inicial > Conversa Histórica

A quais livros os quatro livros antigos se referem (a quais livros os quatro livros dos Quatro Livros e Cinco Clássicos de Confucionismo se referem)

Li Fanxin 2022-05-23 frequência

Resumo:Os Quatro Livros e os Cinco Clássicos são o nome coletivo dos Quatro Livros e dos Cinco Clássicos. Eles são a riqueza espiritual mais preciosa da nação chinesa e o principal portador do pensamen

Quando se trata dos Quatro Livros e dos Cinco Clássicos, todos podem estar familiarizados com eles e saber que são clássicos confucionistas. Mas pode não estar claro quais são os clássicos. Portanto, hoje compartilharei com vocês o bom senso básico dos Quatro Livros e dos Cinco Clássicos. Espero que seja útil para vocês.

Os Quatro Livros e os Cinco Clássicos são o nome coletivo dos Quatro Livros e dos Cinco Clássicos. Eles são a riqueza espiritual mais preciosa da nação chinesa e o principal portador do pensamento e da cultura confucionista.

Desde os tempos antigos até o presente, desde os imperadores e generais até as pessoas comuns, todos eles tomam os Quatro Livros e os Cinco Clássicos como padrão e base para cultivar-se, administrar a família, governar o país e trazer paz ao mundo. Para entender o confucionismo, você deve primeiro entender os Quatro Livros e os Cinco Clássicos.

Os nomes dos Quatro Livros e dos Cinco Clássicos foram vistos pela primeira vez na Dinastia Song do Sul. Naquela época, o famoso estudioso Zhu Xi compilou os "Quatro Livros" e o "Cinco Clássicos" e os chamou coletivamente de Quatro Livros e Cinco Clássicos.

Os Quatro Livros referem-se a "O Grande Aprendizado", "Os Analectos de Confúcio", "Mêncio" e "A Doutrina da Média"; os Cinco Clássicos referem-se a "O Livro de Mudanças", "Shang Shu", "O Livro das Canções" e "O Livro dos Ritos", "Primavera e Outono". Vamos apresentar brevemente cada um deles abaixo:

1. "O Grande Aprendizado"

Este é um artigo do "Livro dos Ritos". Segundo a lenda, foi registrado e compilado por Zeng Shen, um discípulo de Confúcio, e compilado em um livro. É equivalente a uma "Introdução aos Iniciantes".

Todos aprendem com Confúcio, o que exatamente deveriam aprender, quais padrões deveriam seguir e que tipo de objetivos e ideais de vida deveriam estabelecer? Este artigo fala principalmente sobre essas questões.

"Universidade" significa aprendizagem para adultos. Todo o confucionismo gira em torno do “Caminho da Universidade”, o núcleo do “Caminho da Universidade” são as Três Diretrizes Cardeais e os Oito Olhos, que são as chaves de ouro que abrem a porta ao Confucionismo.

2. "Os Analectos"

Todos estão familiarizados com "Os Analectos".Esta é uma coleção de citações compiladas pelos discípulos de Confúcio e seus discípulos. As obras confucionistas incorporam as opiniões políticas, pensamentos éticos, princípios educacionais, conceitos morais de Confúcio, etc., e são uma das obras clássicas da escola confucionista.

3. "Mencius"

"Mencius" é compilado a partir dos registros de Mencius e seus discípulos. É uma compilação das observações de Mencius. Ele registra os pensamentos de Mencius sobre governar o país e suas opiniões e ações políticas. É também uma obra clássica. do confucionismo. Mencius é conhecido como o "sábio menor", ele não apenas herdou e desenvolveu o confucionismo de Confúcio, mas também estabeleceu um sistema político e ideológico baseado na "orientação para o povo" - a teoria do "governo benevolente".

4. "A Doutrina do Meio"

"A Doutrina do Meio" também é um capítulo do "Livro dos Ritos". De acordo com Segundo a lenda, foi escrito por Zisi, neto de Confúcio. Confúcio ensinou a mente. Seu conteúdo principal é "o meio-termo". A ideia do meio-termo não é “ecletismo” ou “legal”, mas um princípio moral positivo e otimista que é “perfeito”.

5. "O Livro das Mutações"

"O Livro das Mutações" é o clássico mais antigo e profundo do meu país e é conhecido como "o primeiro dos clássicos. A nascente da avenida." Pode-se dizer que este clássico contém toda a sabedoria da cultura tradicional e é a chave mestra para interpretar a cultura chinesa.

O pensamento filosófico do "Livro das Mutações" penetrou em todos os aspectos da cultura chinesa. Quer se trate de medicina chinesa, política, militar, educação, arte, economia, amor... você pode encontrar sua sombra.

6. "Shang Shu"

"Shangshu", também conhecido como "Livro" e "Livro dos Livros", é o primeiro livro de história existente na China, registrando a história das dinastias Yu, Xia, Shang e Zhou. "Shang" aqui significa tempos antigos; "livro" significa documentos oficiais, o que equivale a materiais e arquivos históricos, não a livros comuns.

7. "O Livro das Canções"

Diz-se que o "Livro das Canções" foi compilado por Confúcio, que reduziu mais de 3.000 poemas para 300. Chamado de "Trezentos Poemas". Esta é a primeira coleção de poesia do meu país antigo. As obras foram produzidas em uma época que vai desde o início da Dinastia Zhou Ocidental até meados do Período da Primavera e do Outono. É um dos principais clássicos da excelente cultura tradicional da China.

8. "Livro dos Ritos"

O "Livro dos Ritos" é dividido em três partes: "Livro dos Ritos", "Livro dos Ritos" e "Livro dos Ritos de Zhou". É um livro importante sobre regras e regulamentos. Tem como núcleo o ritual e a música e registra a etiqueta e a etiqueta da pré-dinastia Qin, bem como as perguntas e respostas entre Confúcio e seus discípulos, os princípios do autocultivo. , etc., envolvendo política, ética, filosofia, educação, religião, O conteúdo é rico em diversos aspectos como cultura.

9. "Primavera e Outono"

Segundo a lenda, é um clássico confucionista revisado por Confúcio, registrando o período desde o primeiro ano de Lu Yin ao décimo quarto ano de Lu Aigong, com uma história total de 242 anos, é o livro de história narrado mais antigo do meu país.

Os registros de "Primavera e Outono" são sutis e breves, mas se você os ler com atenção, poderá sentir o gosto do elogio e da crítica. É por essa razão que esses ministros rebeldes e traidores têm medo Isso é o que muitas vezes chamamos de "pequenas palavras e grande justiça", que é elogiado pelo povo. As gerações posteriores chamaram de "Pinceladas de Primavera e Outono".

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde