inicial > Conversa Histórica

Qual dos dísticos das portas esquerda e direita é o dístico superior (como distinguir se deve colar os dísticos à esquerda ou à direita)

Chen Hang Wei 2022-05-08 frequência

Resumo:O antigo hábito de ler e escrever era da direita para a esquerda. A partir desse entendimento, o lado direito fica para cima e o lado esquerdo fica para baixo. Por este motivo, correspondendo à dis

Os dísticos, também chamados de dísticos, são um dos gêneros culturais tradicionais chineses e têm uma longa origem histórica. Os dísticos vêm da poesia antiga e são uma forma independente de expressão cultural. Existem dísticos superiores e inferiores e dísticos horizontais.As categorias específicas são dísticos de porta, dísticos de primavera, dísticos de salão, dísticos de aniversário, dísticos de casamento, dísticos funerários e dísticos de abertura.

O antigo hábito de ler e escrever era da direita para a esquerda A ordem, a partir desse entendimento, é que a direita esteja em cima e a esquerda em baixo. Por este motivo, correspondendo à distinção entre as linhas superior e inferior do dístico, a linha superior fica à direita e a linha inferior à esquerda.

1. A origem dos dísticos.

Os dísticos de primavera, também conhecidos como casais ou pares, são escritos em papel, tecido ou esculpidos em bambu, madeira ou pilares. declaração dupla. Como forma literária única, começou no período das Cinco Dinastias e dos Dez Reinos, foi particularmente próspera nas dinastias Ming e Qing e tem uma história de mais de mil anos.

Já antes das dinastias Qin e Han, durante o Ano Novo Chinês, o povo chinês tinha É costume pendurar pingentes de pêssego nos lados esquerdo e direito da porta. Taofu são duas grandes tábuas feitas de madeira de pêssego, com os nomes dos dois deuses lendários "Shen Tu" e "Yu Lei" escritos respectivamente.

Durante as Cinco Dinastias, as pessoas começaram a escrever dísticos em quadros cor de pêssego. De acordo com registros históricos, na véspera de Ano Novo em 964 DC, Meng Chang, o senhor de Later Shu, inscreveu um dístico na porta de seu quarto, "Dia de Ano Novo, Festival Feliz, Changchun", que é o primeiro dístico do Festival da Primavera em meu país.

2. Distinguir entre as linhas superior e inferior dos dísticos.

Os dísticos prestam atenção à clareza do contraste. Eles são um par de frases. A primeira frase é o primeiro dístico e o dístico é o segundo dístico. Existem cinco maneiras principais de distinguir as linhas superiores e inferiores dos dísticos: tom, conteúdo e causa e efeito, sequência temporal, tamanho do espaço e hábitos de linguagem.

1. Observe o tom plano. O tom do primeiro dístico é o som "廄" e o tom do segundo dístico é o som "plano". Como "o caminho para a reforma de Ma Teng, a prosperidade e a força do país".

2. Observe a causa e o efeito do conteúdo. O que acontece é a primeira linha e o resultado é a segunda linha. Por exemplo, “Pergunte a Guanyin por que ele se senta de cabeça para baixo, odeia todos os seres vivos e se recusa a olhar para trás”.

3. Veja as horas. Aquele com o primeiro tempo é a primeira linha, e aquele com o último tempo é a segunda linha. Por exemplo, “O ano velho acrescenta um pouco de alegria e o ano novo traz um novo nível de felicidade”.

4. Observe o tamanho do espaço. A dimensão espacial maior é a linha superior e a dimensão espacial menor é a linha inferior. Como “Milhares de famílias estão felizes na era próspera e centenas de famílias estão prósperas no Ano Novo”.

5. Observe os hábitos linguísticos. Siga o discurso convencional para distinguir entre superior e inferior, como rios fluindo, lagos e mares conectados, mas sem dizer rios fluindo, mares e lagos conectados. Por exemplo, "As bênçãos são como o longo fluxo de água do Mar da China Oriental, e a longevidade é tão longa quanto os pinheiros eternos nas montanhas do sul."

3. Como distinguir a esquerda e a direita dos dísticos e por quê.

Na antiguidade, os primeiros livros eram tiras de bambu. As pessoas esculpiam os caracteres verticalmente, um por um, em tiras de bambu, depois os organizavam da direita para a esquerda e os amarravam com cordas. virou um livro. Dessa forma, o hábito de leitura e escrita das pessoas é seguir a ordem da direita para a esquerda e de cima para baixo.

Por esse motivo, corresponde à distinção entre o superior e dísticos inferiores. Em outras palavras, a linha superior está à direita e a linha inferior está à esquerda. Este método de distinção segue principalmente os hábitos de leitura e escrita das pessoas diante de dísticos e não tem relação direta com qual esquerda e direita é respeitada.

Em diferentes períodos da antiguidade, o posicionamento de quem se respeitava, à esquerda ou à direita, era diferente. Nos Xia, Shang, Zhou e Jin (incluindo a Primavera e o Outono e os Estados Combatentes, as Dinastias do Sul e do Norte, e as Cinco Dinastias e os Dez Reinos), os funcionários públicos respeitavam a esquerda e os generais militares respeitavam a direita; Qin, Tang, Song e Ming respeitaram a esquerda; Han, Yuan e Qing (incluindo o período dos Três Reinos) Honrem o seu direito.

Na nova era, o direito é respeitado. Por exemplo, quando há um número par de 6 líderes numa reunião, a ordem da esquerda para a direita é 5, 3, 1, 2, 4, 6. Neste momento, o líder nº 1 é a terceira pessoa a contar da direita. ; quando há um número ímpar de 7 líderes, , a ordem da esquerda para a direita é 7, 5, 3, 1, 2, 4, 6. Neste momento, o líder nº 1 está no centro e o líder nº 2 está à esquerda de 1.

4. Como postar dísticos.

Ao postar dísticos de frente para a porta, sala de estar, etc., o dístico superior deve ser afixado à direita e o dístico inferior à esquerda. A altura de ambos os lados deve ser o mesmo, e uma certa largura deve ser mantida no meio. O lote horizontal deve ser afixado na parte superior do dístico. Posição centralizada.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde