inicial > Conversa Histórica

O impacto e os danos da queima de livros e da captura de confucionistas (o impacto negativo da queima de livros de Qin Shihuang e da aplicação do confucionismo na cultura)

Zou Fangqi 2022-06-22 frequência

Resumo:Qin Shihuang pacificou o mundo, unificou pesos e medidas, unificou a escrita, resistiu aos Xiongnu, construiu a Grande Muralha, etc., e fez inúmeras grandes conquistas. Mas Qin Shihuang também fez

Qin Shihuang pacificou o mundo, unificou pesos e medidas, unificou a escrita, resistiu aos Xiongnu, construiu a Grande Muralha, etc., e fez inúmeras grandes conquistas.

Mas Qin Shihuang também fez coisas erradas, como queimar livros e humilhar os confucionistas. Mas para Qin Shihuang, queimando livros e humilhando estudiosos, ele estava realmente errado?

Vamos descobrir a verdade.

Em primeiro lugar, queimar livros e humilhá-lo são duas coisas diferentes Não é a mesma coisa, então queimar livros para prender confucionistas também é chamado de “queimar poemas e livros para prender feiticeiros”. Só foi chamado de queimar livros para prender confucionistas depois da Dinastia Han Ocidental. Vamos dar uma olhada na primeira coisa , queimando poemas e livros.

Depois que Qin Shihuang destruiu os Seis Reinos, porque todas as partes do país são descendentes dos Seis Reinos, a escrita, a cultura, os costumes tradicionais e os padrões de cada país são diferentes.

Isso sem dúvida dará às pessoas O desenvolvimento de um novo país trouxe enormes problemas e obstáculos. Com a unificação de Qin Shihuang, todos os caracteres foram escritos em letras de pequenos selos, pesos, medidas, moeda, etc. /p>

Qin Shihuang queria fortalecer o governo ideológico, então Qin Shihuang queria unificar os pensamentos.

Então Li Si relatou a Qin Shihuang e disse: "Queime todos os livros de história de outros países, exceto" Qin Ji". Para "Poemas", "Livros" e outras escolas de pensamento, exceto coleções de museus, todos queimados dentro de um limite de tempo.

Qualquer pessoa que se atreva a falar sobre "Poemas" e "Livros" será diretamente condenada à morte, e aqueles que pensam que o passado não é o presente serão exterminados. Qualquer pessoa que as autoridades ouçam e se recusem a denunciar será culpado do mesmo crime.

Se não for queimado dentro de trinta dias após o pedido, palavras serão gravadas no rosto.

Pode-se ver que Qin Shihuang tomou a decisão de queimar livros para fortalecer seu governo e apagar completamente os vestígios dos Seis Reinos.

Acabou com a era de uma centena de escolas de pensamento em disputa, mas promoveu o governo do próprio Qin Shihuang, que não conduzia ao desenvolvimento das gerações futuras.

Então eles enganaram os estudiosos confucionistas, mas não todos os estudiosos confucionistas. ele é um estudioso, é principalmente um "feiticeiro". Qin Shihuang queria que o Reino Qin durasse para sempre, então ele procurou em todos os lugares pelo elixir da vida.

Naquela época, os feiticeiros Lu Sheng e Hou Sheng gastaram incontáveis ​​​​tesouros refinando remédios para o Primeiro Imperador, mas falharam. Eles não apenas desperdiçaram recursos financeiros e materiais, mas também caluniaram Qin Shihuang em todos os lugares.

Qin Shihuang ficou muito zangado e enviou tropas para caçar os dois. Qin Shihuang não era uma pessoa ignorante. Ele sabia que todos os mágicos do mundo eram mentirosos. No final, ele capturou mais mais de 460 mágicos e estudiosos e cavou buracos para todos eles. Enterrou-os vivos.

Na verdade, isso foi feito por Qin Shihuang para fortalecer seu governo.

Nos tempos modernos, é claro que achamos que Qin Shihuang estava errado , porque Ele cortou a herança da cultura, levando à aniquilação da cultura.Mas da perspectiva de Qin Shihuang, Qin Shihuang não teve culpa alguma.

[Resumo]

>

Depois que Qin Shihuang unificou a China, para evitar que "os alunos aprendam com o passado em vez de aprenderem com o presente, eles não são contemporâneos e trazem problemas para Guizhou", Sob o feitiço e a conivência de Li Si, ele implementou o notório "queimar livros e prender confucionistas". Em termos do número de livros queimados de Qin Shihuang e de impor o confucionismo, foi muito menor do que o número literário prisão da Dinastia Qianlong na chamada era próspera. É muito mais leve, mas seu impacto é extremamente ruim e sério.

1. Estabeleça um precedente perigoso e criminal;

p>

Em segundo lugar, não são apenas os livros que são queimados, mas o acúmulo de história e a liberdade de pensamento;

Em terceiro lugar, isso sufoca o pensamento teórico e fornece oportunidades e palcos para a barbárie; < p> 4. Não apenas insultou o confucionismo, mas também trouxe notoriedade ao legalismo, o que também afetou o desenvolvimento e o progresso da especulação filosófica.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde