inicial > Enciclopédia de curiosidades

Regras para cem dias após a morte de idoso (requisitos e particularidades sobre não cortar o cabelo nos cem dias após o funeral)

Wei Lejing 2023-04-25 frequência

Resumo:Na verdade, existe uma regra sobre “nenhum corte de cabelo dentro de cem dias” durante o luto. O “Livro da Piedade Filial” diz que “os cabelos e a pele do corpo são recebidos dos pais e n

Se houver um funeral na família, “nenhum corte de cabelo dentro de cem dias” é realmente uma exigência e uma particularidade?

Há um funeral na família, especialmente quando os pais morrem e os filhos estão de luto, existem muitos problemas na vida, requisitos e particularidades, “nenhum corte de cabelo em cem dias” é um deles.

A maioria das áreas do nosso país tem esse costume e ele ainda existe. Incluindo os povos Manchu e Daur no norte, e os Zhuang, Miao e outras minorias étnicas no sul, eles também têm esta particularidade e tabu. Deveria ser o consenso da vida cultural tradicional chinesa formado ao longo de um longo período da história.

De fato existe uma regra que diz que "nenhum corte de cabelo deve ser feito dentro de cem dias" durante o luto. O “Livro da Piedade Filial” diz que “os cabelos e a pele do corpo são recebidos dos pais e não ousam ser danificados, o que é o início da piedade filial” é a base teórica, e o “Livro dos Ritos” diz “tomar banho no terceiro mês” são os detalhes operacionais específicos.

O costume popular de "não cortar o cabelo dentro de cem dias" durante o luto é a implementação específica e o costume de "tomar banho em março". Mu significa tomar banho, incluindo cortar o cabelo.

1. As origens históricas e as fontes clássicas de não cortar o cabelo durante o luto

Funerais e cerimônias fúnebres existiam nas dinastias Xia e Shang, e os regulamentos foram aperfeiçoados e posicionados na Dinastia Zhou Ocidental. Mas os “três anos de luto”, ou seja, a regra dos três anos de luto, foi criada pelo confucionismo representado por Confúcio. Durante o período do Imperador Wu da Dinastia Han, o sistema de luto tornou-se mais rígido.

Na Dinastia Tang, o luto era uma lei e os infratores eram punidos. Isto foi seguido pelas dinastias subsequentes até o final da Dinastia Qing.

Ou seja, desde a Dinastia Zhou Ocidental, os rituais e a música foram estabelecidos, e a etiqueta e a moralidade foram respeitadas. Por mais de três mil anos de história humanística chinesa, os funerais e funerais foram importantes conteúdos e aspectos da vida familiar e social chinesa.

Como uma espécie de acumulação cultural, penetrou profundamente nos corações do povo chinês e formou as características culturais únicas do povo chinês. Não desaparecerá num longo período histórico.

O "Livro da Piedade Filial" começa com: "O corpo, o cabelo e a pele são recebidos dos pais e não ousam ser danificados. Este é o início da piedade filial."

< p>Sob condições culturais tradicionais, o corte de cabelo é um evento importante., você não pode operá-lo casualmente, você deve denunciá-lo aos seus pais e idosos para obter permissão. Esta deveria ser a base clássica para “não cortar o cabelo no luto”.

O "Livro dos Ritos" é uma obra-chave dos "Quatro Livros e Cinco Clássicos" e o livro oficial para o funcionamento escolar e exames imperiais após as Dinastias Sui e Tang.

A maior parte das regulamentações específicas sobre o luto vem do "Livro dos Ritos", que apresenta normas e requisitos específicos em termos de aparência, voz, fala, alimentação, vestuário, residência, etc.

Por exemplo, durante o período de luto, não é permitido casamento, não é permitido entretenimento, não é permitido tomar banho, não é permitido cortar ou fazer manicure no cabelo, não é permitido álcool ou carne, casais não são permitidos ter sexo, e aqueles que ocupam cargos oficiais devem ser dispensados ​​de suas funções de viver em luto, e devem usar travesseiros de palha, etc.

O “Livro dos Ritos” estipula que “deve-se tomar banho no terceiro mês”, o que deveria ser a fonte do clássico livro “não cortar o cabelo dentro de cem dias”.

2. A vida não pode ser prejudicada pela morte, ou seja, nenhuma etiqueta pode prejudicar Se a pessoa não causar obstrução ou dano, a etiqueta sempre poderá ser adaptada de acordo com as condições reais de vida.

"O Livro dos Ritos — Quatro Sistemas de Roupas de Luto" afirma: "Coma por três dias, banhe-se por três meses e pratique por um período de tempo para destruir a imortalidade e não viver pela morte ou ferimento." Ou seja, os regulamentos sobre dieta, banho, etc. são todos relativos. O corpo humano não pode ser danificado e o corpo humano não pode ser ferido ou morto.

Portanto, "Existem quatro sistemas de luto, e eles devem ser adaptados para se adequar à situação. Benevolência, justiça, etiqueta, sabedoria e propriedade humana são tudo que existem." Devemos respeitar a etiqueta, mas ser capaz de se adaptar de acordo com a situação real é a maior humanidade.

O "Livro dos Ritos - Qu Li" afirma: "Se houver um fio de cabelo na cabeça, banhe-se; se houver uma ferida no corpo, banhe-se; se houver uma doença, beba álcool e coma carne; se a doença parar, ela retornará ao seu estado original; é melhor enterrá-la do que enterrá-la. "Isso não é filial. Aos cinquenta não será arruinado, aos sessenta não será arruinado, aos setenta será só haverá dormência no corpo. Beber álcool e comer carne estará no corpo."

Ou seja, o luto não deve atrapalhar ou prejudicar o corpo. . Pessoas com mais de sessenta anos não estão sujeitas ao sistema de luto em casa.

Portanto, como costume e regra, “nenhum corte de cabelo dentro de cem dias” é relativo e deve ser operado de acordo com sua situação específica.

Ou seja, as coisas estão mortas, mas as pessoas estão vivas. Nos termos actuais, precisamos de ter princípios e ser flexíveis, e precisamos de respeitar as regras, mas também de acompanhar os tempos.

Aqueles que não sabem se adaptar e se apegam à “cabeça de porco morta” estão definitivamente errados e estúpidos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde