inicial > Conversa Histórica

Quem pintou a pintura Milhares de Milhas de Rios e Montanhas do pintor da Dinastia Song do Norte?

Wei Lejing 2022-07-03 frequência

Resumo:Huizong deu uma olhada no pergaminho e ficou chocado: “Mil Milhas de Rios e Montanhas” tem 11,9 metros de comprimento, com vista panorâmica de montanhas e rios, e é magnífico. Cada parágrafo

Todos com algum conhecimento de história sabem que Zhao Ji, Imperador Huizong da Dinastia Song, não tinha habilidades para governar o país, mas era extremamente talentoso nos esportes e nas artes. Ele era bom em chutar uma bola e atirar uma flecha , etc., especialmente sua caligrafia e pintura, e ele poderia ser descrito como o "Imperador Eterno da Arte".

No terceiro ano de Chongning (1104), para dar continuidade à arte da pintura da Dinastia Song, fundou uma escola especializada no cultivo de talentos da pintura - a Ciência da Pintura, equivalente à atual Academia Central de Belas Artes, e foi oficialmente incluído no Exame Imperial para recrutar pintores de todo o mundo.

Esta é a primeira instituição central de educação artística da história chinesa e a única escola de arte administrada pelo governo nos tempos antigos. Ela desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento da arte da pintura na Dinastia Song e até mesmo na China.

A cidade natal de Wang Ximeng pertencia à cidade de Yuanwu, condado de Yangwu, e estava sob a jurisdição da província de Kaifeng. Ele nasceu em 1096. Ele era uma pessoa extraordinária quando nasceu.Quando Ruihe veio do leste, todos os seus parentes e amigos disseram que esta criança seria rica e poderosa no futuro.

Com certeza, Wang Ximeng é inteligente e ansioso para aprender. Ele sabe tudo sobre o professor. Ele é especialmente bom em escrever poemas e ensaios. Ele também é proficiente em música, adora caligrafia e pintura e gosta para jogar esgrima. Ele tem um desenvolvimento completo de moralidade, inteligência, corpo, beleza e trabalho. Ele tem cinco boas qualidades. Estudante. Quando tinha 10 anos, foi matriculado na escola de pintura dirigida pelo Imperador Zhao Ji. Você sabe, a cota de matrículas é de apenas 30, o que mostra que as habilidades de pintura de Ximeng são muito altas.

No entanto, um jogador forte tem seu próprio jogador forte e, entre os 30 jogadores, seu desempenho não foi excelente. Quando se formou, a maioria dos outros foi designada para a Academia de Desenho de Hanlin, mas ele foi para a Biblioteca de Documentos, o Arquivo Nacional, com uma especialização diferente, e fez alguns trabalhos de cópia de materiais e compilação de bibliografias.

No entanto, o que é louvável é que o colega Wang Ximeng não se curvou ao fracasso. Para mudar seu destino, pintou diversas vezes para mostrar sua liderança na pintura, o que atraiu a atenção de Huizong, o líder.

Ele acreditava que esse colega Ximeng ainda era muito maleável, então ele próprio se tornou professor, ensinou pintura a Wang Ximeng e ensinou a Wang Ximeng as técnicas de pincel e tinta, para que suas habilidades de pintura melhorassem, e por um enquanto ninguém poderia se comparar a ele. Em 1113, Wang Ximeng, de 17 anos, dedicou suas cuidadosamente criadas "Mil Milhas de Rios e Montanhas" ao seu mentor Huizong.

Huizong ficou chocado ao dar uma olhada no pergaminho: “Mil Milhas de Rios e Montanhas” tem 11,9 metros de comprimento, com vista panorâmica de montanhas e rios, e é magnífico. Cada parágrafo combina o pico principal e muitos picos auxiliares, e muitas partes são pergaminhos verticais completos de pinturas de paisagens em grande escala. As montanhas surgem como um dragão rolando no chão; os rios fluem como um espelho plano refletindo o céu.

Existem muitos tipos de edifícios, como pavilhões, pavilhões, pontes, vilas, templos e navios, etc., que são combinados organicamente com as montanhas e rios naturais para formar um foco visual. A maioria das atividades Todos os personagens giram em torno da superfície da água, que é decorada com pó branco, o que é bastante interessante. Olhando à distância, a cortina se desdobra lentamente, com milhares de montanhas e vales competindo pelo domínio, cruzando rios, vasta neblina e impulso majestoso.

Um olhar mais atento é ainda mais impressionante. Uma imagem tão majestosa retrata riachos e nascentes, aldeias nas montanhas e mercados selvagens, barcos de pesca e iates, pontes, rodas d'água, pavilhões de palha e pesca linha por linha. , passeios turísticos, viagens, Hudu e outras atividades de caráter, o sopro forte e fresco da vida sopra em seu rosto.

A técnica desta pintura vem do conceito de realismo de Huizong, e as cores específicas vêm de Li Sixun e Li Zhaodao da Dinastia Tang. Como nuvens cirros, rostos de fantasmas, etc., mostrando o estilo mainstream da pintura de paisagem da época.

Esta pintura é cheia de atmosfera e também mostra os grandes rios e montanhas da Dinastia Song, que eram pacíficos e pacíficos. Deste ponto de vista, há uma comparação entre a Dinastia Song e a Dinastia Tang! Huizong Longxin ficou encantado e recompensou seu discípulo favorito.

Huizong não manteve "Mil Milhas de Rios e Montanhas" como sua, mas deu-as ao primeiro-ministro Cai Jing. Huizong e Cai Jing eram amigos íntimos na arte e muitas vezes cantavam em harmonia através da caligrafia e da pintura. Cai Jing ficou tão chocado ao vê-lo que escreveu um parágrafo no verso da pintura. Por um lado, elogiou Huizong por seu olhar aguçado para pérolas e, por outro lado, também expressou indiretamente que seu gosto também era bom: O imperador e eu achamos que essa pintura é boa, ótima. .

No entanto, Huizong gradualmente alienou Wang Ximeng. Porque Wang Ximeng não apenas pintava, ele também era um jovem patriota que se preocupava com assuntos atuais e política. Ele estava muito insatisfeito com a corrupção política e a falta de meios de subsistência das pessoas no final da Dinastia Song do Norte. Ele fez muitas sugestões a Huizong, mas para nenhum proveito.

Então ele fez outro desenho de "Milhares de quilômetros de morte faminta" e o apresentou a Huizong. Esta pintura já não pode ser vista, mas a julgar pelo seu título, pode-se inferir que se assemelha a uma imagem de refugiados. Isso tocou as escamas do dragão, e Huizong ficou furioso e ordenou que Wang Ximeng fosse morto. Provavelmente foi em 1119. Ele tinha apenas 20 anos quando morreu.

No entanto, também existem diferentes registros dizendo que Huizong ordenou a morte de Wang Ximeng e fez um pedido ao imperador: Posso dar uma outra olhada em "Mil Milhas de Rios e Montanhas"? Huizong pensou que embora estivesse prestes a morrer, ele ainda tinha a sensação de professor e aluno, então concordou. No entanto, Wang Ximeng desapareceu sem deixar vestígios naquela noite depois de ver esta foto.

O palácio é tão bem guardado, para onde Wang Ximeng iria? Será que ele escapou para dentro da pintura? Ainda é um mistério.

Nesta vida, Wang Ximeng tornou-se imperador e morreu. Huizong cumpriu Wang Ximeng e acabou com Wang Ximeng. Como diz o ditado, acompanhar um rei é como acompanhar um tigre. Este pode ser o destino dos literatos chineses.

O destino de "Mil Milhas de Rios e Montanhas" foi relativamente perfeito. Esta pintura mais tarde retornou à Dinastia Song do Sul e foi coletada pelo monge Li Puguang na Dinastia Yuan. Ele também escreveu uma inscrição. No início da Dinastia Qing, foi obtido por Liang Qingbiao e mais tarde levado de volta ao palácio interno de Qianlong, e Qianlong o obteve. Ele também escreveu poemas nele, carimbou-o com muitos selos e gravou-o em "Shiqu Baoji· Chubian·Yu Shufang".

Quando a Dinastia Qing caiu, Puyi roubou as pinturas do palácio. Após a fundação da Nova China, foi retomado pelo governo e agora está escondido no Museu do Palácio.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde