inicial > Emoções psicológicas

Como evitar o período de reflexão de 30 dias no divórcio (É necessário um período de reflexão de 30 dias para o divórcio por acordo?)

Li Fanxin 2022-06-04 frequência

Resumo:O divórcio por acordo é aplicável a pessoas que ambas as partes concordam em se divorciar.Antes de 2021, se ambas as pessoas estiverem dispostas a se divorciar, poderão obter uma certidão de div

Muitas pessoas nunca passaram pela experiência do divórcio, e algumas das perguntas que me fazem sobre o divórcio são muito básicas. Por exemplo, se a outra parte discordar, não posso me divorciar? Caso a outra parte entre com uma ação judicial, o divórcio será decretado? Você se divorciará automaticamente depois de estar separado por 2 anos...

Existem duas maneiras de se divorciar: uma é o divórcio por acordo e a outra é o divórcio por ação judicial. Não existe divórcio automático. .

Vamos falar sobre o primeiro tipo de divórcio por acordo. O divórcio por acordo é aplicável a pessoas que ambas as partes concordam em se divorciar.Antes de 2021, se ambas as pessoas estiverem dispostas a se divorciar, poderão obter uma certidão de divórcio no mesmo dia no Instituto de Assuntos Civis.

Mas a partir de 1º de janeiro de 2021, após a entrada em vigor do Código Civil, o divórcio por acordo exige um período de reflexão de 30 dias.

Acordo processo de operação de divórcio< /p>

1. Aplicar.

Na província de Zhejiang, é necessário marcar uma consulta com antecedência na conta oficial. Após a marcação, o casal traz a carteira de identidade original, registro de domicílio e certidão de casamento e preenche o "Pedido de Registro de Divórcio" no local.

Preciso trazer o "Acordo de Divórcio" ao solicitar o divórcio?

Não há necessidade de trazê-lo com você na província de Zhejiang, porque durante o período de reflexão e antes do registro formal do divórcio, as partes mudarão sua pensão alimentícia, propriedade, dívidas, etc., e o “Acordo de Divórcio” é baseado no divórcio, ou seja, só terá efeito após o divórcio.

Portanto, basta enviar o “Acordo de Divórcio” quando receber formalmente a certidão de divórcio.

2. Aceitação.

A autoridade de registro de casamento conduzirá uma análise preliminar e emitirá um "Recibo de aceitação do pedido de registro de divórcio" após passar na análise.

3. Acalme-se.

30 dias a partir do dia seguinte ao pedido de divórcio.

Durante estes 30 dias, se uma das partes não estiver disposta a divorciar-se sem o consentimento da outra parte, deverá dirigir-se à Direcção dos Assuntos Civis para requerer a retirada do registo de divórcio junto do seu/sua seu documento de identidade e “Recibo de Aceitação de Registro de Divórcio” É impossível sair.

Do 31º ao 60º dia, se ambas as partes não se dirigissem ao Instituto dos Assuntos Civis para obter a certidão de divórcio, o casamento não seria divorciado.

4. Revise e emita certificados.

Após o período de reflexão do divórcio, ambas as partes deverão trazer o "Acordo de Divórcio", certidão de casamento, fotos, carteiras de identidade, registros familiares e "Recibo de Aceitação de Registro de Divórcio" para receber o certidão de divórcio juntos.

Este é todo o processo de divórcio por acordo. Podemos ver que ainda haverá muitas variáveis ​​durante o período de reflexão do divórcio. Depois que uma das partes mudar de ideia, o casamento não será divorciado.

O que devo fazer se não puder me casar? Solicite novamente e espere ou use o segundo método de divórcio - entrar com um processo de divórcio.

Processo de divórcio contencioso

1. Registre um caso.

Um caso pode ser aberto on-line ou no local. O Micro Tribunal Móvel de Zhejiang é usado para registrar o caso on-line.

A apresentação de um caso requer uma queixa, os materiais de identidade originais e do réu (como carteiras de identidade, registros domésticos), materiais de prova (certidão de casamento, certidão de nascimento da criança e outros, como traição da outra parte, violência doméstica da outra parte) etc.).

2. Sessão do tribunal.

Depois de abrir o caso com sucesso, aguarde o tribunal agendar uma audiência.

3. Julgamento.

Após a sessão do tribunal, o veredicto geralmente não é anunciado no tribunal e volta para esperar que o tribunal emita o veredicto. A sentença de divórcio é a prova da dissolução do casamento entre o homem e a mulher, não podendo a Direcção dos Assuntos Civis emitir “Certidão de Divórcio” a duas pessoas.

Haverá um problema aqui, ou seja, após a aprovação do divórcio, quando as partes passarem por procedimentos como empréstimos e registro de domicílio, os departamentos competentes exigirão documentos de certificação do divórcio para comprovar o fato do divórcio .

No entanto, as sentenças de divórcio geralmente envolvem privacidade pessoal, como culpa de traição, violência doméstica, divisão de propriedade, etc., por isso seria embaraçoso para as partes envolvidas emitirem a sentença.

Os tribunais também estão cientes disso e em muitos tribunais produzem "Certidões de Divórcio" de acordo com as necessidades das partes envolvidas.

A certidão de divórcio apenas comprova o fato do divórcio entre homem e mulher, não sendo divulgados demais conteúdos.

Depois de falar sobre as duas formas de divórcio por acordo e litígio , Muitas pessoas acham que o divórcio por acordo é originalmente muito conveniente e rápido, mas o período de reflexão adicional para o divórcio faz com que o divórcio por acordo não seja mais rápido. Existe alguma maneira de se divorciar rapidamente?

Existe um método, mas não é aplicável em todos os lugares.

Ou seja, se as duas partes chegarem a um acordo e ainda assim entrarem com uma ação judicial, o tribunal normalmente realizará a mediação pré-contenciosa para casos de casamento e família.

Do arquivamento do caso até a conclusão, o processo pode ser concluído em 1 a 2 semanas, no mínimo.

Por que não é adequado para todos os lugares? Como alguns tribunais têm muitos casos, pode levar muito tempo para abrir um caso, e não é impossível que o tempo exceda o período de reflexão do divórcio; alguns tribunais têm poucos casos, e o processo desde a apresentação do caso até a atribuição um juiz para a mediação pré-contenciosa pode ser concluída em uma semana.

Após a mediação, o tribunal emitirá uma carta de mediação. Este acordo de mediação é juridicamente mais vinculativo do que o acordo de divórcio emitido pela Direcção dos Assuntos Civis.

Por quê? Se houver uma carta de mediação emitida pelo tribunal, uma vez que a outra parte não cumpra, uma das partes pode requerer diretamente ao tribunal a execução.

No entanto, as partes não podem requerer diretamente ao tribunal a execução compulsória com base no "Acordo de Divórcio". Elas devem primeiro passar por um procedimento de litígio preliminar antes de solicitar a execução compulsória com base no julgamento efetivo do litígio preliminar. litígio.

Resumo:

Primeiro, existem apenas duas formas de divórcio: divórcio por acordo e divórcio por litígio. Não existe divórcio automático.

Em segundo lugar, após a entrada em vigor do Código Civil, o divórcio por acordo tornou-se "mais lento".Se você deseja se divorciar rapidamente, pode tentar o método de divórcio de mediação de divórcio pré-contencioso.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde