inicial > Conversa Histórica

Em que ano começou a Batalha da Ilha Zhenbao? (Quando começou a Batalha Sino-Soviética da Ilha Zhenbao?)

Xu Lizhan 2022-04-29 frequência

Resumo:Em 1969, eclodiu um conflito armado em grande escala entre a China e a União Soviética na Ilha Zhenbao, que quase desencadeou uma guerra global. , a fim de lidar com a ameaça da União Soviética,

No último século, ocorreram muitos acontecimentos desagradáveis ​​na fronteira sino-soviética. Muitas vezes, pelo bem da paz, só conseguimos engolir a nossa raiva.

Mas em 1969, eclodiu um conflito armado em grande escala entre a China e a União Soviética na Ilha Zhenbao, que quase desencadeou uma guerra global.

A Ilha Zhenbao está localizada na China No condado de Hulin, província de Heilongjiang, no lado chinês da linha central do canal principal do curso médio do rio Ussuli, é adjacente ao território chinês no lado oeste e enfrenta o lado soviético do outro lado do rio no lado leste, cobrindo uma área de apenas 0,74 quilômetros quadrados.

A ilha é pontiaguda em ambas as extremidades e larga no meio, em forma de lingote, por isso é chamada de Ilha Zhenbao.

Na década de 1960, à medida que as relações sino-soviéticas continuavam a deteriorar-se, a União Soviética começou a provocar frequentemente disputas nas zonas fronteiriças.

De acordo com as estatísticas, de Outubro de 1964 a Março de 1968, ocorreram 4.189 incidentes fronteiriços provocados pela União Soviética na fronteira sino-soviética que se estendeu por mais de 7.000 quilómetros.

No início, a China não estacionou tropas na Ilha Zhenbao, apenas cerca de Mais de 30 pessoas estão estacionadas na estação de guarda de fronteira não muito longe da Ilha Zhenbao. Desde 1968, guardas de fronteira soviéticos armados cruzaram repetidamente a linha central do canal principal do rio Ussuri para realizar provocações.Em resposta às provocações soviéticas, a China enviou cerca de 500 soldados para fortalecer as forças de defesa fronteiriças.

Às 8h do dia 2 de março de 1969, defesa da fronteira chinesa O exército enviou 30 pessoas para patrulhar em dois grupos. Às 11h10, 20 soldados soviéticos, viajando em um veículo blindado BTR-60 e um caminhão, se dividiram em dois grupos na tentativa de bloquear a patrulha normal do Exército de Libertação Popular.

O Exército de Libertação Popular foi forçado a revidar e matou 7 pessoas, incluindo o Capitão Strelnikov do Exército Soviético. Logo chegaram reforços soviéticos e iniciaram uma batalha feroz com o Exército de Libertação Popular no sul da ilha.

Às 11h30, reforços soviéticos chegaram à ilha vindos do leste e enviaram um veículo blindado para ameaçar a retaguarda do Exército de Libertação Popular, mas foram repelidos. Após 2 horas de combate, os dois lados retiraram-se da batalha.Neste conflito, 32 soldados soviéticos foram mortos e 30 feridos.

Após o atrito no início de março de 1969, a China e a União Soviética União Os dois lados se enfrentaram durante meio mês. Às 11h30 do dia 15 de março, mais de 60 soldados soviéticos, sob a cobertura de sete veículos blindados, entraram na ilha pelo norte para travar uma batalha feroz com as tropas de emboscada do Exército de Libertação Popular.

Durante a batalha, três veículos blindados soviéticos foram destruídos.

Às 3h30 da tarde, o exército soviético repetiu suas antigas táticas e enviou quatro tanques T-62 avançados na tentativa de contornar as posições do ELP no lado sudoeste da Ilha Zhenbao. No entanto, isso aconteceu. para entrar nos campos minados colocados pelo PLA.Um tanque T-62 foi explodido no gelo da Ilha Zhenbao e as tropas soviéticas fugiram em pânico.

Durante todo o contra-ataque de autodefesa da Ilha Zhenbao, os chineses guarda de fronteira foi morto Mais de 230 soldados soviéticos ficaram feridos e 19 tanques e veículos blindados foram danificados; 71 de nossos soldados foram mortos. Após o início do conflito na Ilha Zhenbao, os altos escalões soviéticos passaram do choque inicial à raiva.

Os militares da linha dura, liderados pelo Ministro da Defesa soviético, Marechal Grechko, e pelo Ministro Adjunto, Marechal Chuikov, defenderam mesmo "a eliminação da ameaça chinesa de uma vez por todas".

Para negociar com a ameaça da União Soviética, a China iniciou uma campanha nacional de preparação para a guerra de "cavar buracos profundamente e acumular amplamente alimentos", e o país entrou no nível um de preparação para a guerra. Finalmente, devido à intervenção dos Estados Unidos, ambos os lados começaram a acalmar-se, e a China e a União Soviética adoptaram negociações pacíficas para resolver disputas territoriais.

Em 1990, a questão da propriedade da Ilha Zhenbao foi resolvida. Em 1991, a Rússia reconheceu que a Ilha Zhenbao pertencia à China.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde