inicial > Conversa Histórica

A história das roupas de junco e da mãe obediente de Min Ziqian (resumo da verdadeira história dos vinte e quatro piedade filial)

Wei Tao Yan 2022-04-29 frequência

Resumo:No início, sua madrasta tratava bem Min Ziqian e o considerava seu, mas depois que ela deu à luz um filho, a situação mudou gradualmente: ela amava apenas a carne e o sangue de seu próprio filho

No período da primavera e do outono, havia um discípulo do sábio Confúcio chamado Min Sun., chamado Ziqian, viveu uma vida de fome, frio e tristeza desde criança: perdeu a mãe quando era jovem, perdeu o amor de sua mãe e sua infância foi muito solitária.

Seu pai, Min Gong, mais tarde encontrou para ele uma madrasta e sua vida mudou um pouco. No início, sua madrasta tratava bem Min Ziqian e o considerava seu, mas depois que ela deu à luz um filho, a situação mudou gradualmente: ela amava apenas a carne e o sangue de seu próprio filho e começou a tratar Min Ziqian com indiferença. , e ela não gostava dele em todos os lugares.

Era melhor quando seu pai estava em casa. Depois que seu pai saiu de casa para fazer negócios, sua mãe não teve nenhuma afeição por Min Ziqian. Ela não apenas pediu que ele cuidasse de seu irmão mais novo, mas também fazia todo o trabalho sujo e cansativo em casa. Ele faz isso.

Afinal, uma criança que sofreu muito aprende cedo. Aos nove anos, ela não só está disposta a fazer todo o trabalho sujo, mas também nunca reclama. Ela também pode aceitar apanhar e repreendido, e pode retribuir o mal com bondade. Ele é sempre educado e cortês em seu discurso;

Especialmente com seu irmão de cinco anos, ele é muito amoroso e amigável, atencioso e complacente com seu filho mais novo irmão em todos os aspectos.Os dois irmãos estão próximos um do outro e estão próximos um do outro.

Neste inverno, meu pai voltou de um trabalho em um lugar distante e toda a família se reuniu felizmente. Min Ziqian trouxe uma tigela de água quente para seu pai, mas como seu corpo estava frio, seus braços tremiam involuntariamente e mais da metade da água da tigela foi derramada.

Minha mãe olhou para ele com raiva. ., disse rapidamente ao filho mais novo para servir outra tigela. Vendo esta situação, seu pai sentiu-se infeliz e repreendeu Min Ziqian por sua falta de progresso e potencial.

Depois do jantar, meu pai pegou seus dois irmãos e dirigiu a carruagem para puxar as mercadorias. Ao longo do caminho, enfrentando o vento frio e cortante, Min Ziqian encolheu-se como uma bola de frio

. Quando seu pai viu que ele usava roupas grossas de algodão e ainda estava congelado assim, ficou com raiva e o repreendeu: “Olha meu irmão que usa menos roupa que você e não está congelado como você. agir assim?" Você é tão inútil!"

Ao dizer isso, ele chicoteou Min Ziqian. O irmão mais novo sentiu pena de seu irmão mais velho quando viu isso e rapidamente se jogou sobre ele. Após o segundo chicote, o casaco de algodão de Min Ziqian foi rasgado e algumas flores de junco ficaram expostas nos buracos, que se espalharam por todo o carro.

Meu pai ficou surpreso quando viu isso. Em um instante, ele entendeu : Acontece que a madrasta foi tão cruel., veio tratar de seu filho biológico, e ele ficou com tanta raiva que imediatamente derramou lágrimas.

Depois de voltar para casa depois de carregar as mercadorias, o Sr. Min imediatamente escreveu uma carta de divórcio, pedindo à esposa que voltasse para a casa dos pais o mais rápido possível! A esposa ficou tão assustada que se ajoelhou e se curvou como alho. O furioso Duque Min apenas disse: "Você é uma mulher tão cruel e isso é realmente imperdoável."

Vendo que a cabeça de sua mãe estava quebrada e todas as boas palavras haviam sido ditas, o Sr. Min não a perdoou. Min Ziqian viu A expressão assustada de seu irmão e imediatamente o puxou. Irmão, os dois caíram de joelhos ao mesmo tempo. Naquela época, o status da mulher era muito baixo. Uma vez divorciadas pela família do marido, sua vida acabava. Por isso, muitas pessoas ficaram desesperadas e cometeram suicídio.

Vendo que seu marido se recusava a perdoá-la, a esposa ficou desesperada. Nesse momento, Min Ziqian disse: “Meu filho, por favor, acalme meu pai. não pode viver sem sua mãe em sua família." A casa da mãe não é como uma família.

Além do mais, 'quando a mãe está viva, a criança é solteira, e quando a mãe se vai, o três filhos estão com frio '. Se o pai não concordar, a criança nunca mais vai se levantar!" Depois de dizer isso, ele se curvou com o irmão mais novo., abraçando-se e chorando juntos.

Nesse momento, o duque Min ficou comovido com as palavras razoáveis ​​​​de seu filho. Ele olhou para sua esposa que estava quase desmaiando e seu coração se suavizou. Ele suspirou profundamente e disse: “É isso, isso é tudo, você todos caem."

Os dois filhos rapidamente ajudaram a mãe. Nesse momento, a mãe, que acabara de acordar de um sonho, abraçou os dois filhos e chorou amargamente. Ela nunca esperava que isso acontecesse. momento crítico, seu filho mais velho, Min Ziqian, salvou sua vida.

A partir de então, a mãe reformada começou a tratar o filho mais velho filho Min Ziqian novamente. Ele o respeitava e amava, e o tratava melhor do que seu próprio filho. O irmão mais novo respeitava ainda mais seu irmão mais velho. A partir de então, a família de Min Gong se tornou uma família harmoniosa e feliz.

É verdade que um herói surge desde muito jovem. Um jovem, Min Ziqian, na verdade tinha as virtudes de falar com razão, suportar humilhações e fardos pesados, e cultivar estritamente suas próprias virtudes.

Ele incorporou plenamente sua preciosa natureza de Buda e deixou uma profunda impressão nas pessoas. Não é de admirar que mais tarde ele tenha se tornado um dos orgulhosos discípulos de Confúcio. E foi elogiado por Confúcio: "Que filial! Min Ziqian" ("Os Analectos de Confúcio. Avançado")

A posteridade tem um poema elogiando: Min tem um homem virtuoso, como ele pode reclamar de sua falecida mãe “Respeite a mãe virtuosa que está à sua frente e os três filhos, livres do vento e da geada.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde