inicial > Conversa Histórica

A relação entre Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu (que é mais poderoso entre as duas famílias)

Qi Leiyan 2023-06-05 frequência

Resumo:Toyotomi Hideyoshi era um fabricante de panquecas e Tokugawa Ieyasu um comedor de panquecas. A razão pela qual Tokugawa Ieyasu finalmente conseguiu comer aquele pedaço de bolo pode ser vista em sua

Após a morte de Oda Nobunaga, Tokugawa Ieyasu era originalmente o homem mais poderoso, mas por que ele se rendeu a Toyotomi Hideyoshi!

Na era de Oda Nobunaga, Tokugawa Ieyasu era o príncipe que dominava um lado. Ele não apenas unificou o Reino dos Três Rios, mas também lutou no norte e no sul, dando ao Reino dos Três Rios um vasto território.

Especialmente depois de unir forças com Oda Nobunaga e derrotar a família Takeda, ele se tornou o daimyo mais poderoso do Período dos Reinos Combatentes do Japão, exceto Oda Nobunaga.

Além disso, embora Tokugawa Ieyasu fosse amigo de Oda Nobunaga, ele não estava completamente rendido a Oda Nobunaga. Na verdade, ele ainda estava lutando aberta e secretamente com Oda Nobunaga. Em suma, ele basicamente mantém uma atitude relativamente independente.

Mas por que Oda Nobunaga foi morto por seu vassalo Akechi Mitsuhide durante o "Incidente Honnoji" depois de ser forçado a autoimolando-se, ele realmente se apaixonou pelo recém-ascendente Toyotomi Hideyoshi, expressou sua rendição a Toyotomi Hideyoshi e se tornou um dos "cinco anciãos" de Toyotomi Hideyoshi?

Para compreender este problema, devemos primeiro recordar o que disse o famoso historiador japonês Li Mingyu. Ele disse que na história da unificação do Japão, Oda Nobunaga era um produtor de trigo, Toyotomi Hideyoshi era um fabricante de panquecas e Tokugawa Ieyasu era um comedor de panquecas.

A razão pela qual Tokugawa Ieyasu finalmente conseguiu comer aquele pedaço de bolo pode ser vista em sua atitude em relação a Toyoda Hideyoshi após a morte de Oda Nobunaga.

Sim, durante a era de Oda Nobunaga, Tokugawa Ieyasu se tornou o daimyo mais poderoso do Período dos Reinos Combatentes do Japão, exceto Oda Nobunaga. No entanto, ele nunca pensou em desafiar Oda Nobunaga.

Takeda Shingen e seu filho desafiaram Oda Nobunaga, e Akechi Mitsuhide desafiou Oda Nobunaga. No entanto, Tokugawa Ieyasu nunca faria isso.

Há uma coisa que ilustra particularmente esse ponto. No sétimo ano de Tianzheng (1597), Tokugawa naquela época Ieyasu já era um nome muito importante naquela época.

No entanto, algumas pessoas espalharam rumores de que a esposa de Tokugawa Ieyasu, Tsukuyamaden, e seu filho, Tokugawa Nobuyasu, queriam desertar para a família Takeda, inimiga de Oda Nobunaga.

Ao mesmo tempo, mãe e filho sentiram pena da filha de Oda Nobunaga, Tokuhime (Oda Nobunaga casou sua filha com Tokugawa Nobuyasu naquela época). Portanto, Oda Nobunaga ficou muito zangado e exigiu que Tokugawa Ieyasu executasse sua esposa e filho.

De qualquer forma, Tsukuyamaden e Tokugawa Nobuyasu são, afinal, sua esposa e filhos. Em circunstâncias normais, Tokugawa Ieyasu deveria proteger sua esposa e filhos, não importa o que acontecesse.

No entanto, como Tsukuyama-den é filha adotiva do antigo inimigo de Oda Nobunaga, Imagawa Yoshimoto, diz-se agora que eles estão inclinados para o atual inimigo de Oda Nobunaga, a família Takeda. Se Tokugawa Ieyasu argumentasse, Oda Nobunaga definitivamente duvidaria de Tokugawa Ieyasu e se voltaria contra Tokugawa Ieyasu.

No que diz respeito à força de Tokugawa Ieyasu na época, ele não tinha habilidade suficiente para enfrentar Oda Nobunaga.

Portanto, Tokugawa Ieyasu não protegeu o Templo Tsukuyama, mas imediatamente ordenou que ela fosse morta. O pobre Zhushandian pensou que poderia voltar para o marido, mas foi assassinado pouco depois de partir. E Tokugawa Nobuyasu teve que cometer seppuku e pedir desculpas.

Mais tarde, depois que Oda Nobunaga foi forçado a se autoimolar por Akechi Mitsuhide, Tokugawa Ieyasu realmente queria controlar rapidamente o poder de Oda Nobunaga.

Inesperadamente, ele chegou um passo tarde demais. O mais importante servo de Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi, chegou lá primeiro e assumiu o controle do poder de Oda Nobunaga. Desta forma, Tokugawa Ieyasu não teria chance.

No entanto, Tokugawa Ieyasu não ficou ocioso. Ele aproveitou a oportunidade de Toyotomi Hideyoshi para limpar a bagunça após a morte de Oda Nobunaga e insistiu em se desenvolver para o leste, integrando Mikawa, Toe, Suruga, Kai e Shinagawa. a região Sul foi incluída em seu próprio território, fortalecendo ainda mais seu poder.

Ao mesmo tempo, Tokugawa Ieyasu também participou ativamente das consequências da morte de Oda Nobunaga. Naquela época, Toyotomi Hideyoshi, dois dos mais importantes retentores de Oda Nobunaga, e Shibata Katsuie estavam lutando, e Toyotomi Hideyoshi derrotou Shibata Katsuie.

Então ele juntou forças com o segundo filho de Oda Nobunaga, Oda Nobuo, para atacar o terceiro filho de Oda Nobunaga, Oda Nobutaka. Depois de derrotar Nobutaka Oda, Nobuo Oda enfrentou Toyotomi Hideyoshi.

Embora Toyotomi Hideyoshi fosse mais forte nesta época, Tokugawa Ieyasu uniu forças com Oda Nobuo para lutar contra Toyotomi Hideyoshi em nome da salvaguarda dos interesses da família Oda Nobunaga.

No entanto, logo Nobuo Oda não conseguiu mais aguentar e se rendeu a Hideyoshi Toyoda.

Originalmente, Tokugawa Ieyasu queria contar com Oda Nobuo e aproveitar a oportunidade para enfraquecer Toyotomi Hideyoshi. No entanto, quando Oda Nobuo se rendeu a Toyotomi Hideyoshi, Tokugawa Ieyasu não teve desculpas.

Será prejudicial para ele se ele confrontar Toyotomi Hideyoshi novamente. Então, neste momento, ele pediu paz a Toyotomi Hideyoshi.

A ambição de Toyotomi Hideyoshi era muito grande: ele queria alcançar conquistas maiores que Oda Nobunaga e unificar todo o Japão. Portanto, ele não estava disposto a confrontar Tokugawa Ieyasu diretamente, então ele tentou Tokugawa Ieyasu muitas vezes, esperando que Tokugawa Ieyasu se rendesse a ele.

É claro que Tokugawa Ieyasu não quis. No entanto, à medida que Toyotomi Hideyoshi conquistou mais tarde o norte e o sul, seu poder tornou-se cada vez mais forte.

Tokugawa Ieyasu entendeu que ele definitivamente não era o oponente de Toyotomi Hideyoshi por enquanto, a fim de preservar sua própria força para o futuro. Portanto, quando Toyotomi Hideyoshi enviou sua mãe ao Castelo Okazaki como refém, Tokugawa Ieyasu finalmente expressou seu desejo de se render a Toyotomi Hideyoshi.

A abordagem de Tokugawa Ieyasu é sem dúvida muito correta. Como Toyotomi Hideyoshi tinha poucos herdeiros, nenhum bom sucessor foi escolhido no final. Quando Toyotomi Hideyoshi morreu, chegou a era de Tokugawa Ieyasu.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde