inicial > Conversa Histórica

Em que ano ocorreu o Incidente de Wannan (Quatro coisas inesperadas após o Incidente de Wannan)

Feng Wanpu 2022-05-18 frequência

Resumo:No Incidente de Wannan, que eclodiu em Janeiro de 1941, o quartel-general do Novo Quarto Exército e as tropas directamente afiliadas, totalizando mais de 9.000 pessoas, foram subitamente atacados por

No Incidente de Wannan que eclodiu em janeiro de 1941, mais de 9.000 membros do Novo Quarto Exército e tropas diretamente afiliadas foram subitamente atacados por mais de 80.000 pessoas de 7 divisões do Exército do Kuomintang. Após 7 dias e noites de combates ferozes, eles finalmente foram superados em número.Com grande disparidade e ficando sem munição e comida, a maioria deles morreu heroicamente, exceto mais de 2.000 pessoas que eclodiram e algumas foram capturadas.

Normalmente, o Incidente do Sul de Anhui, que foi cuidadosamente planeado pelo exército do Kuomintang e tirou partido das maiores vantagens militares, levou Chiang Kai-shek a acreditar que tinha eliminado completamente o quartel-general e a força principal do Novo Quarto Exército e obteve uma vitória completa. Mas a grande piada feita a Chiang Kai-shek foi que após o incidente, "quatro coisas inesperadas" apareceram, o que tornou Chiang Kai-shek muito difícil, e até mesmo os ganhos superaram as perdas.

Primeiro, eu não esperava que houvesse ser uma oposição tão forte.

Naquela época, a guerra antifascista internacional entrou numa fase crítica. Depois que a União Soviética, os Estados Unidos e outras grandes potências souberam que o Kuomintang havia lançado o Incidente de Wannan, todos eles manifestou forte oposição. A União Soviética chegou a protestar junto das autoridades do Kuomintang.

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha também queriam usar a Guerra de Resistência da China para conter o avanço do exército japonês para o sul, e também desaprovavam o lançamento de uma guerra civil por Chiang Kai-shek que afetaria a situação antijaponesa geral. . Para este fim, o governo dos EUA também declarou oficialmente: “Os Estados Unidos não podem fornecer ajuda em grande escala à China até que a disputa entre o Kuomintang e o Partido Comunista seja resolvida”.

Esta política dos Estados Unidos equivale a dar um golpe na cabeça de Chiang Kai-shek, porque perder a ajuda dos EUA é algo que Chiang Kai-shek não pode suportar de qualquer maneira. Além disso, muitos relatórios e comentários desfavoráveis ​​a Chiang Kai-shek e ao Kuomintang também apareceram nos Estados Unidos.

Jornalistas famosos como Strong e Snow falaram sem rodeios, expondo o Incidente no Sul de Anhui como um incidente anticomunista há muito planeado pelo Kuomintang.

Em segundo lugar, não esperava que houvesse muita oposição dentro do país e dentro do Kuomintang.

Os esquerdistas do Kuomintang, Soong Ching Ling, Liu Yazi, He Xiangning e outros lançaram protestos em Hong Kong.

Eles escreveram ou ligaram para Chiang Kai-shek sucessivamente, pedindo-lhe que se afastasse imediatamente do abismo, cancelasse a implantação de "supressão comunista", resolvesse o plano Comunista Aliado e protegesse efetivamente vários partidos antijaponeses e grupos; o líder patriótico chinês no exterior, Tan Kah Kee, apontou solenemente: "Vale a pena. As chamas deste inimigo ainda estão em alta e o ódio do país ainda não foi resolvido. Será como uma narceja e um molusco novamente, e isso definitivamente matará os pescadores e a nação sofrerá infortúnio."

O que mais intrigou Chiang Kai-shek foi que alguns generais importantes do exército do Kuomintang também expressaram a sua relutância em entrar na guerra civil, incluindo Zhang Zhizhong, Wei Lihuang, Chen Cheng e outros.

Eles esperam que o Kuomintang e o Partido Comunista continuem a unir-se na guerra de resistência. Feng Yuxiang, vice-presidente da Comissão Militar do Governo Nacionalista, chegou a afirmar claramente: “Apenas os 12 artigos do Partido Comunista podem ser resolvidos os assuntos nacionais”.

Terceiro, não esperávamos que os japoneses o exército continuaria a atacar As tropas do Kuomintang atacaram.

Chiang Kai-shek acreditava que quando lançasse o Incidente de Wannan, que intensificou e expandiu o conflito entre o Kuomintang e o Partido Comunista, o exército japonês iria sentar-se e assistir à luta entre tigres e tigres, e não atacaria o exército do Kuomintang. Mas os cálculos de Deus não são tão bons quanto os do homem. O desejo de Chiang Kai-shek de destruir o Novo Quarto Exército e pelo menos "expulsar" o Novo Quarto Exército ao norte do Rio Amarelo tocou o "nervo" estratégico dos japoneses exército.

Como o exército japonês acreditava que a área do Norte da China, ao norte do Rio Amarelo, era o território e o poder do exército japonês, eles não queriam que o Novo Quarto Exército fosse até lá para executar as ações antijaponesas. luta. Além do mais, o exército japonês lançou subitamente a Campanha do Sul de Henan, poucos dias depois do Incidente de Wannan. Pode-se dizer que esta batalha destruiu a ilusão de Chiang Kai-shek de que o exército japonês não atacaria o exército do Kuomintang.

Quarto, o Partido Comunista não esperava usar o Incidente de Wannan Uma situação ganha-ganha entre os militares e o governo foi alcançada.

Politicamente, o Partido Comunista conquistou a mais ampla simpatia, compreensão e apoio no país e no exterior devido à sua retidão, razoabilidade e firmeza na resistência ao Japão durante o incidente.

O resultado final foi que durante todo o incidente, o status do Kuomintang foi reduzido e o status do Partido Comunista foi melhorado. "O Partido Comunista Chinês tornou-se um fator importante na unidade da China na guerra. de resistência."

Militarmente, em resposta à revogação da designação do Novo Quarto Exército pelo Kuomintang, o Partido Comunista emitiu ordens de retaliação e anunciou a reorganização do quartel-general militar do Novo Quarto Exército, com Chen Yi como comandante interino. e Liu Shaoqi como comissário político e, ao mesmo tempo, estabelecendo sete divisões do Novo Quarto Exército e uma brigada independente.

Só em termos de escala, o recém-formado Novo Quarto Exército aumentou muito em tamanho em comparação com os quatro destacamentos iniciais durante a Guerra Antijaponesa, atingindo mais de 90.000 pessoas. Mais importante ainda, o Novo Quarto Exército não só cresceu em força, mas também se tornou mais unificado, mais forte e mais poderoso em liderança e comando.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde