inicial > Conversa Histórica

A lenda do Water Splashing Festival (o conteúdo principal do folclore chinês Dai Water Splashing Festival)

Yang Junhui 2022-05-06 frequência

Resumo:Existem muitas versões do “Festival da Lenda de Songkran”, mas a maioria delas está relacionada a mitos e lendas. Diz a lenda que as sete meninas destruíram o demônio, mas também ficaram cob

O calendário Dai é um calendário lunisolar, e o Ano Novo Dai geralmente é realizado de 13 a 17 de abril no calendário gregoriano, com duração de três a seis dias. Os residentes locais consideram este dia como o dia mais bonito e auspicioso.

O povo Dai na Região Autônoma de Xishuangbanna Dai e na Região Autônoma de Dehong Dai e Jingpo também chama esse festival de "Shanghan" e "Shangjian". Ambos os nomes são derivados do sânscrito e significam rotatividade, mudança e transferência. Significa que o sol está se movendo através dos signos do zodíaco há uma semana e a transição para o novo ano já começou.

Neste festival alegre, homens, mulheres e crianças Dai se vestem com fantasias para realizar "shows", banham o Buda e jogam água uns nos outros para abençoar uns aos outros. Durante o dia, respingos de água auspiciosos dançavam por toda parte nas áreas urbanas e rurais, com risos e alegria por toda parte. À noite, todas as aldeias cantavam canções de Dai, apresentavam óperas de Dai e acendiam lanternas de Kongming, ficando acordadas a noite toda.

Por ser muito animado, diz-se que "três dias de grandes salpicos e sete dias de pequenos salpicos".

Achang, Deang, Brown, Wa e outros grupos étnicos também celebram este festival. Seu conteúdo inclui atividades folclóricas, apresentações artísticas, intercâmbios econômicos e comerciais, etc. As atividades específicas do festival incluem respingos de água, vadear, corridas de barcos-dragão, banhos de Buda, cantos, canto Zhangha, dança do pavão, apresentações de dança do elefante branco, etc.

Existem muitas versões do “Festival da Lenda de Songkran”, mas a maioria delas está relacionada a mitos e lendas. Aquela de que falaremos hoje também tem aspectos mitológicos, mas a matriz da história é mais caracterizada pelo heroísmo feminino.

Segundo a lenda, há muito tempo atrás, o povo Dai vivia entre montanhas e rios verdes, vivendo independentemente do mundo e sendo autossuficiente. Mas esse tipo de vida não durou muito. Em uma noite escura e ventosa, um demônio feroz veio a este lugar. Por ter magia e autocontrole extraordinário, ele era arrogante, dominador e praticava o mal.

Naquela época, ele se tornou o senhor deste lugar. Eles oprimiram e saquearam o povo e cometeram todo tipo de mal. Não importa qual família tenha uma linda filha, eles devem tomá-la à força como esposa. Certa vez, quando estava viajando, ele viu uma princesa de um pequeno país que era linda como uma fada, então ela a aceitou de volta e se tornou sua sétima esposa.

Em junho do calendário Dai, acontece que é o Ano Novo do povo Dai Naquele dia, a pedido da linda menina, o diabo convidou seus ministros para beber e se divertir no palácio para comemorar o ano novo para ela. Depois de três rodadas de bebida e todos bêbados, ela continuou elogiando o diabo e elogiando o diabo, deixando o diabo orgulhoso.

A princesinha está prendendo o diabo, na esperança de encontrar ele fraqueza. O diabo, que ficou tão orgulhoso do elogio, disse à princesinha: "Eu digo o que você disse, mas tudo no mundo tem fraquezas, mas eu não conheço minhas fraquezas."

Ao lado dela Depois de bater nele, o diabo sussurrou para ela: "Meu cabelo é a melhor arma para me matar, e só meu cabelo pode separar meu corpo. Você pode cuidar disso para mim."

Depois a princesa ouviu isso, ela estava pensando em como se livrar desse demônio. Então, ela continuou a servir vinho para o diabo até o banquete terminar. Ela encontrou as outras seis esposas em particular. Depois de alguma discussão, ela voltou para ajudar o diabo a ir para a cama.

Depois que o demônio adormeceu, ela puxou seu cabelo com cuidado e sua cabeça e corpo se separaram instantaneamente.

A cabeça do Rei Demônio caiu no chão, e cada gota de sangue se transformou em um fogo inextinguível que rapidamente se espalhou por Xishuangbanna.

Nesse momento também chegaram as outras seis esposas do Diabo, seguraram a cabeça do Diabo e fizeram o possível para extinguir lentamente as chamas, o que também deixou as sete meninas cobertas de hematomas.

Embora as sete meninas tenham destruído o demônio, elas também estavam cobertas de sangue. Para lavar a poeira, os moradores locais derramaram a água benta em a água. Jogue-a neles. As manchas de sangue foram finalmente removidas e as sete meninas viveram felizes.

Após a morte das sete meninas, para homenageá-las, as pessoas realizavam uma grande festa com água todo ano novo para remover os resíduos restantes de seus corpos. Sujeira, bem-vindo um ano novo feliz e pacífico. Embora esta história seja cheia de tragédia, é uma lenda relativamente próxima da realidade porque ecoa as características étnicas óbvias da linhagem materna dos Dai.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde