inicial > Conversa Histórica

Quem foi o primeiro imperador após a Dinastia Qing entrar na alfândega (qual era o nome do primeiro imperador da Dinastia Qing)

Zhou Wei'an 2022-04-30 frequência

Resumo:Esta pergunta é na verdade muito sutil e haverá respostas diferentes apenas por uma palavra. A rigor, o fundador da Dinastia Qing foi Nurhaci, e o primeiro imperador da Dinastia Qing foi Huang Taij

Existem três teorias sobre quem foi o primeiro imperador da Dinastia Qing: a primeira teoria é Nurhachi, a segunda teoria é Huang Taiji e a terceira teoria é o Imperador Shunzhi. Qual deles está correto?

Nurhachi foi o fundador da Dinastia Qing

Em 1583, Nurhachi contou com as treze armaduras deixadas por seus ancestrais para formar tropas e iniciou uma carreira militar de 44 anos. Ele gradualmente unificou as tribos Jurchen em Jianzhou, subjugou as tribos mongóis e estabeleceu o regime Houjin. Ele foi homenageado como o "Khan que nutriu todos os sábios do mundo", seu país foi chamado de "Da Jin", seu reinado foi chamado de Tianming e ele foi chamado de Hou Jin na história.

Hou Jin foi o antecessor da Dinastia Qing, mas Nurhaci não se autodenominou imperador até sua morte, então ele nunca pode ser contado como o primeiro imperador da Dinastia Qing, mas só pode ser contado como o fundador da Dinastia Qing.

Aqueles que acreditam que Nurhaci foi o imperador fundador da Dinastia Qing têm uma razão muito simples, ou seja, o nome do templo de Nurhaci era Imperador Taizu. No entanto, o título do templo de Nurhachi não foi concedido imediatamente após sua morte, mas foi concedido por seu filho Huang Taiji dez anos depois de sua ascensão ao trono.

Se Nurhaci for considerado o primeiro imperador da Dinastia Qing, então os imperadores fundadores da maioria das dinastias da história terão de ser mudados. Por exemplo, o imperador fundador da Dinastia Tang é geralmente reconhecido como Li Yuan, e o título do templo de Li Yuan é Gaozu. Depois que Li Yuan se tornou imperador, ele nomeou postumamente seu avô Li Hu como Taizu e seu pai Li Bing como Shizu. Se Nurhachi é considerado o imperador fundador da Dinastia Qing, então o imperador fundador da Dinastia Tang deve ser Li Hu. Não é ridículo?

Huang Taiji só pode ser considerado o primeiro imperador do Dinastia Qing

Nurhachi morreu de doença em 1626, e seu filho Huang Taiji sucedeu ao trono do Grande Khan da Dinastia Jin Posterior. Dez anos depois, em 1636, Huang Taiji mudou o nome do país para "Qing", mudou o nome para Chongde e ascendeu oficialmente ao trono e proclamou-se imperador.

No entanto, a Dinastia Qing nesta época era apenas um governo local fora do Passo, não uma dinastia. Em 1634, Huang Taiji morreu repentinamente no harém de Shengjing. Ele nunca pisou na alfândega até sua morte, então só poderia ser considerado o primeiro imperador da Dinastia Qing, mas não o primeiro imperador da Dinastia Qing.

A diferença aqui é enorme. Na história, muitos regimes separatistas declararam independência e seus governantes também se autodenominaram imperadores. No entanto, esses imperadores não são reconhecidos pela história. Eles geralmente são chamados de "reis" ou "senhores", enquanto os regimes de minorias étnicas são chamados de "Khans". .

Por exemplo, durante a Dinastia Song, ficou lado a lado com as Dinastias Liao e Jin no norte. Embora a Dinastia Song não pudesse ser derrotada por ninguém no campo de batalha e tenha sido destruída por outros, a Dinastia Song não pôde ser derrotada por ninguém no campo de batalha e foi destruída por outros. A Dinastia Song poderia ser chamada de Dinastia Song, mas a Dinastia Liao só poderia ser chamada de Dinastia Song. As Dinastias Liao e Jin só podem ser chamadas de Dinastia Jin, não de Dinastia Liao e Dinastia Jin.

Embora Liao e Jin tenham se estabelecido como imperadores e os transmitido por muitas gerações, eles nunca foram reconhecidos como dinastias ortodoxas. Até a invencível Mongólia foi destruída por Kublai Khan e unificou a Dinastia Song do Sul. Depois China, ele foi reconhecido como imperador.

Shunzhi foi o primeiro imperador da Dinastia Qing

Shunzhi ascendeu ao trono aos seis anos de idade, e o poder do governo estava nas mãos do regente Dorgon. Em 1643, o exército Qing entrou em Shanhaiguan.Em outubro do mesmo ano, Shunzhi mudou sua capital para Pequim e se tornou o primeiro imperador da Dinastia Qing a entrar em Shanhaiguan.

A partir de então, a Dinastia Qing não era mais um poder político local, mas um poder político nacional, e a Dinastia Qing tornou-se a Dinastia Qing.

De acordo com a convenção, o tempo de existência de uma dinastia é geralmente calculado a partir da data do fim da dinastia anterior. O imperador Chongzhen da dinastia Ming se enforcou antes de Li Zicheng invadir Pequim. A partir do momento de sua morte morte, pode ser considerada porque a Dinastia Ming pereceu. A próxima dinastia deveria ser o regime Dashun de Li Zicheng. No entanto, Li Zicheng serviu como imperador apenas por 42 dias antes de ser forçado a se retirar de Pequim.Neste momento, isso deve ser considerado o fim da Dinastia Dashun.

Depois disso, foi a Dinastia Qing que ocupou Pequim. A partir do momento em que Shunzhi mudou a capital para Pequim, a história chinesa entrou oficialmente na Dinastia Qing. Embora ele fosse apenas um fantoche, ele era o imperador em afinal, Shunzhi He foi o primeiro imperador da Dinastia Qing.

Em resumo, esse problema é realmente muito sutil , a diferença de uma palavra pode levar a respostas diferentes. A rigor, o fundador da Dinastia Qing foi Nurhachi, e o primeiro imperador da Dinastia Qing foi Huang Taiji.Como uma dinastia da Dinastia Qing, apenas Shunzhi foi o primeiro imperador legítimo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde