inicial > Conversa Histórica

As seis habilidades referem-se às seis habilidades dos tempos antigos (as seis disciplinas de Ritos, Música, Tiro e Livros Imperiais)

Jiang Junyang 2023-05-15 frequência

Resumo:As seis habilidades de etiqueta, música, tiro com arco, cocheiro, caligrafia e matemática eram os seis talentos básicos que os alunos eram obrigados a dominar no sistema educacional aristocrático

A que se referem as seis artes de Confúcio? Ritos, música, tiro com arco e caligrafia são o programa para cultivar cavalheiros com habilidade e integridade política.

O sábio Confúcio fundou o confucionismo e tomou as "Seis Artes" como conteúdo básico de ensino, que inclui especificamente seis disciplinas: etiqueta, música, tiro com arco, castidade, caligrafia e matemática, cobrindo todos aspectos de moralidade, inteligência e educação física, usados ​​para cultivar cavalheiros com integridade e talento político, e um comportamento gracioso, por isso também é chamado de "Seis Artes do Cavalheiro".

As seis habilidades de etiqueta, música, tiro com arco, cocheiro, caligrafia e matemática são os seis talentos básicos que os alunos eram obrigados a dominar no sistema educacional aristocrático da Dinastia Zhou daquela época. Confúcio conduziu classificações detalhadas e formulou um programa de ensino confucionista, que influenciou a tradição cultural da China durante milhares de anos.

01. Ritual e música

Ritos e música estão entre as seis artes da Confúcio para educar lições importantes de caráter moral das pessoas. "Livro dos Ritos: Quli": "Moralidade, benevolência e retidão não podem ser realizadas sem propriedade; monarcas e ministros, pais, filhos e irmãos, todo desafio nunca pode ser determinado." Na filosofia educacional de Confúcio, o ritual e a música são fundamentos muito importantes .

Li refere-se à etiqueta, ou seja, cinco etiquetas, incluindo etiqueta auspiciosa, etiqueta azarada, etiqueta militar, etiqueta de convidado e etiqueta honrosa. Yue refere-se à música, ou seja, as seis músicas incluem seis conjuntos de música e dança: "Yunmen Dajuan", "Xianchi", "Dashao", "Daxia", "Dayi" e "Dawu".

Confúcio nunca parou de educar seus discípulos em rituais e música em nenhum momento. Ele vagou pela Dinastia Song "sob a grande árvore onde praticava rituais com seus discípulos".Quando foi sitiado entre Chen e Cai, ele "não podia viajar, não tinha comida, e aqueles que o seguiam estavam doentes e não podiam prosperar. Confúcio continuou a cantar e recitar canções de cordas. " Pode-se ver a etiqueta de Confúcio. A importância atribuída a esses dois assuntos.

02. Sheyu

Sheyu é usado para fortalecer o corpo e aumentar a capacidade militar As habilidades também se estendem ao nível do ritual e da música. "Livro dos Ritos: Significado do Tiro": "Nos tempos antigos, o imperador usava o tiro para selecionar príncipes, ministros, oficiais e estudiosos. O tiro era assunto de homem, por isso era decorado com rituais e música."

< p> Tiro refere-se a tiro, são os Cinco Tiros, ou seja, Bai Ya, Shen Lian, Yan Zhu, Xiang Chi e Jing Yi no tiro com arco militar. Yu refere-se aos Cinco Yus, que são as técnicas para dirigir carruagens: Ming He Luan, Chasing Water Song, Guo Jun Biao, Wu Jiao Qu e Chasing Bird Zuo.

"O Livro dos Ritos: O Significado do Tiro": "Portanto, o atirador deve avançar e recuar em círculos, com uma mente e um corpo retos. Você pode observar um comportamento virtuoso."

>

Confúcio estendeu Sheyu ao nível do ritual e da música, e considerou a retidão interior e a retidão externa como as manifestações daqueles que estão acostumados ao ritual e à música e têm conduta virtuosa. Naquela época, o tiro com arco não era apenas uma educação física, mas também uma extensão da educação moral.

03. Shushu

A educação Shushu é como Confúcio cultiva e ilumina os alunos A base de inteligência permite que os alunos usem seus cérebros e desenvolvam sabedoria através do estudo de livros e números. É particularmente enfatizado que o livro aqui não se refere à arte da caligrafia e da pintura, mas à arte da criação de personagens. Confúcio usou o método dos Seis Livros para ensinar caracteres chineses.

Shu refere-se aos "seis livros", ou seja, pictogramas, pictogramas, pictogramas, onomatopeias, transferências e empréstimos no método de criação de personagens. Número refere-se aos "Nove Números", que é a tecnologia de cálculo e matemática, e também inclui conteúdos como número racional, número qi e as leis de movimento restrito de yin e yang e os cinco elementos.

Confúcio usou os "Seis Livros" para ensinar seus discípulos a aprender caracteres chineses, e os "Nove Números" para ensinar seus discípulos a compreender números e dominar cálculos e outras habilidades.

A relação entre "número" e "ritual" é muito próxima. No processo de realização do "ritual", existem regulamentações estritas sobre o número de "número", que é o "número ritual".

Por exemplo: As regras para formações de dança são que o imperador use "oito yi", os príncipes usem "seis yi" e os oficiais usem "quatro yi". Tendo em conta a estreita relação entre etiqueta e número, “número” e “ritual” são igualmente valorizados nos ensinamentos de Confúcio.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde