inicial > Conversa Histórica

A diferença entre nomes póstumos e nomes de templos (quais são as semelhanças e diferenças entre nomes póstumos e nomes de templos na história)

Tao Aochen 2022-05-18 frequência

Resumo:Nomes de templos e nomes póstumos são títulos especiais dados a grupos específicos de pessoas nos tempos antigos. A maior diferença é que os nomes de templos só podem ser usados ​​no impera

Nomes de templos e títulos póstumos são títulos especiais dados a grupos específicos de pessoas nos tempos antigos, ambos com atributos e significados fixos. As diferenças entre eles incluem principalmente quatro aspectos: definição, origem, objeto e contagem de palavras.

A maior diferença é que o número do templo só pode ser usado em Outros não podem usá-lo no imperador; títulos póstumos podem ser usados ​​não apenas pelo imperador, mas também por outros príncipes, nobres, concubinas, celebridades e estudiosos elegantes.

1. Definição.

1. O nome do templo refere-se ao nome do templo após a morte do antigo imperador. Quando os descendentes montam casas para adorá-lo no Templo Ancestral, eles não podem usar o nome original, o que parece desrespeitoso. Portanto, os nomes dados especificamente a ele são elogiosos e têm significado de louvor. Como Taizu, Gaozu, Taizong, Renzong e Shizong.

2. Título póstumo, é um antigo imperador, príncipe, nobre Após a morte de pessoas de alto status, como ministros, concubinas e concubinas, seus descendentes lhes darão um título com significado comendatório ou depreciativo com base em suas conquistas de vida e cultivo moral.

Por exemplo, Li Shimin, Imperador Taizong da Dinastia Tang, tinha o nome de templo Taizong e seu título póstumo Imperador Daguangxiao, o Grande Sábio dos Assuntos Civis e Militares, que era um belo título póstumo com elogios e recomendação; Yang Guang, Imperador Yang da Dinastia Sui, tinha o nome de templo Shizu e seu título póstumo Imperador Yang, é um título póstumo maligno com conotações depreciativas e críticas.

2. Origem.

1. Os nomes dos templos originaram-se na Dinastia Shang e foram estabelecidos como um sistema de títulos que foi usado até o final da Dinastia Qing. O nome do templo não está sujeito à lei póstuma e é implementado de forma independente.

2. Título póstumo, originado na Dinastia Zhou Ocidental, no tempo posterior ao número do templo. É apoiado por leis póstumas estritas e deve ser seguido ao usá-lo. Depois que Qin Shihuang unificou o país, ele aboliu a lei póstuma e cancelou os títulos póstumos. Desde a Dinastia Han, o título póstumo foi restaurado e os funcionários foram criados para uma gestão especial.Os títulos póstumos têm sido usados ​​como uma ferramenta para gerir centenas de funcionários. Os títulos póstumos foram desenvolvidos e aperfeiçoados na Dinastia Tang e formaram um padrão fixo durante as Dinastias Ming e Qing.

3. Objeto.

1. Os nomes dos templos só podem ser usados ​​por ancestrais que fizeram grandes contribuições ao país e são dignos do sacrifício eterno de seus descendentes. Outros não estão autorizados a usá-los, e nem todos os imperadores estão qualificados para isso. tê-los. Inicialmente, os nomes dos templos eram muito rígidos e usados ​​​​de acordo com o padrão de “os ancestrais têm mérito e o clã tem virtudes”, e os alvos eram os monarcas fundadores, heróis incomparáveis ​​ou os mestres da ZTE.

Geralmente, o fundador de um país é chamado de ancestral, e o líder do estabelecimento é chamado de ancestral. Proclame o clã. Como Song Taizu Zhao Kuangyin, Tang Gaozu Li Yuan, Song Taizong Zhao Kuangyi, Tang Taizong Li Shimin, etc.

Tomemos como exemplo a Dinastia Han. Na Dinastia Han Ocidental, Liu Bang foi o Imperador Taizu Gao, Liu Heng foi o Imperador Taizong Xiaowen, Liu Che foi o Imperador Shizong Xiaowu e Liu Xun foi o Imperador Zhongzong Xiaoxuan. Todos os quatro foram reconfirmados por Liu Xiu, Imperador Guangwu da Dinastia Han Oriental. Os outros imperadores Han ocidentais que tinham títulos de templos, como Liu Xi, Liu Ao e Liu Kun, etc., todos tiveram seus títulos de templos removidos devido às suas realizações limitadas.

Apenas três pessoas na Dinastia Han Oriental tinham nomes de templos, nomeadamente Liu Xiu como Imperador Shizu Guangwu, Liu Zhuang como Imperador Xianzong Xiaoming e Liu Jin como Imperador Suzong Xiaozhang. Além disso, os quatro imperadores He, An, Shun e Huan da Dinastia Han Oriental também tinham nomes de templos, mas quando a Dinastia Han apresentou o imperador, todos foram cancelados por não terem mérito.

2. Título póstumo, amplamente utilizado por imperadores e generais.Primeiros-ministros, príncipes, ministros, concubinas e figuras sociais podem todos tê-lo. Na Dinastia Zhou, apenas o imperador, os príncipes, os ministros e as suas esposas eram elegíveis para receber títulos póstumos; na Dinastia Han, apenas aqueles que foram enobrecidos durante a sua vida eram elegíveis para receber títulos póstumos; na Dinastia Tang, apenas funcionários de de terceiro escalão ou superior eram elegíveis, para serem elegíveis para um título póstumo.

Um é o "título póstumo oficial", que é dado ao funcionário pelo Estado após sua morte; o outro é o "título póstumo privado", que pode ser dado ao título póstumo não oficial por seus amigos, aprendizes e estudantes após sua morte. .

4. Número de palavras.

1. Nomes de templos. Os nomes de templos são todos dois caracteres. Por exemplo, Liu Che, O Imperador Wu da Dinastia Han, tinha o nome do templo Shizong e seu nome póstumo Imperador Xiaowu; Imperador Taizong da Dinastia Tang Li Shimin, o nome do templo Taizong, o título póstumo do Grande Sábio Civil e Militar, o Grande Imperador Guangxiao.< /p>

2. O título póstumo, o número de caracteres no título póstumo é geralmente 1, 2, 3 ou 4 caracteres, mas também há mais de 10 e 20 caracteres. Na Dinastia Qing, o número de palavras é o maior.

Por exemplo, a Imperatriz Viúva Cixi era o imperador Xianfeng A rainha. O título póstumo de Xianfeng é "Xie Tianyi Yun Zhong Chui Mo De Zhen Wu Sheng Xiao Yuan Gong Duan Ben Ren Kuan Min Zhuang Jian Xian Imperador", um total de 25 palavras. O título póstumo de Cixi é "Filial Qin Ci Xi Duan You Kang Yi Zhaoyu" "Zhuang Chengshou respeitosamente apresenta Chongxi como a Rainha Tianxing Shengxian", com um total de 25 palavras, é o título póstumo mais longo para uma imperatriz da Dinastia Qing, tantos quanto o imperador.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde