inicial > Conversa Histórica

Uma breve introdução à experiência de vida de Buda (nascimento, crescimento e jornada de Sakyamuni para se tornar um monge e se tornar um Buda)

Li Bingmiao 2023-05-30 frequência

Resumo:Sakyamuni, cujo nome original era Gautama Siddhartha, era o príncipe de Kapilavastu (hoje Nepal) na Índia antiga. Seu pai era o rei Suddhodana, e sua mãe, Lady Maya, veio do vizinho Reino de Koli

A vida do Buda Sakyamuni:

Sakyamuni, anteriormente conhecido como Gautama Siddhartha, o fundador do Budismo, viveu há mais de 500 a.C. Sakyamuni nasceu em Kapilavatthu, norte da Índia, e era o príncipe do rei Suddhodana, o rei do país. Depois de atingir a iluminação, ele foi reverenciado como "Sakyamuni" pelo mundo, que significa "o sábio do clã Sakyamuni".

Sakyamuni nasceu

O nome original de Sakyamuni era Gautama. Siddhartha era o príncipe de Kapilavastu (hoje Nepal) na Índia antiga. Seu pai era o rei Suddhodana, e sua mãe, Lady Maya, veio do vizinho Reino de Koli e era irmã do rei Shanjue, o senhor da cidade de Sky Arm.

Depois de se casar com o rei Suddhodana, Lady Maya permaneceu sem filhos por muitos anos. Uma noite, ela sonhou que um elefante rei branco de seis presas voou para dentro de seu corpo, e só então ela engravidou.

É uma tradição na Índia que as mulheres retornem à sua família natal para dar à luz. Portanto, quando chegou a hora de dar à luz, a Sra. Maya, acompanhada por atendentes do palácio, partiu para o Sky Arm Cidade. Ao passar pelo Jardim Lumbini, Lady Maya saiu do carro para descansar. Quando ela estendeu a mão para colher um galho de Ashoka, o Príncipe Siddhartha nasceu de seu lado direito.

No entanto, a Sra. Maya faleceu sete dias depois do nascimento de Siddhartha. O rei Suddhodana casou-se com a irmã da Sra. Maya, Bogoboti, que criou Siddhartha.

O crescimento de Sakyamuni

O Príncipe Siddhartha era talentoso e inteligente. Na sua idade aos 12 anos, ele dominava o conhecimento mais elevado da Índia naquela época. Aos 16 anos, casou-se com sua prima Yasodhara. Sua vida poderia ser descrita como feliz, mas algo aconteceu que mudou sua vida. A razão foi que uma vez ele saiu de carro da cidade.

Enquanto dirigia pelos três portões da cidade leste, sul e oeste, ele viu os três estados de velhice, doença e morte dos seres humanos, respectivamente, e então percebeu que todas as pessoas têm uma dor inevitável.

Mais tarde, quando passou pelo Portão Norte e viu um asceta desfilando, ele decidiu seguir essa prática antiga para se livrar das algemas do destino. Certa noite, quando tinha 29 anos, ele deixou a esposa e a família e saiu para praticar o ascetismo sozinho.

Sakyamuni tornou-se monge

Depois que Siddhartha deixou o palácio, ele primeiro viveu uma vida de mendicância de casa em casa. Ele então foi em busca de um santo chamado Kalama, um eremita que vivia no Monte Raghagriha. Depois que Siddhartha encontrou o santo Kalama, ele o seguiu para aprender como obter os quatro jhanas e as oito concentrações por meio da respiração e da ioga.

Ele aprendeu esses métodos rapidamente, mas ainda não conseguiu se libertar de sua confusão porque não conseguia encontrar a causa de todos os tipos de dor e a maneira de eliminá-la.

Então Siddhartha deixou Kalama. Mais tarde, ele estudou “nem pensar nem não pensar” com Ramaputra, outro eremita, mas isso não resolveu as dúvidas em sua mente. Neste momento, Siddhartha decidiu encontrar a resposta sozinho.

Sakyamuni tornou-se um Buda

Um dia, Siddhartha estava meditando na neve- montanhas cobertas, havia cinco ascetas que respeitavam suas conquistas e estavam dispostos a segui-lo. A partir de então, eles vagaram juntos, morando na floresta e implorando por comida.

Depois de seis anos de treinamento tão duro, o corpo de Siddhartha ficou magro como um pedaço de pau e estava à beira do colapso, mas ele ainda não encontrou uma maneira real de escapar.

Nessa época, Siddhartha percebeu que seu ascetismo não tinha sentido. Então ele foi até o rio Neranjara para lavar a sujeira acumulada durante seis anos em seu corpo, e então aceitou o quiloleite oferecido pela pastora à beira do rio e recuperou as forças. As cinco pessoas que o seguiram pensaram que ele havia desistido, então todas o abandonaram.

Em desespero, Siddhartha veio sozinho sob uma árvore Bipala em Bodh Gaya, sentou-se de pernas cruzadas, resumiu experiências passadas e reajustou seus métodos de pensamento. Após vários dias de reflexão intensa, ele finalmente alcançou a iluminação completa e se tornou um Buda, conhecido como Sakyamuni. Ele tinha apenas 35 anos naquele ano.

Sakyamuni estabeleceu o Budismo

Depois que Sakyamuni se tornou um Buda, ele imediatamente foi procurar as cinco pessoas que o haviam abandonado. Em Sarnath, na cidade de Paranai, Sakyamuni os encontrou e imediatamente lhes ensinou o Dharma que ele havia realizado.

Após ouvirem os ensinamentos, essas cinco pessoas foram convencidas e convertidas a Sakyamuni. Eles se tornaram os primeiros discípulos do Buda e foram chamados de "Cinco Bhikkhus". Essas cinco pessoas foram os primeiros monges do mundo.

Bhikkhu significa monge. Desde então, o Budismo possui os três elementos que constituem um grupo religioso: líderes, teorias e participantes.

Sakyamuni é o líder, o Budismo é a teoria e os cinco monges são os participantes. O Budismo chama esses três elementos de Três Tesouros de "Buda, Dharma e Sangha".

Portanto, o fato de Sakyamuni ter girado a roda do Dharma (pregar o Dharma) pela primeira vez em Sarnath foi definido como um sinal do estabelecimento do Budismo.

O Nirvana de Sakyamuni

Depois de salvar cinco monges, Sakyamuni Carmuni os conduziu a continuar pregando o Budismo em todos os lugares, aumentando o número de monges e expandindo o tamanho da Sangha. Quarenta e cinco anos depois, quando Sakyamuni conduziu seus discípulos à cidade de Kushina para transformação, ele entrou no nirvana em um bosque próximo à vila de Pawa, na cidade de Kushina, aos 80 anos de idade.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde