inicial > Enciclopédia de curiosidades

A Rússia é um país desenvolvido? (Por que a Rússia ainda não é um país desenvolvido?)

Zhou Shengzhe 2022-05-13 frequência

Resumo:O PIB per capita da Rússia é de US$ 10.200, ocupando a 66ª posição no mundo. O país tem um sistema de segurança social relativamente completo e não deve ser considerado um país muito pobre,

Como todos sabemos, quando se trata dos Estados Unidos, todos sabem que é um país desenvolvido. Quando se trata de nós, todos também sabem que somos um país em desenvolvimento. Mas quando se trata da Rússia, muitos amigos não sabem se é um país em desenvolvimento ou um país desenvolvido?

O PIB per capita da Rússia é de US$ 10.200, ocupando a 66ª posição no mundo. O país tem um sistema de segurança social relativamente completo e não deve ser considerado um país muito pobre, mas ainda está longe do nível dos países desenvolvidos de 20.000 dólares per capita e não é considerado rico. A Rússia é rica em recursos e possui uma vasta área territorial, mas é escassamente povoada. Por que sempre sentimos que a Rússia é relativamente atrasada?

Principalmente por dois motivos. Uma razão é que a escassa população da Rússia leva a uma procura interna insuficiente. A Rússia tem apenas 144 milhões de pessoas nos seus 17 milhões de quilómetros quadrados de território. A população é demasiado pequena em comparação com o território. Além disso, o bloqueio económico e tecnológico de longo prazo da Rússia pelos países da Europa Ocidental e da América levou a um lento crescimento económico na Rússia.

Por outro lado, as pessoas comuns comparam a Rússia com os países europeus, e a Rússia é considerada um país relativamente pobre. Porque entre os países europeus, apenas alguns países têm um PIB per capita inferior ao da Rússia. O nível do PIB per capita de 29 países europeus é superior ao da Rússia.

Entre 2000 e 2010, a Rússia e o Ocidente relações com países desenvolvidos os países são muito bons. As trocas económicas estão muito próximas, pelo que a taxa de crescimento económico ainda é boa. Contudo, o desenvolvimento económico tem sido lento nos últimos anos, principalmente por três razões.

Primeiro, a partir de 2014, a Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia e foi sancionada pelos países ocidentais, o que levou a um declínio contínuo no crescimento do PIB da Rússia. Houve até um crescimento negativo, apenas para recuperar lentamente nos últimos anos.

Isso ocorre principalmente porque alguns países ocidentais relaxaram as sanções econômicas contra a Rússia e as empresas dos países ocidentais iniciaram o comércio com a Rússia. Contudo, a economia russa não melhorará completamente a menos que os Estados Unidos e outros países ocidentais levantem as sanções económicas à Rússia.

A segunda vez é que a estrutura econômica da Rússia é relativamente simples. As exportações são principalmente gás natural e petróleo e produtos militares. Quando os países ocidentais suprimirem os preços do gás natural e do petróleo, a economia russa será afectada.

É precisamente devido à falta de procura interna na Rússia que a economia russa precisa de apoio às exportações. Se as exportações sofrerem um impacto, a economia russa ficará certamente sobrecarregada. Além disso, o lento desenvolvimento económico da Rússia nos últimos anos foi causado pelo monopólio do sistema económico russo pela economia oligárquica. Embora Putin esteja empenhado em limpar a economia oligárquica, ainda há um longo caminho a percorrer antes que a economia possa recuperar.

Último ponto, do ponto de vista atual, além de a indústria militar, Rússia Além da sua forte força, é difícil ver sinais de ascensão da Rússia a curto e médio prazo em termos de computadores, alta tecnologia, inteligência artificial e produção de energia.

Isto significa que a Rússia não tem potencial de crescimento económico e depende basicamente da exportação de energia para desenvolver a sua economia, pelo que ainda é relativamente difícil para a Rússia regressar ao seu estatuto de superpotência.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde