inicial > Conversa Histórica

De qual dinastia Wu Daozi foi pintor (os cinco pintores e obras famosas da história)

Lu Chungu 2023-03-22 frequência

Resumo:Wu Daozi (cerca de 680 DC a 759 DC), um famoso pintor da Dinastia Tang, nasceu em Yangzhai (agora Yuzhou, Henan). Ele foi homenageado como o "Sábio da Pintura de Todas as Gerações" pelas geraçõe

Os cinco pintores mais famosos da história chinesa:

1. Wu Daozi

Wu Daozi (cerca de 680 DC) ~759 DC), um famoso pintor da Dinastia Tang, de Yangdi (agora Yuzhou, Henan). Ele foi homenageado como o "Sábio da Pintura de Todas as Gerações" pelas gerações posteriores e foi reverenciado como Patriarca pelos pintores populares.

Ele é o fundador da pintura de paisagem chinesa e é homenageado como o "Sábio da Pintura" pelas gerações posteriores. Sua pintura de figuras é "incomparável no mundo". Ele é bom em Budismo, Taoísmo, deuses e fantasmas, figuras, paisagens, pássaros e feras, vegetação, pavilhões, etc. Ele é especialmente bom em Budismo, Taoísmo, figuras e criação de murais.

As pinturas em pergaminho feitas por Wu Daozi também são bastante ricas, como "Envie Seu Filho para o Céu King", "Oito "Volume dos Dezessete Imortais" e assim por diante.

2. Gu Kaizhi

Gu Kaizhi (348-409), cujo nome de cortesia era Changkang e cujo apelido era Hutou, era de Wuxi, Jinling ( agora Jiaoxi, província de Jiangsu).

Excelente em poesia, prosa e poesia, especialmente em pintura. Ele é bom em retratos, figuras históricas, taoísmo, animais, paisagens e outros assuntos, lançando as bases para o desenvolvimento da pintura tradicional chinesa.

A pintura de Gu Kaizhi pretendia expressar o espírito. Seus argumentos como “a imaginação é maravilhosa” e “retratar o espírito com forma” foram chamados pelas pessoas da época de três excelências: excelência na pintura, excelência na escrita e excelência na paixão.

Os trabalhos de Gu Kaizhi incluem "On Painting", "Elogio à pintura de Shengliu nas dinastias Wei e Jin" e "Pintura da Montanha Yuntai", entre as quais As ideias de expressar a imaginação e representar o espírito através da forma têm grande influência no desenvolvimento da pintura chinesa. As pinturas "Imagens de Admoestações da História Feminina", "Imagens de Luo Shen Fu", "Imagens da Benevolência e Sabedoria Feminina", "Imagem de Qin Qin", etc.

3. Zhao Mengfu

Zhao Mengfu (1254~1322) foi nomeado Ziang, também conhecido como Taoísta Songxue e Taoísta do Palácio de Cristal. O décimo primeiro neto de Song Taizu Zhao Kuangyin e sucessor de Qi Wang Zhao Defang.

Zhao Mengfu era erudito e talentoso, bom em poesia e prosa, bom em economia, bom em caligrafia, pintura fina, bom em epigrafia, proficiente em leis e regulamentos e bom em interpretação e apreciação. Na pintura, ele criou um novo estilo de pintura na Dinastia Yuan, que ficou conhecido como a "Coroa da Dinastia Yuan".

Suas pinturas utilizam uma ampla variedade de materiais e técnicas abrangentes. Ele é bom em paisagens, figuras, flores e pássaros. Sua pintura e idéias de pintura terão um impacto profundo nas gerações futuras.

As pinturas famosas transmitidas por Zhao Mengfu incluem "Bebendo cavalos nos subúrbios de outono", "Pedras bonitas e Floresta Fina", " "Ode à Deusa de Luo", "Imagem das Cores do Outono das Flores da Pega", "Reconstrução dos Três Portões do Templo Xuanmiao", etc.

4. Mi Fu

Mi Fu, um calígrafo e pintor da Dinastia Song do Norte, foi inicialmente chamado de Fu, mais tarde alterado para Fu, com o nome de cortesia Yuanzhang, e assinou seu nome Mi ou Mi, seus ancestrais viviam em Taiyuan, mais tarde se mudaram para Xiangyang, Hubei, e foram relegados para Runzhou (agora Zhenjiang, Jiangsu). Naquela época, ele era conhecido como Haiyue Waishi, também conhecido como descendente de Wan Xiong e descendente de Huozheng.

Ele já serviu como secretário escolar, doutor em caligrafia e pintura e ministro das Relações Exteriores do Ministério da Etiqueta.

Mi Fu é único em caligrafia e pintura, com seu estilo único de madeira morta, bambu e pedra, e pinturas de paisagens.

Ele também é bastante talentoso em caligrafia. Ele é bom em escrita de selo, escrita oficial, escrita regular, escrita corrente, escrita cursiva e outros estilos de caligrafia. Ele é bom em copiar a caligrafia de povos antigos para o extensão da autenticidade. Mi Fu escreveu "Shu Su Tie", também conhecido como "Shu Su Tie". "Ancient Poetry Tie" é o oitavo roteiro em execução no mundo e é elogiado pelas gerações posteriores como a gravata mais bonita da China.

5. Zhang Zeduan


Zhang Zeduan (1085-1145), nome de cortesia Zhengdao, nacionalidade Han, de Langya Dongwu (agora Zhucheng, Shandong), foi um mestre da pintura na Dinastia Song do Norte. Durante o período Xuanhe, ele serviu como oficial de Hanlin e era bom em pintar edifícios, casas, árvores e pessoas.

As pinturas de gênero de lojas, pontes, ruas e muralhas da cidade são retratadas meticulosamente e os limites são precisos. As figuras são tão reais quanto a vida. Ele estava ansioso para aprender desde criança. Ele viajou para Bianjing (hoje Kaifeng, Henan) para estudar nos primeiros anos e mais tarde estudou pintura.

Quando o Imperador Huizong da Dinastia Song trabalhava na Academia de Pintura Hanlin, ele se especializou na pintura de limites de palácios e palácios, e era especialmente bom em pintar barcos, carruagens, lojas, pontes, ruas e cidades paredes. Mais tarde, ele "ganhou a vida vendendo pinturas depois de perder seu lugar na casa, e escreveu" West Lake Competition Picture "e" Ao longo do rio durante o Festival de Qingming ".

As obras existentes incluem "Ao longo do rio durante o Festival de Qingming" e "Jinmingchi Competindo por Licitação", etc., todos eles antigos tesouros da arte chinesa.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde