inicial > Conversa Histórica

Comandante da Quarta Batalha de Changsha (Por que a Quarta Batalha de Changsha falhou)

Xie Gengshu 2022-05-25 frequência

Resumo:De setembro de 1939 a fevereiro de 1942, o exército japonês reuniu tropas pesadas para sitiar Changsha três vezes, e todos caíram nesta "Formação de Fornalha Celestial", milhares de soldados for

Ao mencionar Xue Yue, a primeira coisa que os fãs militares pensam é em suas "Táticas Tianlu" criadas por eles mesmos, que fizeram com que o arrogante exército japonês sofresse muito.

De setembro de 1939 a fevereiro de 1942, o exército japonês reuniu tropas pesadas para sitiar Changsha três vezes, e todos eles caíram nesta "Formação de Fornalha Celestial". Milhares de soldados foram exterminados neste "caldeirão cultural" .

No entanto, em 1944, durante a Quarta Batalha de Changsha, as "Táticas da Fornalha Celestial" de Xue Yue falharam. O exército japonês destruiu facilmente a "Fornalha Celestial" e atacou a cidade em três dias. Entra em Changsha.

Então por que Xue Yue, que possuía um exército de 300 mil homens naquela época, não foi tão corajoso quanto nas três primeiras batalhas?

Naquela época, a defesa da região de Hunan estava sob o comando nono teatro, Comandante O oficial chefe era Chen Cheng, um amigo próximo de Chiang Kai-shek, e mais tarde Xue Yue assumiu o comando de Chen Cheng. Pela palavra “agente”, podemos saber que o poder de Xue Yue para mobilizar e comandar tropas é limitado.

Embora Xue Yue mantivesse 300.000 soldados da guarnição no nono teatro naquela época, ele não tinha a palavra final sobre quais regimentos poderiam ser mobilizados.

Alguns são facções poderosas locais e alguns são descendentes diretos do governo central. Todos querem preservar sua força e evitar perder tempo com o exército japonês. Antes do início da Quarta Batalha de Changsha, esse tipo de disputa entre facções causou certos obstáculos ao destacamento militar de Xue Yue.

Por outro lado, quando o exército japonês lançou a Quarta Batalha de Changsha, o exército japonês tinha o mesmo objetivo. Eles concentraram 200.000 soldados ao sul e miraram diretamente em Changsha. Ao mesmo tempo, o exército japonês estava equipado com aeronaves, canhões e um grande número de armas e munições. preparação suficiente.

Ao mesmo tempo, o exército japonês também aprendeu com o três batalhas anteriores Com base na experiência e nas lições, um conjunto de métodos foi desenvolvido para quebrar as táticas de Tianlu: engrossar a força central, proteger as duas alas e coordenar rapidamente o avanço sem se envolver com o exército nacional.

Use o "escalão de faca de duas pontas" para avançar, enquanto posiciona tropas fortes em ambas as alas para cobertura. Desta forma, mesmo que a primeira “força de faca afiada” encontre um revés, a segunda “força de faca afiada” pode seguir-se rapidamente, ao mesmo tempo que compensa a preocupação de ser atacado pelos flancos.

No entanto, esta série de mudanças no exército japonês não atraiu atenção suficiente de Xue Yue, que acreditava que as táticas de Tianlu eram impecáveis ​​e estava imerso na atmosfera de vitória na terceira batalha.

Em maio de 1944, o pessoal de inteligência do Exército Nacional descobriu que um grande número de tropas japonesas estavam se reunindo no sul de Hubei e mostrando sinais de continuarem a se mover para o sul. O Comitê Militar de Alto Nível do Exército Nacional enviou uma mensagem telegrama urgente: lembrando o Nono Comando do Teatro, um grande número de tropas japonesas provavelmente atacará Changsha a qualquer momento.

Nessa altura, um comandante militar também revelou as falhas no destacamento militar do exército nacional: era o general Zhao Zili, então chefe do Estado-Maior.

Ele aconselhou Xue Yue sem rodeios: Ele ressaltou que a mobilização do exército japonês desta vez foi diferente do passado, com uma grande escala de tropas e movimentos muito rápidos.

Com a sensibilidade de um estrategista militar, ele previu que o exército japonês provavelmente reuniria tropas pesadas para atacar Hunan novamente. Neste momento, Hunan não tinha tropas suficientes. Se ele quisesse manter Changsha, ele iria temos que mobilizar tropas para apoiar outras áreas e expandir a profundidade estratégica.

Xue Yue não levou a sério as opiniões de Zhao Zili. Quando um grande número de tropas japonesas completou seu desdobramento militar para o quarto ataque a Changsha, Xue Yue finalmente viu claramente as intenções do exército japonês.Neste momento, cinco divisões japonesas já haviam se dividido em três grupos para atacar o norte de Hunan.

Uma das tropas japonesas rompeu rapidamente o rio Xinqiang para capturar Zhuzhou e, em seguida, atacou rapidamente Changsha de forma indireta. Além disso, o comandante Hengshan Yong adotou o método de combate anti-"Tianlu", interrompendo Xue As táticas imutáveis ​​​​de Yue e a rápida aproximação de Changsha, Changsha de repente se tornaram uma cidade perigosa.

Como diz o ditado: "Cada passo do caminho é tão alto quanto o diabo." Diante da mudança de formação do exército japonês, Xue Yue perdeu a calma das três primeiras batalhas de Changsha e retirou-se. para Leiyang, deixando a importante tarefa de proteger a defesa da cidade de Changsha, que foi dada a Zhao Zili, mas Zhao Zili não pôde comandar o Quarto Exército da linha direta de Xue Yue.

O general do Quarto Exército, Zhang Deneng, enviou apenas uma divisão para proteger a montanha Yuelu, fora de Changsha. O exército japonês aproveitou a oportunidade para atacar a barreira de Changsha, a montanha Yuelu. Os defensores de Changsha foram subitamente expostos ao cerco japonês e a todo o território. a linha entrou em colapso.Em três dias, Changsha caiu no dia 18.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde