inicial > Conversa Histórica

Quando o amendoim foi introduzido na China (por que os antigos não usavam amendoim para beber vinho)

Hua Tongcan 2023-02-21 frequência

Resumo:O amendoim, o homem branco e gordo, apenas começou a se espalhar fora das Américas. Por volta de 1500 DC (período Hongzhi), desembarcou de Fujian e foi introduzido na China. Com a sua forte vital

Por que os antigos não usavam amendoim para beber vinho? Quando o amendoim entrou na China?

"Uma casa de maconha, uma tenda vermelha e um homem branco e gordo morando lá dentro." O nome original de Peanut era Luohuahua, ou "Peanut", para abreviar.

Foi somente depois que Colombo descobriu o Novo Mundo que o gordo amendoim branco começou a se espalhar para fora das Américas. Por volta de 1500 DC (período Hongzhi), desembarcou de Fujian e foi introduzido na China.

Com sua forte vitalidade, ele se enraizou nas terras da maioria das províncias da China. Após várias gerações de exploração e cultivo pelos trabalhadores, o amendoim tornou-se uma parte indispensável da vida das pessoas.

Os amendoins têm flores amarelas em forma de borboleta durante seu crescimento. O ovário cresce. rapidamente, penetra no solo e se desenvolve em vagens no escuro. Este é o segredo dos nós de amendoim no chão.

Os amendoins são chamados de feijões em Hakka e no oeste de Guangdong. Eles são chamados de feijões Tu em Fujian e Taiwan. Eles são comumente conhecidos como feijões Tangren ou feijões Nanjing no Japão. Alguns países europeus os chamam de feijões chineses. nozes. .

Na verdade, sempre houve controvérsia sobre se os amendoins são objetos estranhos. Algumas pessoas pensam que o "mil anos" descrito em documentos antigos deveria ser o amendoim nativo da China.

No entanto, de acordo com pesquisas posteriores, Chitose e taro são vinhas e seus frutos e amendoins são relativamente semelhantes. Os antigos podem tê-los confundido.

O que é particularmente importante é que "Peanut" apareceu em "Youyang Zazu" há mais de mil anos Durante o ano, não houve registros relacionados ao amendoim.

Mesmo Li Bai, Su Dongpo e outros literatos e heróis que bebiam todos os dias, não existem obras literárias que usem amendoim para beber álcool.

Com o desenvolvimento da tecnologia genética, o amendoim também foi confirmado como uma espécie de origem híbrida, cujos dois pais são nativos da Bolívia e do Paraguai.

Portanto, atualmente, os amendoins com os quais estamos familiarizados são de fato originados da América do Sul culturas, devido ao advento da Era dos Descobrimentos, várias culturas americanas, como o amendoim, desembarcaram na costa sudeste do meu país.

Na "Crônica do Condado de Xianju" do Período Wanli, está registrado: "Os amendoins de arquida vieram originalmente de Fujian, e há muitos tipos deles nas proximidades." Isso mostra que Fujian pode ser o primeiro lugar para introduzir o amendoim.No entanto, neste momento, os amendoins que chegam são amendoins muito pequenos.

O primeiro método de cozimento de amendoim registrado na literatura foi no 16º ano de Hongzhi ( 1503 d.C.) Registros em "Crônicas do Condado de Changshu": "Os amendoins Arquid são plantados em março. As vinhas não são muito longas. Como diz o ditado, as flores caem no chão e dão à luz filhos no solo, daí o nome. Pode ser consumido depois da geada e tem um sabor delicioso. É muito perfumado e delicioso."

No entanto, o método de cozinhar o amendoim naquela época não era o modo como o cozinhamos. com pimenta agora.

Não foi até que o livro "Yue Shi Bian" foi escrito no final da Dinastia Ming aquela areia foi usada Frite o amendoim com casca na mesma panela, “frite levemente com areia até a cor ficar amarelo claro, aí o sabor ficará solto e cheiroso”.

Esse método de fritar amendoim com areia continua até hoje. A vantagem é que a areia conduz o calor e permite que os amendoins sejam aquecidos uniformemente. Mais tarde, os amendoins com casca foram frequentemente usados ​​para fritar amendoins. , e a areia também pode evitar que as cascas do amendoim estourem durante a fritura.

Como o amendoim é muito tenaz, os requisitos para a terra não são tão rígidos. Contanto que não seja terra salino-alcalina, dê-lhe um pedaço de terra. A terra pode sobreviver, o rendimento é grande, o sabor é bom e também pode ser usado como cultura comercial. Isso permitiu que o amendoim demonstrasse suas vantagens no início da Dinastia Qing .

Essas são as vantagens dos amendoins mencionados no artigo "Amendoins" do Sr. Xu Dishan nas gerações posteriores: eles têm um sabor delicioso, podem extrair óleo e, o mais importante, são baratos.

Durante o período Qianlong da Dinastia Qing, apareceram amendoins refogados. O livro "Compendium of Materia Medica" escrito naquela época mencionava que o novo método de cozinhar amendoim era adicionar molho de soja à água com açúcar e cozinhá-los;

O "Xingyuan Lu" escrito na mesma época mencionava o método de cozinhar o amendoim em água salgada: Ferva o amendoim sem casca em uma panela com água e sal e coloque o suco na cuba. Eles podem ser consumidos depois de três ou quatro dias. Percebe-se que desde então surgiu na China um “destino PK” entre o doce e o salgado.

Em meados do século 19, quando o povo chinês não estava mais satisfeito com amendoins pequenos , Grandes amendoins da América do Norte começaram a entrar em nosso país vindos de Shandong. Isto enriquece ainda mais a variedade e o sabor do amendoim e tornou-se um acompanhamento amplamente aceito entre os chineses.

Durante a República da China, Lu Xun afirmou que gostava de comer amendoim enquanto lia "Teoria da Evolução Celestial"; enquanto Lao She gostava de comer amendoim enquanto lia "Margem da Água".

Hoje em dia, onde há vinho, há amendoim. O mercado noturno é indissociável dele e as mãos das pessoas nunca ficam paradas quando apontam o país e falam do mundo.

Pegue alguns amendoins e jogue-os na boca. Quando você abre e fecha as bochechas, os amendoins crocantes se quebram em pedaços na boca e as tiras salgadas e crocantes ficam espalhadas pela boca , dando uma textura crocante. , extremamente tentador, levando as pessoas a colocar na boca um por um...

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde