inicial > Enciclopédia de curiosidades

Pequim é agora uma cidade de primeiro nível (entre as quatro cidades de primeiro nível, apenas Pequim está no norte)

Xu Lizhan 2023-03-16 frequência

Resumo:Como todos sabemos, existem quatro cidades de primeira linha no nosso país, Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen. Exceto Pequim, no norte, as outras três estão todas no sul. Por quê? Obviamente,

Por que é que entre as quatro principais cidades de primeiro nível, apenas Pequim está no norte e as outras três estão no sul?

Como todos sabemos, há quatro cidades de primeiro nível no meu país, Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen. Exceto Pequim, no norte, as outras três são todas no Sul. Qual é a razão? Obviamente, esta é uma questão muito complexa e que vale a pena explorar.

Não foi apenas nos últimos anos que a força econômica geral do norte ficou atrás da do sul Já na Dinastia Song, o centro de gravidade económico da China era o Sul. A transferência foi concluída e, a partir de então, a estrutura económica da China foi estabelecida.

Na Dinastia Tang, o Imperador Yang da Dinastia Sui construiu o Grande Canal para transportar produtos do sul do Rio Yangtze para Chang'an, a capital, e Luoyang, a cidade central do Grande Canal. A razão era que o sul do rio Yangtze tinha uma forte força económica e estava localizado longe, pelo que havia necessidade de um canal, ligado por importantes artérias de transporte.

O desenvolvimento da China ocorre de norte a sul. No início, grandes áreas no sul eram menos desenvolvidas. Tomemos Chengdu como exemplo. Antes de Li Bing e seu filho construírem Dujiangyan, a planície de Chengdu foi afetada por secas e inundações, e não tem conseguido produzir produtos únicos.Uma cidade de forte influência.

Com a construção de Dujiangyan, Chengdu foi listada como uma das "Cinco Capitais" na Dinastia Han, e foi chamada de "Yang Um e Benefício Dois" na Dinastia Tang. Por milhares de anos, Chengdu tem sido a cidade central da região sudoeste.

Um vislumbre do leopardo na imagem mostra que, com a melhoria da produtividade e a construção de instalações de conservação de água, grandes áreas no sul foram desenvolvidas.

Cidades famosas como Nanjing, Yangzhou e Hangzhou surgiram no sul do rio Yangtze. No curso médio do rio Yangtze, existem cidades brilhantes como Jingzhou e Wuchang. No curso superior do rio Yangtze está Chengdu e no sul da China está Guangzhou, uma cidade com forte força abrangente.

Nos tempos modernos, com o avanço da industrialização e a popularização da construção naval, a construção de pontes e outras tecnologias, montanhas, rios e mares já não são barreiras naturais, e um grande número de cidades industriais surgiram em toda a bacia do rio Yangtze.

Depois que Xangai abriu como porto em 1843, fez rápido progresso e rapidamente se desenvolveu no centro econômico, centro financeiro, centro comercial e centro de navegação da China;

Wuchang, devido à construção de balsas e da ponte sobre o rio Yangtze, as três cidades de Hankou e Hanyang foram integradas em uma só, chamada Wuhan, e se tornou a cidade com a força abrangente mais forte na China central;

O mesmo se aplica a Chongqing, que integrou com sucesso a cidade no início do século XX. O âmbito ultrapassa a Península de Yuzhong, atravessando o rio Yangtze e o rio Jialing, e os limites da cidade continuam a expandir-se...

Vários exemplos provaram que, com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o rio Yangtze, de propriedade do sul, foi desenvolvido ainda mais.

Como a China mudou de cidades fechadas no interior para cidades abertas oceânicas, um grupo de cidades do sul ao longo da costa e dos rios experimentou um rápido desenvolvimento nos tempos modernos ou na era contemporânea. O mais óbvio As duas cidades são Xangai e Shenzhen. Ambas as cidades possuem grandes portos, atraem uma grande quantidade de investimento estrangeiro e desenvolveram o comércio exterior.

As cidades do norte têm desvantagens óbvias. O Rio Amarelo, no norte, não tem valor de transporte e devido a fatores climáticos , o inverno é longo. É frio, com relativamente pouca precipitação, e há muitas cidades com falta de água. Pequim, Zhengzhou, etc. são todas cidades com escassez de água, e o desenvolvimento da indústria, especialmente da indústria pesada, requer um muita água.

As três principais regiões com maior desenvolvimento econômico na China são o Delta do Rio Yangtze, o Delta do Rio das Pérolas e a região Pequim-Tianjin-Hebei. Existem muitas cidades no Delta do Rio Yangtze e no Delta do Rio das Pérolas. Delta do rio com PIB superior a um trilhão de yuans, incluindo Xangai, Suzhou e Nanjing., Wuxi, Shenzhen, Guangzhou, Foshan, Dongguan.

Por outro lado, na região Pequim-Tianjin-Hebei, apenas Pequim e Tianjin têm um PIB superior a um trilião de yuans. A economia de Hebei não foi impulsionada. Vale a pena ponderar as razões.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde