inicial > Conversa Histórica

Perfil e feitos do personagem de Deng Shichang (quais contribuições Deng Shichang fez à pátria)

Chu Zhanxiao 2022-05-06 frequência

Resumo:Deng Shichang, nome de cortesia Zhengqing, nasceu em 1849 no município de Longdaowei, condado de Panyu, província de Guangdong (agora distrito de Haizhu, cidade de Guangzhou, província de Guangdong

A maioria dos generais seniores da Marinha de Beiyang são de Fujian. Isso ocorre porque quando a Marinha Beiyang foi fundada, havia apenas uma escola no país especializada no treinamento de talentos navais – a Escola de Navegação Fujian. Quando Li Hongzhang nomeou capitães e oficiais superiores para os principais navios de guerra da Marinha Beiyang, ele só pôde escolher entre graduados da Escola de Navegação de Fujian.

Oficiais e soldados da Marinha de Beiyang

Claro, há exceções para tudo. Deng Shichang, o comandante (capitão) do cruzador Zhiyuan, não é de Fujian, mas de Guangdong.

Deng Shichang, nome de cortesia Zhengqing, nasceu em 1849 no município de Longdaowei, condado de Panyu, província de Guangdong (atual distrito de Haizhu, cidade de Guangzhou, província de Guangdong).

O pai de Deng Shichang, Deng Huanzhuang, era um poderoso comerciante de chá que abriu casas de chá em Xangai, Tianjin, Hankou, Qinhuangdao e Guangzhou. Desta forma, Deng Shichang é um genuíno “rico de segunda geração”.

Deng Shichang

Deng Huanzhuang tem apenas um Deng Shichang Como filho único, ele tinha grandes expectativas para ele e esperava que herdasse sua herança no futuro. Por esse motivo, Deng Huanzhuang trouxe proativamente Deng Shichang para Xangai para aprender inglês e matemática e estabelecer as bases para fazer negócios.

No entanto, Deng Shichang não tinha interesse em fazer negócios e queria se alistar no exército.

Em 1867, a Escola de Construção Naval de Fujian, inaugurada por Zuo Zongtang e Shen Baozhen, abriu para recrutar estudantes. Inicialmente, a escola recrutava principalmente jovens de Fujian com menos de 16 anos.

Devido à insuficiência de recursos estudantis, a escola expandiu o seu âmbito de recrutamento para Guangdong e relaxou o limite de idade para 20 anos. Deng Shichang, de 18 anos, estava qualificado para se inscrever. Depois que Deng Shichang soube da notícia, ele voltou para discutir com seu pai e quis se inscrever na Escola de Navegação de Fujian.

Embora Deng Huanzhuang fosse um comerciante de chá, ele ainda tinha a mente relativamente aberta e concordou com o pedido de Deng Shichang. Portanto, Deng Shichang foi admitido na Escola de Navegação de Fujian e ingressou na primeira aula de direção.

Esta aula de direção está cheia de talentos, incluindo os conhecidos Liu Buchan, Fang Boqian, Lin Taiceng, Yan Fu, Lin Yongsheng, Ye Zugui, Qiu Baoren e outros. A maioria deles mais tarde se tornou a espinha dorsal generais da Marinha Beiyang e serviram como capitão de um grande navio.

Marinha de Beiyang

Deng Shichang de Depois de se formar na Escola de Navegação de Fujian, ele foi transferido para a Marinha Beiyang por Li Hongzhang. Naquela época, Li Hongzhang comprou sucessivamente vários navios da Grã-Bretanha e da Alemanha, a fim de se preparar para o estabelecimento da Marinha Beiyang. Deng Shichang recebeu ordens de ir duas vezes à Grã-Bretanha para trazer os navios concluídos de volta à China.

Para pegar o navio é preciso passar por mares e oceanos profundos, o que exige muitos testes. Deng Shichang comandou com calma e trouxe com sucesso os cruzadores Yangwei e Zhiyuan de volta à China.

Em 1889, Deng Shichang recebeu ordens para servir como capitão do cruzador Zhiyuan.

O cruzador Zhiyuan é fabricado pelo estaleiro britânico Armstrong. Tem 76,2 metros de comprimento, 11,58 metros de largura, um deslocamento de 2.300 toneladas e três canhões navais Krupp de 210 mm como canhões principais. tem uma velocidade de 18,5 nós e é o maior navio do Mar do Norte. O navio mais rápido da Marinha. Quando Deng Shichang serviu como capitão, ele se dedicou de todo o coração ao treinamento do navio e tinha requisitos rígidos para oficiais e soldados.

Zhiyuan

Treinamento no Reino Unido Depois que Lang Weili deixou a Marinha Beiyang, a disciplina da Marinha Beiyang era frouxa e o estilo era corrupto.Muitos generais desembarcaram para comprar casas e tomar concubinas, e viveram uma vida fácil e livre. Deng Shichang permaneceu no navio de guerra e nunca mais saiu dele, tratando verdadeiramente o navio de guerra como seu lar.

Enquanto outros assistiam a peças e jogavam cartas, Deng Shichang nunca participava da emoção. Isso fez com que Deng Shichang parecesse "único" entre os generais navais de Beiyang. Por esta razão, os oficiais e soldados deram-lhe o apelido de “Deng Baozi”. Isso não significa que seu nível profissional seja ruim, mas que ele seja incivilizado e insociável.

Os generais seniores (capitães) da Marinha de Beiyang são principalmente estudantes da Academia de Construção Naval de Fujian, os generais intermediários são principalmente estudantes da Academia Naval de Tianjin e os oficiais e soldados de nível inferior são principalmente da Academia Naval de Tianjin. Exército Huai. Tal estrutura de composição causou considerável luta entre facções na Marinha Beiyang desde a sua criação.

Em grande parte, o técnico britânico Langweili foi forçado a sair, o que foi resultado de lutas entre facções. Como cantonês, Deng Shichang não se dava bem com os oficiais de Fujian e foi inevitavelmente condenado ao ostracismo. No entanto, Deng Shichang finalmente ganhou elogios do almirante da Marinha de Beiyang, Ding Ruchang, por sua excelente capacidade de comando.

Quatro

Após o início da Guerra Sino-Japonesa de 1894, Deng Shichang liderou o cruzador Zhiyuan para participar da Batalha do Mar Amarelo. Este foi o maior confronto de forças principais na Guerra Sino-Japonesa de 1894 a 1894. Ambos os lados usaram seus melhores talentos e estavam determinados a vencer.

Depois que a batalha se intensificou, a Marinha Beiyang foi atacada de ambos os lados pela frota combinada japonesa e gradualmente caiu em desvantagem. O Zhiyuan aproveitou sua velocidade e viajou de um lado para outro no mar, foi sitiado pela frota inimiga e sofreu pesadas perdas. Neste momento, o Zhiyuan já havia disparado todos os seus projéteis e não foi capaz de derrotar o inimigo.

Enfrentando o arrogante navio inimigo, Deng Shichang disse ao primeiro oficial Chen Jinkui: "O navio japonês depende exclusivamente de Yoshino (alguns dizem que é Songdao). Se o navio for afundado, nosso exército poderá reunir forças . Na tentativa de atacar, o inimigo lançou táticas angulares e ataques de torpedo para proteger a vitória do exército."

Posteriormente, Deng Shichang comandou o Zhiyuan para avançar em direção ao japonês Yoshino a toda velocidade. Inesperadamente, o tubo de torpedo no lado direito foi atingido, causando uma grande explosão. Como resultado, o navio afundou e a missão falhou. Deng Shichang e mais de 200 oficiais e soldados morreram heroicamente aos 45 anos.

Zhiyuan

Deng Shichang dedicou seu vida para O país inteiro ficou chocado quando chegou a notícia de sua morte. O Imperador Guangxu escreveu um dístico elegíaco com sua própria caligrafia: "Neste dia, o mundo inteiro derrama lágrimas e o poder da marinha é fortalecido." Ele também escreveu pessoalmente um texto memorial e uma inscrição. A corte imperial adicionou o título póstumo de "Zhuangjie Gong" e o título de Taibao ao Príncipe Herdeiro, e ele foi consagrado no Templo Zhaozhong, na capital.

Deng Shichang deu à luz três filhos. Entre eles, o filho mais velho, Deng Haohong, e o terceiro filho, Deng Haoqian, juntaram-se à marinha para proteger as vastas fronteiras marítimas da pátria mãe.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde