inicial > Conversa Histórica

O que Liangxiuqingfeng significa? (Que tipo de pessoa é uma pessoa justa com Liangxiuqingfeng)

Qian Shiwen 2022-04-06 frequência

Resumo:Qingfeng em ambas as mangas significa que não há nada nas mangas, exceto a brisa. É uma metáfora para ser um funcionário honesto. É também uma metáfora para ser tão pobre que não tem nada.
Cogumelos em lenços de seda e incensos só são usados ​​​​pelo povo, mas são um desastre, a brisa sopra com as duas mangas em direção ao céu, para evitar as fofocas de Lu Yan.

Este é um poema "Entrando na Capital" escrito por Yu Qian na Dinastia Ming. No poema, "A brisa sobe para o céu com as duas mangas, para que as palavras de Lu Yan não sejam curtas e longas" significa : Não coloque nada na manga para o povo comum e mantenha um estilo honesto ao entrar na capital, para não ser apunhalado na espinha pelos comentários irresponsáveis ​​dos outros.

A expressão "Breeze on Two Sleeves" vem desses dois versos de poesia. Seu significado era usado por funcionários nos tempos antigos para descrever funcionários como honestos e livres de corrupção.

Por que são "duas mangas de brisa"? Isso começa pelo fato de que os antigos usavam as mangas para colocar as coisas.

Em filmes de fantasia e dramas de TV, muitas vezes podemos ver esta cena: quando os antigos pagavam por alguma coisa, eles tiravam moedas de prata de seus braços, cintos ou mangas.

Isso porque as roupas dos antigos não tinham bolsos externos, as coisas ficavam escondidas nos braços ou nas mangas, e algumas ficavam escondidas no cinto.

Os figurinos e adereços da série de TV "O Reinado de Zhenguan" são muito sofisticados e muito consistentes com os fatos históricos. A partir deste drama de fantasia, podemos ver claramente isso, desde os imperadores e generais até as pessoas comuns , eles Há coisas penduradas em seus cintos.

Na verdade, esse tipo de cinto é chamado de cinto. O cinto geralmente é feito de couro de animal, com muitos pequenos furos nele, e anéis de metal são pendurados nos furos para pendurar pequenos itens como bolsas, pingentes de jade, sachês e pederneiras.

Se um cinto longo e fino for inserido nos pequenos orifícios desses cintos, e uma série de pequenos orifícios ou fivelas forem feitas no couro pequeno, será igual aos cintos usados ​​pela polícia hoje. , você pode carregar mais itens pequenos.

Então, por que a descrição da incorruptibilidade não é "brisa no cinto"?

Isso porque se você colocar algo em tal cinto, uma pessoa perspicaz entenderá rapidamente.

Imagine, a corrupção e o suborno por parte de funcionários são todos por causa de Se você fizer isso secretamente pelas costas de alguém, como poderá ser descoberto por outras pessoas?

Portanto, a metáfora "brisa do cinturão" não é apropriada.

Então, por que não se chama "Breeze in the Arms"?

Isso depende dos hábitos de vestuário dos povos antigos.

Por exemplo, na Dinastia Ming, a largura das mangas era usada para expressar o status de uma pessoa. Somente os nobres podiam usar roupas com mangas largas e as pessoas comuns não estavam qualificadas para usá-las.

Portanto, aqueles pobres, que não tinham mangas, costuraram todos os bolsos nos braços. Isto resultou no fenômeno de que a maioria das pessoas que colocam coisas nos braços são pessoas pobres.

Funcionários que usam mangas compridas geralmente veem seus superiores Os funcionários precisam seja educado. Para garantir que suas roupas estejam limpas e decentes, eles não colocarão suas coisas aqui.

Imagine, depois que um oficial subordinado saúda seu superior, suas roupas são afetadas pela gravidade da terra e as rugas frontais ficam deformadas, o que afeta a impressão que o superior tem desse subordinado. Não é? vale a pena a perda?

Agora que analisamos a irrealidade da “brisa no cinto” e da “brisa nos braços”, vamos falar das mangas da “brisa nas duas mangas”.

As mangas são tão largas, como você garante que as coisas não cairão? Você usou botões?

Claro que não. Embora os botões tenham aparecido já nas dinastias Song e Yuan, os antigos da dinastia Tang não dominavam essa tecnologia, então as coisas em suas mangas não dependiam de botões para evitar que caíssem.

Boca larga e mangas grandes existem desde os tempos antigos. Embora não sejam iguais em todas as dinastias, são todas herdadas da mesma origem. Seus estilos também são diversos e, mesmo no mesmo período, não são os mesmos devido às influências regionais.

Por exemplo, durante o Período dos Reinos Combatentes, as mangas das roupas do norte foram influenciadas pelos trajes do povo Hu. Elas eram feitas relativamente estreitas e longas, e a parte superior do corpo ficava próxima ao corpo. No sul, as mangas são gordas e caídas, estreitando-se repentinamente nos punhos e formando uma bolsa na parte inferior das mangas, um pouco como o pescoço de uma vaca. Esse tipo de manga é chamado de "mangas Hu penduradas".

Então, e essas vestes largas e mangas grandes? sobre colocar as coisas nas mangas?

Acontece que os antigos tinham bolsos costurados nas mangas. A abertura do bolso ficava na direção oposta à das mangas. Era largo na parte inferior e estreito na parte superior, formando uma formato trapezoidal fechado. Desta forma, depois de colocar as coisas, mesmo que você baixe as mãos ou se curve, as coisas que estão dentro não cairão.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde