inicial > Conversa Histórica

As razões pelas quais a Dinastia Song do Norte foi destruída pelo Reino Jin (como o Reino Jin foi destruído durante a Dinastia Song do Norte)

Cao Linjiu 2022-04-09 frequência

Resumo:Embora a Dinastia Song do Norte tivesse uma economia desenvolvida. A receita fiscal excedeu em muito a da dinastia anterior, e a maior parte dela foi usada para apoiar soldados e oficiais. No entanto

O exército do Reino Jin era composto principalmente de cavalaria, e os principais tipos de cavalaria na cavalaria eram pagodes de ferro e cavalos kaizi.

Em 1125 DC, Taizong da Dinastia Jin lançou a guerra da Dinastia Jin para destruir a Dinastia Song. Ele enviou Bojilie Wanyan Xieye como marechal da capital, dividiu suas tropas em dois grupos e foi para o sul de Shanxi e Hebei. e finalmente uniram forças em Kaifeng, a capital da Dinastia Song do Norte. Nesta batalha, a cavalaria Jin foi invencível e cercou diretamente a capital da Dinastia Song do Norte.

Embora os dois lados tenham anunciado negociações de paz quando o general Song Li Gang defendeu Kaifeng.

No entanto, um ano depois, em 1126 DC, Jin Taizong novamente enviou Wanyan Zongwang e Wanyan Zonghan para atacar Kaifeng em dois grupos, alegando que a Dinastia Song havia quebrado o tratado e capturado Song Huizong e Song. Qinzong no ano seguinte.Quando a família real da Dinastia Song retornou ao norte, isso ficou conhecido como o Incidente Jingkang na história, e a Dinastia Song do Norte foi destruída.

Como resultado, contando com a invencível cavalaria Jin, a Dinastia Jin eliminou a Dinastia Song do Norte em apenas dois anos.

Então, aí vem a questão: O Reino Jin poderia rapidamente destruir a Dinastia Song do Norte, mas por que não poderia fazer nada em relação à Dinastia Song do Sul? Ou seja, após o fim da Dinastia Song do Norte, por que o Reino Jin foi incapaz de destruir a Dinastia Song do Sul?

Em primeiro lugar, embora Jin O país destruiu a Dinastia Song do Norte e capturou metade da Dinastia Song. No entanto, para a Dinastia Song do Sul, manteve as áreas ricas ao sul do rio Yangtze. Na antiga história chinesa, o centro de gravidade económico esteve durante muito tempo nas Planícies Centrais do Norte.

No entanto, após as dinastias Wei, Jin, do Sul e do Norte, Sui e Tang, o centro de gravidade económico deslocou-se gradualmente para sul, resultando numa grande população e numa indústria e comércio prósperos no território do Sul. Dinastia Song. Esta foi a base material para a Dinastia Song do Sul competir com o Reino Jin.

Da mesma forma, durante o período dos Três Reinos, Soochow também ocupou uma vasta área ao sul do rio Yangtze. No entanto, porque durante o período dos Três Reinos, muitas áreas ao sul ainda eram escassamente povoadas. Portanto, Soochow A força geral é naturalmente incapaz de competir com a Dinastia Jin Ocidental.

No entanto, durante a Dinastia Song do Sul, as Planícies Centrais foram devastadas pela guerra e não eram tão ricas quanto a região sul.

Portanto, a corte da Dinastia Song do Sul poderia formar um enorme exército para resistir ao ataque da cavalaria do Reino Jin. Pelo contrário, se o Reino Jin quisesse atacar a Dinastia Song do Sul, precisaria de uma linha de abastecimento e comprimento de frente mais longos.

A esse respeito, correto Isso ocorre porque o alongamento da linha de abastecimento e da linha de batalha não apenas aumenta a pressão de abastecimento sobre a cavalaria Jin, mas também enfraquece a vantagem de mobilidade da cavalaria Jin até certo ponto porque a linha de batalha é mais longa.

Quando a cavalaria Jin chegou à área de Jianghuai, a Dinastia Song do Sul teve tempo de reação suficiente, ou seja, a cavalaria Jin poderia atacar repentinamente a Dinastia Song do Norte e pegar o outro lado desprevenido. No entanto, se eles quisessem usar esse movimento para lidar com a Dinastia Song do Sul, eles teriam que fazer isso. Não é tão fácil.

Como todos sabemos, Kaifeng, a capital da Dinastia Song do Norte, estava localizada em uma área plana. Quanto à área plana, era muito adequada para operações de cavalaria e podia aproveitar a rápida manobrabilidade da cavalaria do Reino Jin.

No entanto, a capital da Dinastia Song do Sul era Lin'an, que hoje é a área ao redor de Hangzhou, na província de Zhejiang. Se a cavalaria Jin quisesse resistir a Lin'an, eles precisariam cruzar a bacia do rio Yangtze-Huaihe com uma rede fluvial relativamente densa.

Como resultado, o terreno relativamente complexo tornou-se uma condição objetiva que limita o desempenho da cavalaria do Reino Jin. Esta é também uma razão importante pela qual o Reino Jin nunca foi capaz de eliminar a Dinastia Song do Sul. .

Pela Canção do Sul Dinastia, contando com as montanhas Qinling, o rio Huaihe, o rio Yangtze e outros ambientes geográficos, pode concentrar melhor suas forças para a defesa. Nas áreas de planície aberta, o lado atacante tem opções mais flexíveis e diversificadas, o que torna o lado defensor miserável. É por isso que a Dinastia Song do Norte falhou em Uma das razões para resistir à Dinastia Jin.

No que diz respeito à Dinastia Song do Sul, foi a linha de defesa de Jianghuai que conseguiu resolver a ofensiva Jin. Por exemplo, na Batalha de Caishi, o funcionário público da Dinastia Song do Sul, Yu Yunwen, liderou o exército e os civis em uma batalha de defesa do rio em Caishi (sudoeste da atual cidade de Ma'anshan, Anhui) para evitar que o exército Jin cruzasse o rio Yangtze. e avançando para o sul.

A Batalha de Pedreira foi uma das batalhas importantes na luta da Dinastia Song do Sul contra a Dinastia Jin. Nesta batalha, o exército Song, comandado pelo funcionário público Yu Yunwen, derrotou o exército Jin, o que impediu o exército Jin de cruzar o rio Yangtze de Caishiji para invadir o sul como desejassem.

Após esta batalha, os soldados Jin lançaram um motim e mataram o Imperador Wan Yanliang. O exército Song aproveitou a oportunidade para recuperar a área de Huainan, e a Dinastia Jin não tentou mais destruir a Dinastia Song.

Além disso, a razão pela qual o Reino Jin não conseguiu eliminar a Dinastia Song do Sul estava naturalmente diretamente relacionada à resistência feroz dos funcionários públicos e generais da Dinastia Song do Sul.

Quatro

Finalmente, no Dinastia Song do Sul Na história, embora houvesse traidores como Qin Hui, o poder da principal facção da guerra não deve ser subestimado. Até a facção Zhuhe ainda precisa resistir ao ataque da Dinastia Jin.

Depois de aniquilar rapidamente a Dinastia Song do Norte, a Dinastia Jin enviou repetidamente Wanyan Zongbi e outros generais Jin para liderar tropas para conquistar o sul e conquistar Zhao Gou, Imperador Gaozong da Dinastia Song que fugiu para o sul do Yangtze Rio.

No entanto, com os esforços dos generais Song Yue Fei, Han Shizhong e Zhang Jun, a Dinastia Song do Sul repetidamente tirou a Dinastia Song do Sul do perigo.

Por exemplo, a Expedição do Norte de Yue Fei uma vez deixou o Reino Jin muito nervoso, e Han Shizhong também era muito poderoso. Certa vez, ele prendeu os 100.000 soldados e cavalos do Reino Jin em Huangtian por 48 dias com apenas 8.000 soldados.

Foi precisamente por causa da vigorosa resistência de funcionários públicos e generais como Yue Fei, Han Shizhong, Zhang Jun e Yu Yunwen que o Reino Jin só pôde aceitar o resultado de que não poderia eliminar o Sul Dinastia Song.

No final, a Dinastia Jin não teve escolha a não ser forçar a Dinastia Song do Sul a se declarar vassala e permitir que Xixia, Goryeo e outros países se rendessem. Durante o confronto entre o Reino Jin e a Dinastia Song do Sul, Genghis Khan unificou a Mongólia, o que colocou pressão crescente sobre o Reino Jin.

No final do Reino Jin, a cavalaria mongol de Genghis Khan continuou a atacar o Reino Jin. Era difícil para este último se proteger, muito menos ter alguma ideia sobre a Dinastia Song do Sul.

Em 1234 DC, sob o ataque da Mongólia e da Dinastia Song do Sul, o Reino Jin pereceu oficialmente, e a teimosa Dinastia Song do Sul naturalmente introduziu um oponente ainda mais poderoso do que o Reino Jin.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde