade, Shao Yong passou toda a sua vida em Dinastia Qing e viveu em reclusão na cidade., há muito que consegue ver através das disputas no mundo, por isso pode ser elogiado por funcionários de alto escalão como Sima Guang e Wang Gongchen.

Quando ele estava acamado em seus últimos anos, pessoas famosas como Sima Guang, Zhang Zai, Cheng Hao e Cheng Yi vieram acompanhá-lo dia e noite. Até que o Sr. Shao Yong faleceu. , eles ainda estavam fazendo arranjos para ele.

Shao Yong é indiferente à fama e à riqueza e tem um coração puro. Esta é a pessoa que realmente vive uma vida sensata e digna de respeito.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde