inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é o principal componente das cinzas vegetais (o principal componente químico das cinzas vegetais é o carbonato de potássio)

Yan Chenming 2022-06-22 frequência

Resumo:O principal componente das cinzas vegetais é o carbonato de potássio, seu teor de potássio geralmente fica entre 6 e 12% e pode ser usado como fertilizante potássico. Em termos de acidez e alcali

Dois dias atrás, eu estava conversando com um velho agricultor e surgiu o tópico sobre estrume de fazenda. O velho agricultor disse que há certas coisas a serem observadas ao aplicar esterco de fazenda. Se você não sabe como aplicar esterco de fazenda cientificamente e apenas usar esterco de fazenda aleatoriamente, então, não apenas não conseguirá aumentar o rendimento das colheitas, mas também poderá causar danos às colheitas.

Nas nossas áreas rurais, há um ditado: "Os excrementos humanos têm mais medo das cinzas das plantas, e os excrementos dos burros têm mais medo de não serem empilhados." Esta afirmação é sobre a aplicação científica do estrume agrícola.

"O quê? Ainda temos esse ditado nas áreas rurais? O que esse ditado significa?", perguntei confuso.

O velho fazendeiro disse que realmente existe tal coisa em nossas áreas rurais Quanto ao significado desta afirmação, posso falar com vocês sobre isso.

Em seguida, o velho fazendeiro começou a me explicar o que essa afirmação significava. O velho fazendeiro disse:

1. As fezes humanas têm mais medo das cinzas das plantas

Fezes humanas é a abreviatura de humano fezes e urina. Os excrementos humanos, assim como os excrementos de gado e aves, são um tipo de fertilizante agrícola.

De acordo com medições, as fezes e a urina humanas contêm 1% de nitrogênio; 0,5% de fósforo; e 0,4% de potássio. Estes teores de nutrientes podem não parecer elevados, mas estes dados são expressos em termos de “pureza” dos nutrientes.

De modo geral, o conteúdo abrangente de nutrientes nas fezes humanas totalmente decompostas é maior do que em muitas fezes de gado.

Todos nós temos esta sensação: as fezes humanas cheiram mal e também têm um cheiro pungente. Na verdade, isso é causado pela grande quantidade de gás amônia contido nas fezes e na urina humanas.

Todo mundo que já plantou sabe que as fezes e a urina humanas são "fertilizante agrícola de ação rápida" e são facilmente absorvidas pelas plantações. É muito eficaz quando usadas para "explodir mudas" de plantações.

A razão é que a amônia nas fezes e na urina humanas é muito fácil de se decompor e volatilizar, e a amônia decomposta é muito fácil de entrar no corpo das plantas. Portanto, nos tempos antigos, as fezes e a urina humanas éramos o que somos hoje.de fertilizantes químicos.

As fezes humanas são uma espécie de "fertilizante quente". Se forem aplicadas sem estarem totalmente decompostas, causarão danos às plantações. Portanto, as fezes humanas devem ser fertilizadas antes de aplicá-las. A urina está totalmente decomposta. .

Em termos de acidez e alcalinidade, as fezes humanas e outros "fertilizantes ácidos" são todos "fertilizantes ácidos" e são fertilizantes agrícolas de alta qualidade com nutrientes relativamente completos.

A cinza vegetal é o resíduo da queima de plantas herbáceas ou lenhosas e é uma substância insolúvel. O principal componente das cinzas vegetais é o carbonato de potássio, seu teor de potássio geralmente fica entre 6 e 12% e pode ser usado como fertilizante potássico.

Em termos de acidez e alcalinidade, as cinzas vegetais são um "fertilizante alcalino", e o valor de PH das cinzas vegetais de alta qualidade pode chegar a cerca de 12.

Todos sabemos que existe uma reação ácido-base na química, uma vez que as fezes e a urina humanas são "fertilizantes ácidos", enquanto as cinzas das plantas são um "fertilizante alcalino".

Então, se as cinzas das plantas forem aplicadas ao mesmo tempo que os excrementos humanos, as cinzas das plantas reagirão com os excrementos humanos, resultando em uma grande perda de nitrogênio nos excrementos humanos e, finalmente, na perda de nitrogênio nos excrementos humanos. excremento. Deveria ter a função de “fazenda fértil”.

Portanto, há um ditado nas áreas rurais que diz que "as fezes humanas têm mais medo das cinzas das plantas".

2. Estrume de burro é os mais Medo de não conseguir chegar à pilha

O esterco de burro também é um fertilizante de alta qualidade. De acordo com as medições, o esterco de burro contém 0,60% de nitrogênio, 0,31% de fósforo e 0,23% de potássio. O conteúdo abrangente de nutrientes é superior ao do esterco de cavalo.

Além disso, o esterco de burro tem textura áspera, é solto e poroso e tem baixo teor de umidade. Uma vez usado para "fertilizar campos", é muito propício para soltar o solo.

No entanto, o esterco de burro é um "fertilizante extremamente quente" em comparação com outros estercos animais, e seu estrume é muito fácil de gerar calor.

Portanto, antes de aplicar o esterco de burro, ele deve ser bem embebido. De modo geral, no verão, o esterco de burro deve ser embebido por 45 dias.

No inverno, o esterco de burro precisa ser macerado por cerca de 70 dias, caso contrário, não poderá ser macerado completamente. Uma vez que a maceração não for completada, causará danos às culturas, como queima de raízes. . Diante disto, existe um ditado nas zonas rurais que diz que “o estrume de burro não se amontoa”.

O acima é o que diz o ditado "Os excrementos humanos têm mais medo de cinzas de plantas, e os excrementos de burro têm mais medo de não serem empilhados".

Ouça a explicação de o velho fazendeiro Finalmente, finalmente descobri o que significava o termo rural.

Desse ponto de vista, os trabalhadores acumularam muita experiência na prática de produção de longo prazo!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde